Sensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sara Maria Miguel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2019
Resumo: Com a presente investigação pretendemos, por um lado, saber se os alunos são sensibilizados para a arte na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT); por outro lado, averiguar sobre as atividades desenvolvidas na disciplina para promover esta sensibilização. Neste sentido, no enquadramento teórico refletimos sobre a importância da arte para o desenvolvimento integral da criança, no âmbito dos pressupostos da Educação pela Arte, desenvolvendo também as suas bases psicopedagógicas. Analisámos, ainda, a disciplina de EVT no âmbito do currículo nacional do ensino básico e o seu contributo para a sensibilização artística. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de casos comparativo entre três escolas do ensino básico do concelho de Viseu. Para tal, realizámos entrevistas em grupo a alunos e professores das referidas escolas. A técnica utilizada no tratamento dos dados recolhidos foi a análise de conteúdo. Os resultados mostram que os alunos, no geral, são sensibilizados para a arte. Relativamente às atividades desenvolvidas pelos professores, no âmbito da sensibilização para a arte, estes referiram desenvolver as seguintes unidades de trabalho: a cor, o desenho do rosto e do corpo humano, o património, o módulo/padrão, a geometria, técnicas e materiais. Sendo de realçar que, de uma maneira geral, os docentes entrevistados referiram que, no âmbito da abordagem dos conteúdos referidos, os alunos estudam artistas plásticos e obras de arte
id RCAP_b0278342b5b8ef7a905d03779ee78571
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológicaEducação Visual e TecnológicaEducação pela ArteSensibilização para a arteCom a presente investigação pretendemos, por um lado, saber se os alunos são sensibilizados para a arte na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT); por outro lado, averiguar sobre as atividades desenvolvidas na disciplina para promover esta sensibilização. Neste sentido, no enquadramento teórico refletimos sobre a importância da arte para o desenvolvimento integral da criança, no âmbito dos pressupostos da Educação pela Arte, desenvolvendo também as suas bases psicopedagógicas. Analisámos, ainda, a disciplina de EVT no âmbito do currículo nacional do ensino básico e o seu contributo para a sensibilização artística. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de casos comparativo entre três escolas do ensino básico do concelho de Viseu. Para tal, realizámos entrevistas em grupo a alunos e professores das referidas escolas. A técnica utilizada no tratamento dos dados recolhidos foi a análise de conteúdo. Os resultados mostram que os alunos, no geral, são sensibilizados para a arte. Relativamente às atividades desenvolvidas pelos professores, no âmbito da sensibilização para a arte, estes referiram desenvolver as seguintes unidades de trabalho: a cor, o desenho do rosto e do corpo humano, o património, o módulo/padrão, a geometria, técnicas e materiais. Sendo de realçar que, de uma maneira geral, os docentes entrevistados referiram que, no âmbito da abordagem dos conteúdos referidos, os alunos estudam artistas plásticos e obras de arteAbstract In this research we intend, firstly, if the students are aware of the art in the subject of Visual and Technological Education (VTE), and secondly, to determine which activities are used in this subject to promote knowledge in this substance. In this sense, the theoretical framework we reflect on the importance of art for the development of the child, under the assumptions of Education through Art, also developing their psycho bases. We investigated also the subject of VTE within the national curriculum of basic education and its contribution to the artistic perception. This is a qualitative research, a case of study, comparing three primary schools in the municipality of Viseu. For these propose, we conducted group interviews with students and teachers of these schools. The technique used in the treatment of the data collected was content analysis. The results show that students in general are sensitive to art. Concerning the activities developed by teachers, within the awareness of the art, mentioned to develop the following units of work: the colour, the design of face and body, the heritage, the module / pattern, geometry, materials and techniques. Is significant that, in general, the teachers interviewed described that ,under the approach of the content above, students study artists and artworks.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuGomes, António FerreiraSouto e Melo, Ana LuísaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, Sara Maria Miguel2014-02-06T09:15:18Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2019TID:201216566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:19Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:17.480545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológica
title Sensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológica
spellingShingle Sensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológica
Pereira, Sara Maria Miguel
Educação Visual e Tecnológica
Educação pela Arte
Sensibilização para a arte
title_short Sensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológica
title_full Sensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológica
title_fullStr Sensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológica
title_full_unstemmed Sensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológica
title_sort Sensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológica
author Pereira, Sara Maria Miguel
author_facet Pereira, Sara Maria Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, António Ferreira
Souto e Melo, Ana Luísa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sara Maria Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Visual e Tecnológica
Educação pela Arte
Sensibilização para a arte
topic Educação Visual e Tecnológica
Educação pela Arte
Sensibilização para a arte
description Com a presente investigação pretendemos, por um lado, saber se os alunos são sensibilizados para a arte na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT); por outro lado, averiguar sobre as atividades desenvolvidas na disciplina para promover esta sensibilização. Neste sentido, no enquadramento teórico refletimos sobre a importância da arte para o desenvolvimento integral da criança, no âmbito dos pressupostos da Educação pela Arte, desenvolvendo também as suas bases psicopedagógicas. Analisámos, ainda, a disciplina de EVT no âmbito do currículo nacional do ensino básico e o seu contributo para a sensibilização artística. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de casos comparativo entre três escolas do ensino básico do concelho de Viseu. Para tal, realizámos entrevistas em grupo a alunos e professores das referidas escolas. A técnica utilizada no tratamento dos dados recolhidos foi a análise de conteúdo. Os resultados mostram que os alunos, no geral, são sensibilizados para a arte. Relativamente às atividades desenvolvidas pelos professores, no âmbito da sensibilização para a arte, estes referiram desenvolver as seguintes unidades de trabalho: a cor, o desenho do rosto e do corpo humano, o património, o módulo/padrão, a geometria, técnicas e materiais. Sendo de realçar que, de uma maneira geral, os docentes entrevistados referiram que, no âmbito da abordagem dos conteúdos referidos, os alunos estudam artistas plásticos e obras de arte
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-06T09:15:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2019
TID:201216566
url http://hdl.handle.net/10400.19/2019
identifier_str_mv TID:201216566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130878433034240