Desmistificando o desempenho excecional: O efeito moderador da inteligência emocional na relação entre as práticas de gestão de recursos humanos e o desempenho individual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Tiago Alexandre Lourenço
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2523
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Social e das Organizações, apresentada ao ISPA- Instituto Universitário
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spelling Desmistificando o desempenho excecional: O efeito moderador da inteligência emocional na relação entre as práticas de gestão de recursos humanos e o desempenho individualInteligência emocionalGestão de recursos humanosDesempenho individualEmotional intelligenceHuman resource managementIndividual performanceDissertação de Mestrado em Psicologia Social e das Organizações, apresentada ao ISPA- Instituto UniversitárioO presente estudo tem como objetivo continuar a linha de investigação de muitos autores que tentaram descortinar a relação das Práticas de Gestão de Recursos Humanos (PGRH) com o Desempenho (DI) (e.g. Paauwe & Boselie, 2005; Boxall & Purcell, 2003), ao mesmo tempo que tenta perceber o impacto da Inteligência Emocional (IE) nesta relação. Adicionalmente, por questões exploratórias, pretendemos perceber o impacto das Práticas de Gestão de RH na Inteligência Emocional, e, por questões confirmatórias, procuramos compreender o impacto do Inteligência Emocional no Desempenho Individual. A nossa amostra consiste em 254 colaboradores do departamento comercial de uma instituição do sector bancário. Os resultados demonstram que, apesar de não se ter verificado o efeito moderador da IE na relação entre as PGRH e o DI, foram identificadas várias relações entre estas três variáveis. As PGRH mostraram ter um efeito positivo e estatisticamente significativo no DI, onde a Avaliação de Desempenho e Gestão de Carreiras, Comunicação Interna e a Formação foram as Práticas com maior impacto. As PGRH também têm o mesmo efeito na IE, embora apenas a Avaliação de Desempenho e Gestão de Carreiras e a Comunicação Interna são as dimensões que a afetam. Por último, também se verificou um efeito positivo e estatisticamente significativo da IE no DI, sendo que este é maioritariamente afetado pelo Autocontrolo perante as Críticas, o Auto Encorajamento (uso das emoções) e pela Compreensão das Próprias Emoções. Para além dos resultados serem discutidos à luz da literatura já existente sobre os temas em análise, serão apresentadas as implicações práticas da investigação, as limitações encontradas e recomendações para futuros estudos.ABSTRACT: The present study aims to continue the line of research of many authors who have tried to uncover the relationship between the Human Resource Management Practices with Individual Performance (e.g. Paauwe & Boselie, 2005; Boxall & Purcell, 2003), while trying to realize the impact of Emotional Intelligence in this relationship. Additionally, for exploratory questions, we want to investigate the impact of HR Management Practices in Emotional Intelligence, and, for confirmatory questions, try to understand the impact of Emotional Intelligence in Individual Performance. Our sample consists of 254 employees of the commercial department of a banking institution. The results demonstrate that, despite not having verified the moderating effect of EI on the relationship between the HRMP and IP, we identified several relationships between these three variables. HRMP appears to have a positive and statistically significant effect on IP, where the Performance Evaluation and Careers Management, Internal Communication and Training Practices had the greater impact. HRMP also have the same effect in IE, although this time Performance Evaluation and Careers Management and Internal Communication are the dimensions that affect it. Finally, it was also found a positive and statistically significant effect of IP on EI, and this is mostly affected by Self-control before Critiques, Self Encouragement (use of emotions), and Understanding One’s Own Emotions. The results are discussed in light of existing literature on the subjects under consideration, and the practical implications of the research, the limitations encountered and recommendations for future studies will be presented.ISPA - Instituto UniversitárioCesário, Francisco José SantosRepositório do ISPAGuerreiro, Tiago Alexandre Lourenço2013-12-07T15:46:43Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2523TID:201105071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-26T02:17:53Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:29.752288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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