Conceções de estudantes do ensino superior sobre a sexualidade no envelhecimento: re(educar)mentes - "O amor tem hora marcada?"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Ana Rita Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24160
Resumo: projeto que se apresenta pretende não só consciencializar os/as mais jovens para a importância da valorização da sexualidade no que diz respeito ao Envelhecimento Saudável e à Educação para a Saúde, como também, capacitá-los/as para a resolução de problemas e opinião crítica na sua atividade profissional. Assim, este projeto visa promover a otimização dos serviços de cuidados prestados à população idosa, o seu próprio envelhecimento com qualidade e a sua intervenção no meio social, através da participação ativa na comunidade – Empoderamento. Complementarmente, pretende-se também valorizar a importância da Gerontologia Educativa e da Intergeracionalidade como práticas e metodologias da Educação Sexual. Numa primeira fase, através da construção e aplicação da Escala de Conceções de Sexualidade no Envelhecimento (ECSE), foram compreendidas quais as conceções dos/as estudantes, futuros/as profissionais na área do envelhecimento e/ou educação sexual, em Portugal e no Brasil. Este diagnóstico permitiu avaliar qual o conhecimento e quais as atitudes deste público-alvo em relação à vivência da sexualidade dos/as mais velhos/as. Posteriormente, após a análise dos dados recolhidos e com base nestes, foram concebidas, implementadas e avaliadas sessões em grupo, destinadas aos/às participantes. Como conclusão, foi possível constatar a relevância e a eficácia de projetos de educação e formação, em sexualidade e envelhecimento, sendo de notar um aumento significativo nas respostas representativas de conceções positivas existentes nos/as participantes após a intervenção realizada.
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