Stress ocupacional e avaliação cognitiva : um estudo com forças de segurança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Anabela de Jesus
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gomes, António Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/26539
Resumo: Este estudo analisa a experiência de stress laboral numa amostra de profissionais de segurança pública, observando igualmente a importância dos processos de avaliação cognitiva do modelo transacional (Lazarus, 1991, 2000) no ajustamento aos contextos de trabalho. Foram incluídos 196 profissionais de segurança pública, que responderam a um protocolo de avaliação sobre stress ocupacional, avaliação cognitiva primária e secundária, burnout e sintomatologia depressiva. Os resultados apontaram experiências laborais mais negativas nos profissionais casados, nos que não praticavam exercício físico, nos que exerciam maioritariamente funções de exterior ao local de trabalho, nos que trabalhavam mais horas por semana e nos que possuíam categorias profissionais mais baixas. Os processos de avaliação cognitiva foram determinantes na explicação da experiência de stress ocupacional, burnout e sintomatologia depressiva. O stress ocupacional e a avaliação cognitiva foram variáveis importantes na predição do burnout. Em conclusão, os resultados evidenciaram a importância das variáveis pessoais e profissionais na experiência de stress laboral, bem como a adaptabilidade do modelo transacional no estudo do stress laboral nesta classe de profissionais.
id RCAP_b0022777395cd281bc306edf4573fe95
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26539
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Stress ocupacional e avaliação cognitiva : um estudo com forças de segurançaOccupational stress and cognitive appraisal : a study with security forcesStressAvaliação CognitivaBurnoutSintomatologia depressivaCognitive AppraisalDepressive SymptomatologyScience & TechnologyEste estudo analisa a experiência de stress laboral numa amostra de profissionais de segurança pública, observando igualmente a importância dos processos de avaliação cognitiva do modelo transacional (Lazarus, 1991, 2000) no ajustamento aos contextos de trabalho. Foram incluídos 196 profissionais de segurança pública, que responderam a um protocolo de avaliação sobre stress ocupacional, avaliação cognitiva primária e secundária, burnout e sintomatologia depressiva. Os resultados apontaram experiências laborais mais negativas nos profissionais casados, nos que não praticavam exercício físico, nos que exerciam maioritariamente funções de exterior ao local de trabalho, nos que trabalhavam mais horas por semana e nos que possuíam categorias profissionais mais baixas. Os processos de avaliação cognitiva foram determinantes na explicação da experiência de stress ocupacional, burnout e sintomatologia depressiva. O stress ocupacional e a avaliação cognitiva foram variáveis importantes na predição do burnout. Em conclusão, os resultados evidenciaram a importância das variáveis pessoais e profissionais na experiência de stress laboral, bem como a adaptabilidade do modelo transacional no estudo do stress laboral nesta classe de profissionais.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde PúblicaUniversidade do MinhoEsteves, Anabela de JesusGomes, António Rui20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/26539porEsteves, A., & Gomes, A. R. (2013). Stress ocupacional e avaliação cognitiva: Um estudo com forças de segurança. Saúde e Sociedade, 22(3), 701-713.0034-891010.1590/S0104-12902013000300005http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v22n3/05.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:19.383028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Stress ocupacional e avaliação cognitiva : um estudo com forças de segurança
Occupational stress and cognitive appraisal : a study with security forces
title Stress ocupacional e avaliação cognitiva : um estudo com forças de segurança
spellingShingle Stress ocupacional e avaliação cognitiva : um estudo com forças de segurança
Esteves, Anabela de Jesus
Stress
Avaliação Cognitiva
Burnout
Sintomatologia depressiva
Cognitive Appraisal
Depressive Symptomatology
Science & Technology
title_short Stress ocupacional e avaliação cognitiva : um estudo com forças de segurança
title_full Stress ocupacional e avaliação cognitiva : um estudo com forças de segurança
title_fullStr Stress ocupacional e avaliação cognitiva : um estudo com forças de segurança
title_full_unstemmed Stress ocupacional e avaliação cognitiva : um estudo com forças de segurança
title_sort Stress ocupacional e avaliação cognitiva : um estudo com forças de segurança
author Esteves, Anabela de Jesus
author_facet Esteves, Anabela de Jesus
Gomes, António Rui
author_role author
author2 Gomes, António Rui
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Anabela de Jesus
Gomes, António Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Stress
Avaliação Cognitiva
Burnout
Sintomatologia depressiva
Cognitive Appraisal
Depressive Symptomatology
Science & Technology
topic Stress
Avaliação Cognitiva
Burnout
Sintomatologia depressiva
Cognitive Appraisal
Depressive Symptomatology
Science & Technology
description Este estudo analisa a experiência de stress laboral numa amostra de profissionais de segurança pública, observando igualmente a importância dos processos de avaliação cognitiva do modelo transacional (Lazarus, 1991, 2000) no ajustamento aos contextos de trabalho. Foram incluídos 196 profissionais de segurança pública, que responderam a um protocolo de avaliação sobre stress ocupacional, avaliação cognitiva primária e secundária, burnout e sintomatologia depressiva. Os resultados apontaram experiências laborais mais negativas nos profissionais casados, nos que não praticavam exercício físico, nos que exerciam maioritariamente funções de exterior ao local de trabalho, nos que trabalhavam mais horas por semana e nos que possuíam categorias profissionais mais baixas. Os processos de avaliação cognitiva foram determinantes na explicação da experiência de stress ocupacional, burnout e sintomatologia depressiva. O stress ocupacional e a avaliação cognitiva foram variáveis importantes na predição do burnout. Em conclusão, os resultados evidenciaram a importância das variáveis pessoais e profissionais na experiência de stress laboral, bem como a adaptabilidade do modelo transacional no estudo do stress laboral nesta classe de profissionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/26539
url http://hdl.handle.net/1822/26539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esteves, A., & Gomes, A. R. (2013). Stress ocupacional e avaliação cognitiva: Um estudo com forças de segurança. Saúde e Sociedade, 22(3), 701-713.
0034-8910
10.1590/S0104-12902013000300005
http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v22n3/05.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133100869943296