Dissonância entre cognição e acção moral na conduta académica e sua relação com o nível de desenvolvimento moral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/6139 |
Resumo: | A dissonância entre cognição e acção moral em contexto académico foi avaliada, assim como a sua relação com o nível de desenvolvimento moral. Foram avaliados 325 estudantes que frequentam licenciaturas e mestrados da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança para saber a natureza da relação entre acção e cognição moral em contexto académico e que dependência teria esse binómio com o nível de desenvolvimento moral. Para o efeito, foi elaborado um questionário online, constituído por três partes. A primeira, é composta por doze questões referentes à experiência do estudante referente à conduta académica. A segunda parte, composta por dez questões, pretende evocar o juízo opinativo sobre a conduta académica. A terceira e última parte, é composta por uma versão curta do Defining Issues Test (DIT), constituída por dois dilemas morais, para saber que esquemas morais são evocados pelos estudantes e aferir o nível de desenvolvimento moral. Verificou-se uma associação fraca e inversa mas significativa entre as questões referentes à acção moral e as relacionadas com a cognição moral. Constatou-se igualmente que os binómios acção/cognição moral não mantêm uma associação com o nível de desenvolvimento moral, não sendo condicionados por este. Os estudantes do sexo masculino revelam uma ligeira tendência para apresentar maior dissonância entre acção e cognição moral, ainda que não se detectem diferenças significativas de género nos valores médios verificados no binómio acção/cognição moral. Ser estudante de licenciatura ou de mestrado não suscita diferenças significativas nos valores médios no binómio acção/cognição moral nem no nível de desenvolvimento moral, pelo que o tipo de habilitação não induz diferenças significativas. À medida que a idade dos estudantes aumenta, não se verifica essa tendência para o nível de desenvolvimento moral, pelo que não foi possível confirmar a hipótese de que o nível de desenvolvimento moral aumentaria à razão do aumento da idade dos estudantes. Dissonance between cognition and moral action concerning academic context and their relationship with moral development was assessed. It was evaluated 325 graduation and master´s degree students from Escola Superior de Educação of Instituto Politécnico de Bragança in order to know the nature of the relationship between action and moral cognition in academic context and the degree of dependency of this binomial with the moral development level. To this end, a web based survey was developed, consisting of three parts. The first section consists of twelve questions, concerning the student´s experience with regard to academic conduct. The second section, with ten questions, intends to evoke opinion judgment concerning academic conduct. The third and last section, consists of a short version of Defining Issues Test (DIT), with two moral dilemmas, in order to know which moral schemas are evoked, and therefore, assess moral development level. There was a weak and inverse but significant association between moral and cognition variables. Likewise, no association was found between the action/cognition binomial and the moral development level, and therefore, not being conditioned by the latter. Male students reveal a slight tendency to present a bigger dissonance between moral action/cognition, although no gender significant differences were detected in the mean values observed in moral action/cognition binomial. Being graduation or master student raises no significant differences, either in the mean values in the moral action/cognition binomial or in the moral development level. As the age of students increases, we don´t observe the same tendency in the moral development level, so it was not possible to confirm the hypothesis that the moral development increases at the same ratio of increase of students age. |
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A terceira e última parte, é composta por uma versão curta do Defining Issues Test (DIT), constituída por dois dilemas morais, para saber que esquemas morais são evocados pelos estudantes e aferir o nível de desenvolvimento moral. Verificou-se uma associação fraca e inversa mas significativa entre as questões referentes à acção moral e as relacionadas com a cognição moral. Constatou-se igualmente que os binómios acção/cognição moral não mantêm uma associação com o nível de desenvolvimento moral, não sendo condicionados por este. Os estudantes do sexo masculino revelam uma ligeira tendência para apresentar maior dissonância entre acção e cognição moral, ainda que não se detectem diferenças significativas de género nos valores médios verificados no binómio acção/cognição moral. Ser estudante de licenciatura ou de mestrado não suscita diferenças significativas nos valores médios no binómio acção/cognição moral nem no nível de desenvolvimento moral, pelo que o tipo de habilitação não induz diferenças significativas. À medida que a idade dos estudantes aumenta, não se verifica essa tendência para o nível de desenvolvimento moral, pelo que não foi possível confirmar a hipótese de que o nível de desenvolvimento moral aumentaria à razão do aumento da idade dos estudantes. Dissonance between cognition and moral action concerning academic context and their relationship with moral development was assessed. It was evaluated 325 graduation and master´s degree students from Escola Superior de Educação of Instituto Politécnico de Bragança in order to know the nature of the relationship between action and moral cognition in academic context and the degree of dependency of this binomial with the moral development level. To this end, a web based survey was developed, consisting of three parts. The first section consists of twelve questions, concerning the student´s experience with regard to academic conduct. The second section, with ten questions, intends to evoke opinion judgment concerning academic conduct. The third and last section, consists of a short version of Defining Issues Test (DIT), with two moral dilemmas, in order to know which moral schemas are evoked, and therefore, assess moral development level. There was a weak and inverse but significant association between moral and cognition variables. Likewise, no association was found between the action/cognition binomial and the moral development level, and therefore, not being conditioned by the latter. Male students reveal a slight tendency to present a bigger dissonance between moral action/cognition, although no gender significant differences were detected in the mean values observed in moral action/cognition binomial. Being graduation or master student raises no significant differences, either in the mean values in the moral action/cognition binomial or in the moral development level. As the age of students increases, we don´t observe the same tendency in the moral development level, so it was not possible to confirm the hypothesis that the moral development increases at the same ratio of increase of students age.Alves, António RibeiroBiblioteca Digital do IPBResende, Paulo Jorge Ramos2012-04-15T09:59:14Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6139porResende, Paulo Jorge Ramos Duarte Fortes (2011). Dissonância entre cognição e acção moral na conduta académica e sua relação com o nível de desenvolvimento moral. Bragança: Escola Superior de Educação. 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