A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.Estudo historiográfico e documental sobre os dois ciclos decorativos do café A Brasileira do Chiado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Maria Inês Silvestre
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/129681
Resumo: O presente relatório de estágio tem por finalidade documentar os resultados obtidos da investigação realizada sobre os dois ciclos de pinturas do café A Brasileira, Chiado, desenvolvido ao longo do estágio curricular efetuado no Museu Nacional de Arte Contemporânea entre 15 de Outubro de 2020 e 15 de Abril de 2021, no âmbito da exposição A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.O relatório divide-se em quatro capítulos, onde são descritas todas as informações recolhidas relativas ao estudo dos dois projetos decorativos do café A Brasileira, Chiado. No primeiro capítulo apresentamos uma breve nota biográfica sobre Adriano Telles, fundador da cadeia de cafés A Brasileira, na qual destacamos a abertura do célebre estabelecimento do Chiado.No segundo capítulo referimo-nos exclusivamente ao primeiro projeto decorativo do café A Brasileira, Chiado. Este divide-se em sete partes onde analisamos os antecedentes do projeto decorativo de 1923-1926, a ideia e o seu planeamento, as pinturas e a sua configuração final, a organização do I Salão de Outono, a montagem das pinturas no café, a reação que essas suscitaram na crítica da época e o percurso dessas pinturas após a sua remoção do café, no qual destacamos a intervenção de Joachim Mitnitzky. O terceiro capítulo é dedicado ao segundo projeto decorativo de A Brasileira, Chiado, mediante a análise da intervenção da AICA, a qual é contextualizada no período de intensa atividade que caracterizou a intervenção dessa associação em inícios da década de 1970, do processo de seleção dos artistas e das pinturas realizadas. No quarto capítulo apresentamos as informações recolhidas relativas às intervenções de conservação e restauro a que as pinturas do café A Brasileira foram submetidas. Apenas algumas obras são abordadas, visto não ter sido possível obter informações sobre todas as intervenções conservativas realizadas às pinturas dos dois ciclos decorativos. Por último, refletimos sobre as principais informações resultantes deste trabalho de investigação e a sua divulgação através da exposição A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.
id RCAP_b01cdd279e9d2bfa3a57442866d875b5
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/129681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.Estudo historiográfico e documental sobre os dois ciclos decorativos do café A Brasileira do ChiadoA Brasileira do ChiadoArte modernaPinturaA BrasileiraArte ModernaMuseu Nacional de Arte ContemporâneaProjeto decorativoAICAJoachim MitnitzkyPaintingModern ArtDecorative ProjectDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente relatório de estágio tem por finalidade documentar os resultados obtidos da investigação realizada sobre os dois ciclos de pinturas do café A Brasileira, Chiado, desenvolvido ao longo do estágio curricular efetuado no Museu Nacional de Arte Contemporânea entre 15 de Outubro de 2020 e 15 de Abril de 2021, no âmbito da exposição A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.O relatório divide-se em quatro capítulos, onde são descritas todas as informações recolhidas relativas ao estudo dos dois projetos decorativos do café A Brasileira, Chiado. No primeiro capítulo apresentamos uma breve nota biográfica sobre Adriano Telles, fundador da cadeia de cafés A Brasileira, na qual destacamos a abertura do célebre estabelecimento do Chiado.No segundo capítulo referimo-nos exclusivamente ao primeiro projeto decorativo do café A Brasileira, Chiado. Este divide-se em sete partes onde analisamos os antecedentes do projeto decorativo de 1923-1926, a ideia e o seu planeamento, as pinturas e a sua configuração final, a organização do I Salão de Outono, a montagem das pinturas no café, a reação que essas suscitaram na crítica da época e o percurso dessas pinturas após a sua remoção do café, no qual destacamos a intervenção de Joachim Mitnitzky. O terceiro capítulo é dedicado ao segundo projeto decorativo de A Brasileira, Chiado, mediante a análise da intervenção da AICA, a qual é contextualizada no período de intensa atividade que caracterizou a intervenção dessa associação em inícios da década de 1970, do processo de seleção dos artistas e das pinturas realizadas. No quarto capítulo apresentamos as informações recolhidas relativas às intervenções de conservação e restauro a que as pinturas do café A Brasileira foram submetidas. Apenas algumas obras são abordadas, visto não ter sido possível obter informações sobre todas as intervenções conservativas realizadas às pinturas dos dois ciclos decorativos. Por último, refletimos sobre as principais informações resultantes deste trabalho de investigação e a sua divulgação através da exposição A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.The following report attempts at documenting the results obtained from the research project about the two decorative settings of the café A Brasileira, Chiado, carried out throughout the internship, that took place at Museu Nacional de Arte Contemporânea between October 15, 2020, and April 15, 2021. This internship was integrated in the context of the exhibition A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971. This report is structured in four chapters, which describe all the information collected regarding the study of the two decorative projects of A Brasileira, Chiado. In the first chapter we present a short biography about Adriano Telles, founder of the café A Brasileira, in which we highlight the opening of the famous Chiado store. In the second chapter we focus on the study of the first decorative project of A Brasileira. This chapter is divided in seven parts, where we analyze the background of the decorative project of 1923-1926, the idea and its planning, the paintings and their final configuration, the organization of I Salão de Outono, the assembly of the paintings, the reaction caused by them and their course after their removal from the café, highlighting the intervention of Joachim Mitnitzky. The third chapter is dedicated to the study of the second decorative project of A Brasileira. In this part we analyze the intervention of AICA, contextualizing it in the period of intense activity that marked the intervention of this association in the early 1970s, the artists’ selection process and the paintings. In the fourth chapter we present the information that was collected regarding the conservation treatments performed in the paintings from A Brasileira. Only a few works are addressed, as it was not possible to obtain information about all of the conservation treatments executed in the paintings.Silva, Raquel Henriques daRUNBorges, Maria Inês Silvestre2021-12-23T10:17:57Z2021-10-272021-09-272021-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/129681TID:202786439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:08:48Zoai:run.unl.pt:10362/129681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:39.462925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.Estudo historiográfico e documental sobre os dois ciclos decorativos do café A Brasileira do Chiado
title A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.Estudo historiográfico e documental sobre os dois ciclos decorativos do café A Brasileira do Chiado
spellingShingle A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.Estudo historiográfico e documental sobre os dois ciclos decorativos do café A Brasileira do Chiado
Borges, Maria Inês Silvestre
A Brasileira do Chiado
Arte moderna
Pintura
A Brasileira
Arte Moderna
Museu Nacional de Arte Contemporânea
Projeto decorativo
AICA
Joachim Mitnitzky
Painting
Modern Art
Decorative Project
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.Estudo historiográfico e documental sobre os dois ciclos decorativos do café A Brasileira do Chiado
title_full A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.Estudo historiográfico e documental sobre os dois ciclos decorativos do café A Brasileira do Chiado
title_fullStr A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.Estudo historiográfico e documental sobre os dois ciclos decorativos do café A Brasileira do Chiado
title_full_unstemmed A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.Estudo historiográfico e documental sobre os dois ciclos decorativos do café A Brasileira do Chiado
title_sort A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.Estudo historiográfico e documental sobre os dois ciclos decorativos do café A Brasileira do Chiado
author Borges, Maria Inês Silvestre
author_facet Borges, Maria Inês Silvestre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Raquel Henriques da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Maria Inês Silvestre
dc.subject.por.fl_str_mv A Brasileira do Chiado
Arte moderna
Pintura
A Brasileira
Arte Moderna
Museu Nacional de Arte Contemporânea
Projeto decorativo
AICA
Joachim Mitnitzky
Painting
Modern Art
Decorative Project
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic A Brasileira do Chiado
Arte moderna
Pintura
A Brasileira
Arte Moderna
Museu Nacional de Arte Contemporânea
Projeto decorativo
AICA
Joachim Mitnitzky
Painting
Modern Art
Decorative Project
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description O presente relatório de estágio tem por finalidade documentar os resultados obtidos da investigação realizada sobre os dois ciclos de pinturas do café A Brasileira, Chiado, desenvolvido ao longo do estágio curricular efetuado no Museu Nacional de Arte Contemporânea entre 15 de Outubro de 2020 e 15 de Abril de 2021, no âmbito da exposição A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.O relatório divide-se em quatro capítulos, onde são descritas todas as informações recolhidas relativas ao estudo dos dois projetos decorativos do café A Brasileira, Chiado. No primeiro capítulo apresentamos uma breve nota biográfica sobre Adriano Telles, fundador da cadeia de cafés A Brasileira, na qual destacamos a abertura do célebre estabelecimento do Chiado.No segundo capítulo referimo-nos exclusivamente ao primeiro projeto decorativo do café A Brasileira, Chiado. Este divide-se em sete partes onde analisamos os antecedentes do projeto decorativo de 1923-1926, a ideia e o seu planeamento, as pinturas e a sua configuração final, a organização do I Salão de Outono, a montagem das pinturas no café, a reação que essas suscitaram na crítica da época e o percurso dessas pinturas após a sua remoção do café, no qual destacamos a intervenção de Joachim Mitnitzky. O terceiro capítulo é dedicado ao segundo projeto decorativo de A Brasileira, Chiado, mediante a análise da intervenção da AICA, a qual é contextualizada no período de intensa atividade que caracterizou a intervenção dessa associação em inícios da década de 1970, do processo de seleção dos artistas e das pinturas realizadas. No quarto capítulo apresentamos as informações recolhidas relativas às intervenções de conservação e restauro a que as pinturas do café A Brasileira foram submetidas. Apenas algumas obras são abordadas, visto não ter sido possível obter informações sobre todas as intervenções conservativas realizadas às pinturas dos dois ciclos decorativos. Por último, refletimos sobre as principais informações resultantes deste trabalho de investigação e a sua divulgação através da exposição A Brasileira do Chiado Café-Museu 1925.1971.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-23T10:17:57Z
2021-10-27
2021-09-27
2021-10-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/129681
TID:202786439
url http://hdl.handle.net/10362/129681
identifier_str_mv TID:202786439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138070022324224