Ética dos direitos humanos. Uma abertura teológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33033 |
Resumo: | O artigo pretende responder à questão da fundamentação dos Direitos Humanos. Para tal, recorre à mediação da ética, considerando esta dimensão da ação humana e compreensão do mundo como fonte de humanidade e dos correspondentes direitos. Nesse contexto, contudo, a diversidade de propostas fundamentadores implicam uma análise crítica. Através dessa análise, percebe-se que a questão ética nos leva para lá do direito, em sentido estrito, abrindo a possibilidade de uma dimensão de gratuidade e de incondicionalidade anterior à própria ética. É nessa dimensão que se insere a experiência do amor, como possível “direito” humano não sujeito a preceitos. É precisamente nesse campo que o excesso evocado permite estabelecer uma relação com a dimensão teológica e, ao mesmo tempo, perceber uma possível ligação entre Direitos Humanos e teologia. |
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Ética dos direitos humanos. Uma abertura teológicaEthics of human rights. A theological possibilityDireitos HumanosÉticaHospitalidadeTeológiaHuman rightsEthicsHospitalityTheologyO artigo pretende responder à questão da fundamentação dos Direitos Humanos. Para tal, recorre à mediação da ética, considerando esta dimensão da ação humana e compreensão do mundo como fonte de humanidade e dos correspondentes direitos. Nesse contexto, contudo, a diversidade de propostas fundamentadores implicam uma análise crítica. Através dessa análise, percebe-se que a questão ética nos leva para lá do direito, em sentido estrito, abrindo a possibilidade de uma dimensão de gratuidade e de incondicionalidade anterior à própria ética. É nessa dimensão que se insere a experiência do amor, como possível “direito” humano não sujeito a preceitos. É precisamente nesse campo que o excesso evocado permite estabelecer uma relação com a dimensão teológica e, ao mesmo tempo, perceber uma possível ligação entre Direitos Humanos e teologia.The article intends to answer the question of the foun- dation of Human Rights. To this issue, it uses the mediation of ethics, considering this dimension of human action and under- standing of the world as a source of humanity and correspond- ing rights. In this context, however, the diversity of substantive proposals imply a critical analysis. Through this analysis, it is per- ceived that the ethical issue takes us beyond the right, in the strict sense, opening the possibility of a dimension of gratuitous- ness and of unconditionality previous to the ethics. It is in this dimension that the experience of love is inserted, as a possible human “right” not subject to precepts. It is precisely in this field that the excess evoked allows us to establish a relationship with the theological dimension and, at the same time, to identify a possible connection between Human Rights and theology.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDuque, João Manuel2021-05-12T10:09:06Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33033por2236-976710.15600/2236-9767/impulso.v28n72p33-40info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:41.263124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O artigo pretende responder à questão da fundamentação dos Direitos Humanos. Para tal, recorre à mediação da ética, considerando esta dimensão da ação humana e compreensão do mundo como fonte de humanidade e dos correspondentes direitos. Nesse contexto, contudo, a diversidade de propostas fundamentadores implicam uma análise crítica. Através dessa análise, percebe-se que a questão ética nos leva para lá do direito, em sentido estrito, abrindo a possibilidade de uma dimensão de gratuidade e de incondicionalidade anterior à própria ética. É nessa dimensão que se insere a experiência do amor, como possível “direito” humano não sujeito a preceitos. É precisamente nesse campo que o excesso evocado permite estabelecer uma relação com a dimensão teológica e, ao mesmo tempo, perceber uma possível ligação entre Direitos Humanos e teologia. |
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