Relações públicas para o ambiente: que desafios? - O caso Zero Waste Lab

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, José Augusto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13644
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
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spelling Relações públicas para o ambiente: que desafios? - O caso Zero Waste LabRelações públicas para o ambienteEstratégias Zero WastePublic relations for the environmentZero Waste StrategiesEnvironmental AdvocacyDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Segundo a Agência Europeia do Ambiente (2016), as alterações climáticas integram o painel das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas. A consciencialização ambiental é um tema que ocupa cada vez mais espaço em todas as vertentes da nossa vida. Acreditamos que, ao trabalhar estrategicamente as Relações Públicas, tendo por base os princípios de advocacy, se está a contribuir para assimilar uma maior contribuição para a causa. A presente dissertação de mestrado defende que as estratégias de advocacy devem ser uma função essencial das Relações Públicas, quando inserida em Organizações sem fins lucrativos. Através desta investigação procuramos demonstrar a importância das ações de advocacy no setor ambiental, enquanto soluções para dar resposta aos problemas que existem na comunidade através da persuasão e argumentação no apoio a uma causa. Optámos pela realização de um estudo de caso de uma organização sem fins lucrativos, o Zero Waste Lab de forma a analisar como é que a advocacy está presente e como pode ser desenvolvida, tendo em vista um contributo do ponto de vista das Relações Públicas. Acreditamos e defendemos que este projeto pode ser estimulado se fizer cumprir uma estratégia de advocacy, por um lado promovendo o diálogo na comunidade e, por outro, incentivando-os a agir pela causa.ABSTRACT: According to the European Environment Agency (2016), climate change is part of the panel of the greatest environmental, social and economic threats. Environmental awareness is an issue that occupies more and more space in all aspects of our life. We believe that by working strategically on Public Relations, based on the principles of advocacy, we are contributing to assimilate a greater contribution to the cause. This master's thesis defends that advocacy strategies should be an essential function of Public Relations, when inserted in non-profit organizations. Through this investigation we seek to demonstrate the importance of advocacy actions in the environmental sector, as solutions to respond to problems that exist in the community through persuasion and arguments in support of a cause. We chose to carry out a case study of a non-profit organization, named Zero Waste Lab in order to analyze how advocacy’s present and how it can be developed, making a contribution from the point of view of Public Relations. We believe and defend that this project can be stimulated if it enforces an advocacy strategy, on the one hand by promoting dialogue in the community and on the other to encourage them to act for the cause.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialPereira, Sandra Cristina MartinsRCIPLGonçalves, José Augusto2021-08-17T10:23:45Z2021-07-202021-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheethttp://hdl.handle.net/10400.21/13644TID:202760103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:32.985773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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