Setor público e identidades profissionais em educação de infância: transformações e permanências na última década
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.3015 |
Resumo: | Com o objectivo de aprofundar os efeitos das experiências de trabalho no sector público nas identidades de educadores de infância, neste artigo apresentam-se e comparam-se resultados de dois estudos – um realizado em 2002 e outro em 2009. No primeiro estudaram-se educadores com experiência apenas no sector público ou apenas no sector privado, e no segundo estudaram-se também percursos mistos. Nos dois casos, os dados foram recolhidos através do Inventário de Identidade Psicossocial de Marisa Zavalloni. Os resultados indicam a existência de aproximações entre as identidades típicas de cada sector, que podem ser imputadas ao carácter misto da maioria dos percursos, mas também, entre outros, às mudanças verificadas no sector público em função da criação dos Agrupamentos de Escola. Indicam também que as experiências no sector público se traduzem na emergência de uma identidade típica desse sector, a qual se orienta por princípios que usualmente definem a educação pública. Palavras-chave Construção de identidades profissionais; Educação de infância; Contextos de trabalho; Educação pública |
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Setor público e identidades profissionais em educação de infância: transformações e permanências na última décadaSECTEUR PUBLIC ET IDENTITÉS PROFESSIONNELLES EN ÉDUCATION D’ENFANCE: TRANSFORMATIONS ET PERMANENCES DURANT LA DERNIÈRE DÉCADESetor público e identidades profissionais em educação de infância: transformações e permanências na última décadaArtigosCom o objectivo de aprofundar os efeitos das experiências de trabalho no sector público nas identidades de educadores de infância, neste artigo apresentam-se e comparam-se resultados de dois estudos – um realizado em 2002 e outro em 2009. No primeiro estudaram-se educadores com experiência apenas no sector público ou apenas no sector privado, e no segundo estudaram-se também percursos mistos. Nos dois casos, os dados foram recolhidos através do Inventário de Identidade Psicossocial de Marisa Zavalloni. Os resultados indicam a existência de aproximações entre as identidades típicas de cada sector, que podem ser imputadas ao carácter misto da maioria dos percursos, mas também, entre outros, às mudanças verificadas no sector público em função da criação dos Agrupamentos de Escola. Indicam também que as experiências no sector público se traduzem na emergência de uma identidade típica desse sector, a qual se orienta por princípios que usualmente definem a educação pública. Palavras-chave Construção de identidades profissionais; Educação de infância; Contextos de trabalho; Educação públicaIn order to explore the effects of work experiences in the public sector on the identities of pre-school teachers, this article presents and compares the results of two studies – one conducted in 2002 and another in 2009. The first studied pre-school teachers with experience in public sector only or in the private sector only, and the second studied also those with mixed career paths. In both cases, the data were collected through the Inventory of Psychosocial Identity of Marisa Zavalloni. The results indicated the existence of similarities between the typical identities of each sector, which can be attributed to the mixed nature of most career paths, but also, amongst others, to changes in the public sector based on the creation of grouped schools. They also indicate that work experience in the public sector is reflected in the emergence of an identity typical of this sector, which is guided by principles that usually define public education. Keywords Construction of professional identities; Pre-school education; Work contexts; Public educationDans le but d’approfondir les effets des expériences de travail dans le secteur public par rapport aux identités d’enseignants de Maternelle nous présentons et nous comparons, dans cet article, les résultats de deux études – une réalisée en 2002 et une autre en 2009. Dans la première étude, nous avons étudié les enseignants de Maternelle ayant de l’expérience seulement dans le secteur public ou seulement dans le secteur privé, et dans la seconde nous avons aussi étudié des parcours mixtes. Dans les deux cas, les données ont été recueillies au travers de l’Inventaire d’Identité Psychosociale de Marisa Zavalloni. Les résultats indiquent l’existence d’approximations entre les identités typiques de chaque secteur, qui peut être attribuée au caractère mixte de la majorité des parcours, mais aussi, entre autres, aux modifications vérifiées dans le secteur public en fonction de la création de Groupements d’École. Ils indiquent aussi que les expériences dans le secteur public se traduisent par l’émergence d’une identité typique de ce secteur, lequel s’oriente selon des principes qui définissent, usuellement, l’éducation publique. Mots-clé Construction d’identités professionnelles; Éducation de maternelle; Contextes de travail; Éducation publiqueInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3015por2183-04520871-9187Marta, MargaridaLopes, Améliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:08Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:27.677359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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