DESENVOLVIMENTO DO BALANCED SCORECARD PARA UM SETOR ECONÓMICO: O CASO DO SETOR VITIVINÍCOLA DA REGIÃO DO ALENTEJO
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30207 |
Resumo: | O presente artigo propõe o desenvolvimento de referencial-objeto de gestão estratégica para o Setor Vitivinícola da Região do Alentejo de Portugal para o período 2021-2030. O referencial visa apresentar, de forma integrada, os principais eixos de orientação e de ação estratégica, enquadrados nas perspetivas Balanced Scorecard adaptadas e desagregadas por objetivos e indicadores, para constituir-se como uma efetiva referência para o debate estratégico. A rota metodológica desenhada encontra-se ancorada no método ‘The exploratory sequential design’. Abordagem multimétodo que articula investigação in vivo (no terreno, com entrevistas e questionários) com investigação in vitro (revisão bibliográfica e dados secundários). Os resultados demonstram que é possível estruturar pensamento de forma articulada, coerente e integrada para elaborar um Mapa Estratégico e um Scorecard para um setor económico com recurso à Metodologia Balanced Scorecard, para promover a comunicação e o desempenho estratégico do Setor. Com a sua possível implementação, acreditamos ser possível atenuar o problema do 'gap' decorrente da inexistência de um referencial-objeto de gestão estratégica para o Setor Vitivinícola da Região do Alentejo que apoie a criação de um consenso estratégico no Setor e que liga a gestão estratégica às operações. |
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DESENVOLVIMENTO DO BALANCED SCORECARD PARA UM SETOR ECONÓMICO: O CASO DO SETOR VITIVINÍCOLA DA REGIÃO DO ALENTEJOBalanced ScorecardGestão estratégicaSetor VitivinícolaPerspetivasDesempenhoO presente artigo propõe o desenvolvimento de referencial-objeto de gestão estratégica para o Setor Vitivinícola da Região do Alentejo de Portugal para o período 2021-2030. O referencial visa apresentar, de forma integrada, os principais eixos de orientação e de ação estratégica, enquadrados nas perspetivas Balanced Scorecard adaptadas e desagregadas por objetivos e indicadores, para constituir-se como uma efetiva referência para o debate estratégico. A rota metodológica desenhada encontra-se ancorada no método ‘The exploratory sequential design’. Abordagem multimétodo que articula investigação in vivo (no terreno, com entrevistas e questionários) com investigação in vitro (revisão bibliográfica e dados secundários). Os resultados demonstram que é possível estruturar pensamento de forma articulada, coerente e integrada para elaborar um Mapa Estratégico e um Scorecard para um setor económico com recurso à Metodologia Balanced Scorecard, para promover a comunicação e o desempenho estratégico do Setor. Com a sua possível implementação, acreditamos ser possível atenuar o problema do 'gap' decorrente da inexistência de um referencial-objeto de gestão estratégica para o Setor Vitivinícola da Região do Alentejo que apoie a criação de um consenso estratégico no Setor e que liga a gestão estratégica às operações.2021-10-13T10:59:16Z2021-10-132021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/30207http://hdl.handle.net/10174/30207porSão Paulo - Brasilsimnaonaomjt.gomes@drapal.min-agricultura.ptajcs@uevora.ptjlnovas@uevora.ptjordaoconsultor@yahoo.com.br256Gomes, Maria JoséSousa, AntónioNovas, JorgeJordão, Ricardo Vinícius Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:45.330686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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