Igualdade de género e não discriminação no ensino superior: a resposta do IPCB aos novos desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Vaz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8740
Resumo: No glossário do Plano de Igualdade de Género do IPCB, a definição da palavra “Género” é a seguinte: “Género refere-se aos papeis e responsabilidades das mulheres e dos homens, os quais são construídos nas nossas famílias, sociedades e culturas. O conceito de género inclui também as expectativas sobre as características, aptidões e comportamentos expectáveis de mulheres e homens (feminidade e masculinidade). Os papeis e expectativas de género são adquiridas. Eles podem mudar ao longo dos tempos e variam dentro e entre culturas.” Reduzir o conceito de género a masculino e feminino não se coaduna com o seu significado, nem com a dinâmica vivida na sociedade atual e com a evolução do comportamento das pessoas. É necessário entender e respeitar as características de cada um, numa perspetiva de aceitação, já que o comportamento deriva não só da individualidade, mas de um conjunto de experiências, perceções e vivências.
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