O paradigmático Bisfenol A: exposição humana ambiental e ocupacional e efeitos associados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro-Varandas, Edna
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5449
Resumo: Os desreguladores endócrinos (EDCs) são uma importante preocupação para a saúde humana devido aos seus potenciais efeitos negativos. Por definição, os EDCs têm a capacidade de interferir com a sinalização hormonal através da sua capacidade de ligação aos recetores hormonais e, deste modo, afetar o normal funcionamento do sistema endócrino. O sistema endócrino regula a transcrição génica através de moléculas sinalizadoras, hormonas, que atuam em baixas concentrações. Assim, a exposição a EDCs, mesmo em baixas doses, pode ter efeitos biológicos adversos. Entre os EDCs, o 4,4'-isopropylidene diphenol (Bisphenol A:BPA) destaca-se como um caso paradigmático de um xenoestrógeneo sintético, utilizado na produção de plásticos e das resinas de cola Epoxy, encontrando-se presente numa grande variedade de produtos para consumo humano. Estudos epidemiológicos têm revelado correlações positivas entre a presença de BPA em amostras biológicas humanas e a ocorrência de várias patologias, como infertilidade e desregulação do sistema reprodutivo, diabetes Mellitus tipo II e obesidade.
id RCAP_b08bad33ebec790170e9ac10e39a206f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5449
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O paradigmático Bisfenol A: exposição humana ambiental e ocupacional e efeitos associadosExposição ambientalBisfenol ADesregulador endócrinoBPAOs desreguladores endócrinos (EDCs) são uma importante preocupação para a saúde humana devido aos seus potenciais efeitos negativos. Por definição, os EDCs têm a capacidade de interferir com a sinalização hormonal através da sua capacidade de ligação aos recetores hormonais e, deste modo, afetar o normal funcionamento do sistema endócrino. O sistema endócrino regula a transcrição génica através de moléculas sinalizadoras, hormonas, que atuam em baixas concentrações. Assim, a exposição a EDCs, mesmo em baixas doses, pode ter efeitos biológicos adversos. Entre os EDCs, o 4,4'-isopropylidene diphenol (Bisphenol A:BPA) destaca-se como um caso paradigmático de um xenoestrógeneo sintético, utilizado na produção de plásticos e das resinas de cola Epoxy, encontrando-se presente numa grande variedade de produtos para consumo humano. Estudos epidemiológicos têm revelado correlações positivas entre a presença de BPA em amostras biológicas humanas e a ocorrência de várias patologias, como infertilidade e desregulação do sistema reprodutivo, diabetes Mellitus tipo II e obesidade.Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaRCIPLRibeiro-Varandas, Edna2015-12-28T22:32:10Z2015-112015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5449porRibeiro-Varandas E. O paradigmático Bisfenol A: exposição humana ambiental e ocupacional e efeitos associados. In VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde, ESTeSL, 12-14 de novembro de 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:42.663179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O paradigmático Bisfenol A: exposição humana ambiental e ocupacional e efeitos associados
title O paradigmático Bisfenol A: exposição humana ambiental e ocupacional e efeitos associados
spellingShingle O paradigmático Bisfenol A: exposição humana ambiental e ocupacional e efeitos associados
Ribeiro-Varandas, Edna
Exposição ambiental
Bisfenol A
Desregulador endócrino
BPA
title_short O paradigmático Bisfenol A: exposição humana ambiental e ocupacional e efeitos associados
title_full O paradigmático Bisfenol A: exposição humana ambiental e ocupacional e efeitos associados
title_fullStr O paradigmático Bisfenol A: exposição humana ambiental e ocupacional e efeitos associados
title_full_unstemmed O paradigmático Bisfenol A: exposição humana ambiental e ocupacional e efeitos associados
title_sort O paradigmático Bisfenol A: exposição humana ambiental e ocupacional e efeitos associados
author Ribeiro-Varandas, Edna
author_facet Ribeiro-Varandas, Edna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro-Varandas, Edna
dc.subject.por.fl_str_mv Exposição ambiental
Bisfenol A
Desregulador endócrino
BPA
topic Exposição ambiental
Bisfenol A
Desregulador endócrino
BPA
description Os desreguladores endócrinos (EDCs) são uma importante preocupação para a saúde humana devido aos seus potenciais efeitos negativos. Por definição, os EDCs têm a capacidade de interferir com a sinalização hormonal através da sua capacidade de ligação aos recetores hormonais e, deste modo, afetar o normal funcionamento do sistema endócrino. O sistema endócrino regula a transcrição génica através de moléculas sinalizadoras, hormonas, que atuam em baixas concentrações. Assim, a exposição a EDCs, mesmo em baixas doses, pode ter efeitos biológicos adversos. Entre os EDCs, o 4,4'-isopropylidene diphenol (Bisphenol A:BPA) destaca-se como um caso paradigmático de um xenoestrógeneo sintético, utilizado na produção de plásticos e das resinas de cola Epoxy, encontrando-se presente numa grande variedade de produtos para consumo humano. Estudos epidemiológicos têm revelado correlações positivas entre a presença de BPA em amostras biológicas humanas e a ocorrência de várias patologias, como infertilidade e desregulação do sistema reprodutivo, diabetes Mellitus tipo II e obesidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-28T22:32:10Z
2015-11
2015-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5449
url http://hdl.handle.net/10400.21/5449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro-Varandas E. O paradigmático Bisfenol A: exposição humana ambiental e ocupacional e efeitos associados. In VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde, ESTeSL, 12-14 de novembro de 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133405515874304