O valor da marca em instituições do ensino superior na perspetiva do consumidor. Caso prático: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8320 |
Resumo: | O Valor da Marca em Instituições de Ensino Superior é um tema muito sugestivo que tem sido abordado por alguns pesquisadores, onde são desenvolvidas teorias a respeito deste tema bastante pertinente, de forma a saber o que os consumidores mais valorizam no seu processo de decisão, nomeadamente na hora da escolha do melhor serviço. Neste contexto o presente estudo, pretende determinar os critérios mais relevantes para valorização de uma Marca de Ensino Superior na ótica dos próprios estudantes, tendo como caso prático o Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOBAB), onde os objetivos específicos consistem em: (1) Estudar os fatores que determinam o valor de uma marca, (2) Saber quais são as fontes de valor da marca mais importantes, em Instituições de Ensino Superior, na perspetiva dos estudantes do ISPOCAB, (3) Saber qual o valor da marca em estudo, na ótica da instituição (ISPOCAB) e (4) Comparar a perceção de valor da marca (ISPOCAB) determinada pelos estudantes, com o valor da marca determinada pela Instituição. Em termos metodológicos, a revisão da literatura permitiu recolher as informações necessárias para definir o problema de investigação, os objetivos e as hipóteses. Para validar as hipóteses e responder aos objetivos, elaborou-se um questionário estruturado com 38 perguntas, sendo que 25 questões foram avaliadas pela escala de Likert em 5 pontos e 13 questões que são de carácter sociodemográfico. O questionário foi aplicado no Instituto Superior politécnico Católico de Benguela (ISPOCAB), onde participaram os estudantes dos cursos de Ciências da Educação e Contabilidade e Gestão, das mais variadas idades. Obtivemos um total de 273 questionários devidamente preenchidos, que serviram para efetuar a análise estatística dos resultados, com a ajuda do software SPSS e SAS Guide. |
id |
RCAP_b04ee4f7513a927c8c2b24985379bc03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8320 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O valor da marca em instituições do ensino superior na perspetiva do consumidor. Caso prático: Instituto Superior Politécnico Católico de BenguelaMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASINSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO CATÓLICO DE BENGUELAGESTÃO DE EMPRESASENSINO SUPERIORIMAGEM DE MARCACONSUMIDORESINSTITUIÇÕES EDUCATIVASESTUDOS DE CASOANGOLABENGUELAGESTÃOINSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO CATÓLICO DE BENGUELABUSINESS MANAGEMENTHIGHER EDUCATIONBRAND IMAGECONSUMERSEDUCATIONAL INSTITUTIONSCASE STUDIESANGOLABENGUELAMANAGEMENTO Valor da Marca em Instituições de Ensino Superior é um tema muito sugestivo que tem sido abordado por alguns pesquisadores, onde são desenvolvidas teorias a respeito deste tema bastante pertinente, de forma a saber o que os consumidores mais valorizam no seu processo de decisão, nomeadamente na hora da escolha do melhor serviço. Neste contexto o presente estudo, pretende determinar os critérios mais relevantes para valorização de uma Marca de Ensino Superior na ótica dos próprios estudantes, tendo como caso prático o Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOBAB), onde os objetivos específicos consistem em: (1) Estudar os fatores que determinam o valor de uma marca, (2) Saber quais são as fontes de valor da marca mais importantes, em Instituições de Ensino Superior, na perspetiva dos estudantes do ISPOCAB, (3) Saber qual o valor da marca em estudo, na ótica da instituição (ISPOCAB) e (4) Comparar a perceção de valor da marca (ISPOCAB) determinada pelos estudantes, com o valor da marca determinada pela Instituição. Em termos metodológicos, a revisão da literatura permitiu recolher as informações necessárias para definir o problema de investigação, os objetivos e as hipóteses. Para validar as hipóteses e responder aos objetivos, elaborou-se um questionário estruturado com 38 perguntas, sendo que 25 questões foram avaliadas pela escala de Likert em 5 pontos e 13 questões que são de carácter sociodemográfico. O questionário foi aplicado no Instituto Superior politécnico Católico de Benguela (ISPOCAB), onde participaram os estudantes dos cursos de Ciências da Educação e Contabilidade e Gestão, das mais variadas idades. Obtivemos um total de 273 questionários devidamente preenchidos, que serviram para efetuar a análise estatística dos resultados, com a ajuda do software SPSS e SAS Guide.The value of the Brand in Higher Education Institutions is a very suggestive theme that has been approached by some researchers, where the theories about this subject are developed quite pertinent, so as to know what consumers value most in their decision process, namely At the time of choosing the best service. In this context, the present study intends to determine the most relevant criteria for valuing a Higher Education Mark from the perspective of the students themselves, having as practical case the Benguela Catholic Higher Polytechnic Institute (ISPOBAB), where the specific objectives consist of: ) To study the factors that determine the value of a brand, (2) To know what are the most important sources of brand value in Higher Education Institutions, from the perspective of ISPOCAB students, (3) Knowing the brand value in (ISPOCAB) and (4) Compare brand perception (ISPOCAB) determined by the students, with the value of the brand determined by the Institution. In methodological terms, the literature review allowed us to gather the necessary information to define the research problem, the objectives and the hypotheses. To validate the hypotheses and to answer the objectives, a structured questionnaire was elaborated with 38 questions, 25 questions being evaluated by the Likert scale in 5 points and 13 sociodemographic questions. The questionnaire was applied at the Benguela Catholic Polytechnic Higher Institute (ISPOCAB), where the students of the Education, Accounting and Management Sciences courses of the most varied ages participated. We obtained a total of 273 completed questionnaires, which were used to perform the statistical analysis of results, with the help of SPSS and SAS Guide software.2017-11-27T14:17:07Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8320TID:201755785porMorais, Érica Beatriz Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:52Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:12.325403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O valor da marca em instituições do ensino superior na perspetiva do consumidor. Caso prático: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela |
title |
O valor da marca em instituições do ensino superior na perspetiva do consumidor. Caso prático: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela |
spellingShingle |
O valor da marca em instituições do ensino superior na perspetiva do consumidor. Caso prático: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela Morais, Érica Beatriz Rodrigues MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO CATÓLICO DE BENGUELA GESTÃO DE EMPRESAS ENSINO SUPERIOR IMAGEM DE MARCA CONSUMIDORES INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS ESTUDOS DE CASO ANGOLA BENGUELA GESTÃO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO CATÓLICO DE BENGUELA BUSINESS MANAGEMENT HIGHER EDUCATION BRAND IMAGE CONSUMERS EDUCATIONAL INSTITUTIONS CASE STUDIES ANGOLA BENGUELA MANAGEMENT |
title_short |
O valor da marca em instituições do ensino superior na perspetiva do consumidor. Caso prático: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela |
title_full |
O valor da marca em instituições do ensino superior na perspetiva do consumidor. Caso prático: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela |
title_fullStr |
O valor da marca em instituições do ensino superior na perspetiva do consumidor. Caso prático: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela |
title_full_unstemmed |
O valor da marca em instituições do ensino superior na perspetiva do consumidor. Caso prático: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela |
title_sort |
O valor da marca em instituições do ensino superior na perspetiva do consumidor. Caso prático: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela |
author |
Morais, Érica Beatriz Rodrigues |
author_facet |
Morais, Érica Beatriz Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Érica Beatriz Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO CATÓLICO DE BENGUELA GESTÃO DE EMPRESAS ENSINO SUPERIOR IMAGEM DE MARCA CONSUMIDORES INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS ESTUDOS DE CASO ANGOLA BENGUELA GESTÃO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO CATÓLICO DE BENGUELA BUSINESS MANAGEMENT HIGHER EDUCATION BRAND IMAGE CONSUMERS EDUCATIONAL INSTITUTIONS CASE STUDIES ANGOLA BENGUELA MANAGEMENT |
topic |
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO CATÓLICO DE BENGUELA GESTÃO DE EMPRESAS ENSINO SUPERIOR IMAGEM DE MARCA CONSUMIDORES INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS ESTUDOS DE CASO ANGOLA BENGUELA GESTÃO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO CATÓLICO DE BENGUELA BUSINESS MANAGEMENT HIGHER EDUCATION BRAND IMAGE CONSUMERS EDUCATIONAL INSTITUTIONS CASE STUDIES ANGOLA BENGUELA MANAGEMENT |
description |
O Valor da Marca em Instituições de Ensino Superior é um tema muito sugestivo que tem sido abordado por alguns pesquisadores, onde são desenvolvidas teorias a respeito deste tema bastante pertinente, de forma a saber o que os consumidores mais valorizam no seu processo de decisão, nomeadamente na hora da escolha do melhor serviço. Neste contexto o presente estudo, pretende determinar os critérios mais relevantes para valorização de uma Marca de Ensino Superior na ótica dos próprios estudantes, tendo como caso prático o Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOBAB), onde os objetivos específicos consistem em: (1) Estudar os fatores que determinam o valor de uma marca, (2) Saber quais são as fontes de valor da marca mais importantes, em Instituições de Ensino Superior, na perspetiva dos estudantes do ISPOCAB, (3) Saber qual o valor da marca em estudo, na ótica da instituição (ISPOCAB) e (4) Comparar a perceção de valor da marca (ISPOCAB) determinada pelos estudantes, com o valor da marca determinada pela Instituição. Em termos metodológicos, a revisão da literatura permitiu recolher as informações necessárias para definir o problema de investigação, os objetivos e as hipóteses. Para validar as hipóteses e responder aos objetivos, elaborou-se um questionário estruturado com 38 perguntas, sendo que 25 questões foram avaliadas pela escala de Likert em 5 pontos e 13 questões que são de carácter sociodemográfico. O questionário foi aplicado no Instituto Superior politécnico Católico de Benguela (ISPOCAB), onde participaram os estudantes dos cursos de Ciências da Educação e Contabilidade e Gestão, das mais variadas idades. Obtivemos um total de 273 questionários devidamente preenchidos, que serviram para efetuar a análise estatística dos resultados, com a ajuda do software SPSS e SAS Guide. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-27T14:17:07Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/8320 TID:201755785 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/8320 |
identifier_str_mv |
TID:201755785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131209422340096 |