O projeto de aprofundamento da objetividade em Hegel - Para o aperfeiçoamento da interdependência entre imediatidade e diferenciação no desdobramento do Espírito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/87727 |
Resumo: | Na medida em que é importante compreender o projeto global, tanto da Phänomenologie des Geistes como das Grundlinien, para podermos levar a cabo um estudo comparativo de ambas as obras no que respeita à questão específica do Estado, comecemos por notar que todo o curso da Phänomenologie des Geistes é o processo pelo qual o Espírito1 se conhece a si mesmo. A entrada em cena do mundo da Bildung é o retornar ao que já existia antes desse mundo, mas que agora, por ter feito uma digressão, já sabe mais acerca de si. Todos os caminhos que o Espírito percorre, nomeadamente o caminho da realidade, são digressões que o levam a conhecer-se melhor a si mesmo. A realidade, que é, na verdade, uma realização do Espírito, é também mais uma forma de autoconhecimento, de tomada de consciência de tudo aquilo que o Espírito também é e que até passar pelo percurso em questão ignorava ser. Assim, como está em causa um processo de autoconhecimento, importa centrar a análise em torno do relacionamento entre sujeito e objeto. O que importa destacar é a maior ou menor imediatidade com que a consciência opera a identificação com o que é diferente de si (com o seu objeto). Consoante essa identificação for mais ou menos direta, mais ou menos imediata (e, portanto, consoante a oposição entre os dois polos for menos ou mais elevada), o objeto será respetivamente menos independente ou mais independente. |
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O projeto de aprofundamento da objetividade em Hegel - Para o aperfeiçoamento da interdependência entre imediatidade e diferenciação no desdobramento do EspíritoHegelObjectividadeDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoNa medida em que é importante compreender o projeto global, tanto da Phänomenologie des Geistes como das Grundlinien, para podermos levar a cabo um estudo comparativo de ambas as obras no que respeita à questão específica do Estado, comecemos por notar que todo o curso da Phänomenologie des Geistes é o processo pelo qual o Espírito1 se conhece a si mesmo. A entrada em cena do mundo da Bildung é o retornar ao que já existia antes desse mundo, mas que agora, por ter feito uma digressão, já sabe mais acerca de si. Todos os caminhos que o Espírito percorre, nomeadamente o caminho da realidade, são digressões que o levam a conhecer-se melhor a si mesmo. A realidade, que é, na verdade, uma realização do Espírito, é também mais uma forma de autoconhecimento, de tomada de consciência de tudo aquilo que o Espírito também é e que até passar pelo percurso em questão ignorava ser. Assim, como está em causa um processo de autoconhecimento, importa centrar a análise em torno do relacionamento entre sujeito e objeto. O que importa destacar é a maior ou menor imediatidade com que a consciência opera a identificação com o que é diferente de si (com o seu objeto). Consoante essa identificação for mais ou menos direta, mais ou menos imediata (e, portanto, consoante a oposição entre os dois polos for menos ou mais elevada), o objeto será respetivamente menos independente ou mais independente.Carvalho, Mário Jorge deRUNGouveia, João Manuel Antunes Almeida2019-11-19T15:46:15Z2019-10-102019-11-192019-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/87727TID:202293475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:39:02Zoai:run.unl.pt:10362/87727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:36:46.007583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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