O impacto das características do livestreamer e dos bullet-screen comments na compra por impulso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zhu, Yuhuan
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29597
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_b07e70c65791dd561e3f5d24cbdbfc3c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto das características do livestreamer e dos bullet-screen comments na compra por impulsolive-stream shoppingconsumo por impulsoS-O-R modeloprazer percebidoconfiança percebidaonline impulse buyingS-O-R modelperceived pleasureperceived trustlive-stream shopping, online impulse buying, S-O-R model, perceived pleasure, perceived trustMestrado Bolonha em MarketingCom o rápido crescimento do live-stream shopping em todo o mundo, este modelo de consumo emergente proporciona aos consumidores uma nova experiência de compra. No entanto, os estudos anteriores sobre live-stream shopping centraram-se principalmente no nível do produto ou da plataforma, com relativamente pouca compreensão aprofundada das livestreamer e bullet-screen comments; além disso, os estudos anteriores centraram-se principalmente nos comportamentos de compra dos consumidores, em vez de explorarem as experiências emocionais dos consumidores. Com base nestas questões, este estudo adopta o modelo S-O-R, centrando-se nos efeitos dos traços pessoais de livestreamer (profissionalismo, interatividade e atratividade), bem como nas características de bullet-screen comment (qualidade do bullet-screen comment e tendência emocional), na confiança percebida e no prazer percebido, explorando depois os seus efeitos no consumo por impulso. Através deste quadro de investigação, tentamos obter uma compreensão mais profunda dos papéis dos livestreamers e dos bullet-screen comments no live-stream shopping e fornecer apoio empírico para a construção teórica de padrões de consumo emergentes. O estudo adoptou uma metodologia quantitativa, utilizando um questionário online. Foram obtidas 584 respostas válidas através de uma amostra por conveniência e foram utilizadas técnicas de análise de regressão linear múltipla. Este trabalho concluiu que a atratividade de livestreamer e as tendências emocionais de bullet-screen comment influenciam significativamente as compras por impulso dos consumidores, enquanto a confiança e o prazer percebidos desempenham um papel fundamental neste processo. Isto sugere que, num ambiente de live-stream shopping, é mais provável que os consumidores sejam guiados pela atratividade da livestreamer e pelas emoções de bullet-screen comment, enquanto a confiança percebida e o prazer percebido promovem as compras por impulso. O progresso académico deste estudo consiste em sublinhar a importância dos livestreamers e dos bullet-screen comments nos live-stream shopping para orientar o consumo por impulso dos consumidores, preenchendo a lacuna de estudos anteriores sobre live-stream shopping que não abrangeram os bullet-screen comments e fornecendo uma nova perspetiva para futuros estudos aprofundados em áreas relacionadas. A nível comercial, este estudo fornece informações importantes para que as livestreamers, os comerciantes e as plataformas desenvolvam estratégias de marketing mais eficientes.With the rapid growth of live-stream shopping worldwide, this emerging consumption model provides consumers with a new shopping experience. However, previous studies on live-stream shopping have mainly focused on the product or platform level, with relatively little in-depth understanding of livestreamers and bullet-screen comments. Additionally, previous studies have primarily centered on consumer purchasing behaviors rather than exploring consumer emotional experiences. Addressing these issues, this study adopts the S-O-R model, focusing on the effects of livestreamer personal traits (professionalism, interactivity, and attractiveness), as well as bullet-screen comment characteristics (quality of bullet-screen comments and emotional trend), on perceived trust and perceived pleasure. It then explores their effects on impulse buying. Through this research framework, we aim to gain a deeper understanding of the roles of livestreamers and bullet-screen comments in live-stream shopping and provide empirical support for the theoretical construction of emerging consumption patterns. The study adopted a quantitative methodology using an online questionnaire. A total of 584 valid responses were obtained through a convenience sample, and multiple linear regression analysis techniques were employed. This study concluded that livestreamer attractiveness and emotional trends in bullet-screen comments significantly influence consumer impulse purchases, while perceived trust and pleasure play a crucial role in this process. This suggests that in a live-stream shopping environment, consumers are more likely to be guided by livestreamer attractiveness and bulletscreen comment emotions, while perceived trust and pleasure promote impulse purchases. The academic advancement of this study lies in emphasizing the significance of livestreamers and bullet-screen comments in live-stream shopping to guide consumer impulse buying, filling the gap in previous studies on live-stream shopping that did not cover bulletscreen comments. It provides a new perspective for future in-depth studies in related areas. On a commercial level, this study offers crucial insights for livestreamers, merchants, and platforms to develop more efficient marketing strategies.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaZhu, Yuhuan2023-102023-10-01T00:00:00Z2025-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29597porZhu, Yuhuan (2023). “O impacto das características do livestreamer e dos bullet-screen comments na compra por impulso”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:31:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:41.656017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das características do livestreamer e dos bullet-screen comments na compra por impulso
title O impacto das características do livestreamer e dos bullet-screen comments na compra por impulso
spellingShingle O impacto das características do livestreamer e dos bullet-screen comments na compra por impulso
Zhu, Yuhuan
live-stream shopping
consumo por impulso
S-O-R modelo
prazer percebido
confiança percebida
online impulse buying
S-O-R model
perceived pleasure
perceived trust
live-stream shopping, online impulse buying, S-O-R model, perceived pleasure, perceived trust
title_short O impacto das características do livestreamer e dos bullet-screen comments na compra por impulso
title_full O impacto das características do livestreamer e dos bullet-screen comments na compra por impulso
title_fullStr O impacto das características do livestreamer e dos bullet-screen comments na compra por impulso
title_full_unstemmed O impacto das características do livestreamer e dos bullet-screen comments na compra por impulso
title_sort O impacto das características do livestreamer e dos bullet-screen comments na compra por impulso
author Zhu, Yuhuan
author_facet Zhu, Yuhuan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Miranda de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Zhu, Yuhuan
dc.subject.por.fl_str_mv live-stream shopping
consumo por impulso
S-O-R modelo
prazer percebido
confiança percebida
online impulse buying
S-O-R model
perceived pleasure
perceived trust
live-stream shopping, online impulse buying, S-O-R model, perceived pleasure, perceived trust
topic live-stream shopping
consumo por impulso
S-O-R modelo
prazer percebido
confiança percebida
online impulse buying
S-O-R model
perceived pleasure
perceived trust
live-stream shopping, online impulse buying, S-O-R model, perceived pleasure, perceived trust
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
2025-12-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29597
url http://hdl.handle.net/10400.5/29597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Zhu, Yuhuan (2023). “O impacto das características do livestreamer e dos bullet-screen comments na compra por impulso”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136434331844608