“Mais vale tarde que nunca” - O papel do provérbio no contexto persuasivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Daniel dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4694
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações
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spelling “Mais vale tarde que nunca” - O papel do provérbio no contexto persuasivoProverb’s role in a persuasive contextPersuasãoFamiliaridadeEnvolvimentoPersuasionFamiliarityInvolvementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das OrganizaçõesO objectivo deste estudo é explorar o papel do uso do provérbio em anúncios de imprensa, dando continuidade à linha de estudos de formas linguísticas no contexto persuasivo introduzindo mais esta forma, e se esse efeito interage com o envolvimento das pessoas. Variou-se o conteúdo da mensagem apresentada a 80 pessoas, em provérbio e não provérbio tendo-se recorrido à manipulação do envolvimento através de instruções diferenciadas, assim como da qualidade da argumentação através da apresentação de mensagens baseadas em argumentos fortes e fracos previamente pré-testados para este estudo. De seguida aplicou-se um instrumento de medida de atitude face ao anúncio, atitude face ao excesso de velocidade. Os resultados não são conclusivos, apesar de indicarem que não existem diferenças significativas na atitude dos indivíduos consoante o anúncio tenha ou não um provérbio.The purpose of the current study is to explore proverb’s role in press ads, continuing persuasion’s study of linguistics, introducing this new form, and if that effect interacts with person involvement. The content of a message shown to 80 persons varied in proverb and non-proverb, involvement was manipulated with different instructions and argument quality was manipulated by presenting messages based on strong and weak pre-tested arguments. Then, we measured participants add attitude and their speeding attitude. Results were not conclusive, besides showing that there were no significant differences in individual’s attitudes whether the add had or not a proverb.Garcia-Marques, TeresaRepositório do ISPACabral, Daniel dos Santos2016-06-14T16:58:29Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:32.814403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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