Determinantes Sensoriais na Escolha dos Alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lamy, E, Machado, G.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17166
Resumo: A escolha alimentar é um processo complexo que envolve fatores sócio- culturais, económicos, psicológicos, ambientais, e factores relacionados com as caracteristicas, os atributos dos vários alimentos. O conhecimento de tais determinantes do consumo alimentar é uma ferramenta importante para a prevenção e mudança de comportamentos de risco e a escolha de outros saudáveis. Vários autores discutem sobre a necessidade de reflexão de abordagens metodológicas pluridisciplinares na tentativa de melhorar a compreensão deste mecanismo. O principal motor para a alimentação é, obviamente, a fome, mas o que escolhemos comer não é determinado exclusivamente por necessidades fisiológicas ou nutricionais. Alguns dos outros principais fatores que influenciam a escolha dos alimentos incluem (1) l Determinantes biológicos ( tais como a fome, o apetite e, aspetos sensoriais) , (2) Determinantes económicos( tais como o custo, o rendimento e a disponibilidade) (3) Determinantes físicos ( tais como acesso, a educação, as competências , (4) Determinantes sociais( tais como a cultura, a família, os colegas e os padrões de refeições, (5) Determinantes psicológicos ( tais como o humor, o stress e a culpa) e (6) Atitudes, crenças e conhecimentos sobre alimentos. Neste trabalho é apresentado uma reflexão sobre as determinantes sensoriais na escolha dos alimentos, aspectos metodológicos e suas consequências para os diferentes grupos da polução.
id RCAP_affabdbf6750c979894ca884f70d0ce7
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes Sensoriais na Escolha dos AlimentossensorialescolhaalimentosconsumoA escolha alimentar é um processo complexo que envolve fatores sócio- culturais, económicos, psicológicos, ambientais, e factores relacionados com as caracteristicas, os atributos dos vários alimentos. O conhecimento de tais determinantes do consumo alimentar é uma ferramenta importante para a prevenção e mudança de comportamentos de risco e a escolha de outros saudáveis. Vários autores discutem sobre a necessidade de reflexão de abordagens metodológicas pluridisciplinares na tentativa de melhorar a compreensão deste mecanismo. O principal motor para a alimentação é, obviamente, a fome, mas o que escolhemos comer não é determinado exclusivamente por necessidades fisiológicas ou nutricionais. Alguns dos outros principais fatores que influenciam a escolha dos alimentos incluem (1) l Determinantes biológicos ( tais como a fome, o apetite e, aspetos sensoriais) , (2) Determinantes económicos( tais como o custo, o rendimento e a disponibilidade) (3) Determinantes físicos ( tais como acesso, a educação, as competências , (4) Determinantes sociais( tais como a cultura, a família, os colegas e os padrões de refeições, (5) Determinantes psicológicos ( tais como o humor, o stress e a culpa) e (6) Atitudes, crenças e conhecimentos sobre alimentos. Neste trabalho é apresentado uma reflexão sobre as determinantes sensoriais na escolha dos alimentos, aspectos metodológicos e suas consequências para os diferentes grupos da polução.2016-02-01T12:15:43Z2016-02-012015-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/17166http://hdl.handle.net/10174/17166porPinheiro, C., Lamy, E., & Machado, G. (2015). Determinantes Sensoriais na Escolha dos Alimentos. Seminário sobre Determinantes da escolha de alimentos e do comportamento do consumidor, 20 de Janeiro 2015, , Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, Évora.simsimnaoccp@uevora.ptndmgjm@uevora.ptPinheiro, CristinaLamy, EMachado, G.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:26.704785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes Sensoriais na Escolha dos Alimentos
title Determinantes Sensoriais na Escolha dos Alimentos
spellingShingle Determinantes Sensoriais na Escolha dos Alimentos
Pinheiro, Cristina
sensorial
escolha
alimentos
consumo
title_short Determinantes Sensoriais na Escolha dos Alimentos
title_full Determinantes Sensoriais na Escolha dos Alimentos
title_fullStr Determinantes Sensoriais na Escolha dos Alimentos
title_full_unstemmed Determinantes Sensoriais na Escolha dos Alimentos
title_sort Determinantes Sensoriais na Escolha dos Alimentos
author Pinheiro, Cristina
author_facet Pinheiro, Cristina
Lamy, E
Machado, G.
author_role author
author2 Lamy, E
Machado, G.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Cristina
Lamy, E
Machado, G.
dc.subject.por.fl_str_mv sensorial
escolha
alimentos
consumo
topic sensorial
escolha
alimentos
consumo
description A escolha alimentar é um processo complexo que envolve fatores sócio- culturais, económicos, psicológicos, ambientais, e factores relacionados com as caracteristicas, os atributos dos vários alimentos. O conhecimento de tais determinantes do consumo alimentar é uma ferramenta importante para a prevenção e mudança de comportamentos de risco e a escolha de outros saudáveis. Vários autores discutem sobre a necessidade de reflexão de abordagens metodológicas pluridisciplinares na tentativa de melhorar a compreensão deste mecanismo. O principal motor para a alimentação é, obviamente, a fome, mas o que escolhemos comer não é determinado exclusivamente por necessidades fisiológicas ou nutricionais. Alguns dos outros principais fatores que influenciam a escolha dos alimentos incluem (1) l Determinantes biológicos ( tais como a fome, o apetite e, aspetos sensoriais) , (2) Determinantes económicos( tais como o custo, o rendimento e a disponibilidade) (3) Determinantes físicos ( tais como acesso, a educação, as competências , (4) Determinantes sociais( tais como a cultura, a família, os colegas e os padrões de refeições, (5) Determinantes psicológicos ( tais como o humor, o stress e a culpa) e (6) Atitudes, crenças e conhecimentos sobre alimentos. Neste trabalho é apresentado uma reflexão sobre as determinantes sensoriais na escolha dos alimentos, aspectos metodológicos e suas consequências para os diferentes grupos da polução.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-20T00:00:00Z
2016-02-01T12:15:43Z
2016-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17166
http://hdl.handle.net/10174/17166
url http://hdl.handle.net/10174/17166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinheiro, C., Lamy, E., & Machado, G. (2015). Determinantes Sensoriais na Escolha dos Alimentos. Seminário sobre Determinantes da escolha de alimentos e do comportamento do consumidor, 20 de Janeiro 2015, , Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, Évora.
sim
sim
nao
ccp@uevora.pt
nd
mgjm@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136577162575872