Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Balula, Ana, Moreira, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21376
Resumo: O perfil metacognitivo e meta-afetivo de alunos é resultado da investigação de doutorado da autora no PDMMEDU da Universidade de Aveiro, Portugal. O referencial teórico aborda a aprendizagem na perspectiva metacognitiva, e faz referências a afetividade na aprendizagem a distância. Também destaca as características de um ensino híbrido (o b-learning), que caracteriza a modalidade do programa, assim como as tecnologias adotadas para sustentar a execução do aprendizado online. A pesquisa quanti-qualitativa, empregou técnicas para coleta de dados como focus group e questionários, cujos dados foram analisados com o auxílio do software WEBQDA (focusgroup) e análise estatística (questionário). Os alunos pertenciam a 2 edições do programa: turma de 2009-2013 e turma 2010-2014. O perfil constituído com os dados revelados por estes participantes foram elementos constituintes de mudanças já implementadas com o segundo grupo estudado e em análise pelos professores também abordados sobre a temática que intercruzou esta investigação.
id RCAP_b09a54000815c46a47eef0fc8a2dede0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídiasPerfil metacognitivoAlunosPrograma doutoralMultimídiasO perfil metacognitivo e meta-afetivo de alunos é resultado da investigação de doutorado da autora no PDMMEDU da Universidade de Aveiro, Portugal. O referencial teórico aborda a aprendizagem na perspectiva metacognitiva, e faz referências a afetividade na aprendizagem a distância. Também destaca as características de um ensino híbrido (o b-learning), que caracteriza a modalidade do programa, assim como as tecnologias adotadas para sustentar a execução do aprendizado online. A pesquisa quanti-qualitativa, empregou técnicas para coleta de dados como focus group e questionários, cujos dados foram analisados com o auxílio do software WEBQDA (focusgroup) e análise estatística (questionário). Os alunos pertenciam a 2 edições do programa: turma de 2009-2013 e turma 2010-2014. O perfil constituído com os dados revelados por estes participantes foram elementos constituintes de mudanças já implementadas com o segundo grupo estudado e em análise pelos professores também abordados sobre a temática que intercruzou esta investigação.The metacognitive and meta-affective profile of students is the result of the doctoral research of the author in PDMMEDU the University of Aveiro, Portugal. The theoretical approaches to learning in metacognitive perspective, and makes references to affectivity in distance learning. It also highlights the features of a hybrid learning (eLearning b), which characterizes the program mode as well as the technologies adopted to support the implementation of e-learning. The research quantitative and qualitative techniques employed to collect data such as focus groups and questionnaires and data were analyzed with the aid of WEBQDA software (focusgroup) and statistical analysis (questionnaire). Students belonging to two editions of the program: class 2009-2013 and 2010-2014 class. The profile made to the data revealed by these participants were constituent elements of changes already implemented with the second group studied and analyzed by teachers also addressed on the theme that intercruzou this research.CIAIQ2018-01-09T13:37:57Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21376por978-972-8914-58-5Rodrigues, Sannya Fernanda NunesBalula, AnaMoreira, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:41:58Zoai:ria.ua.pt:10773/21376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:51.714101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias
title Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias
spellingShingle Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Perfil metacognitivo
Alunos
Programa doutoral
Multimídias
title_short Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias
title_full Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias
title_fullStr Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias
title_full_unstemmed Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias
title_sort Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias
author Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
author_facet Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Balula, Ana
Moreira, António
author_role author
author2 Balula, Ana
Moreira, António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Balula, Ana
Moreira, António
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil metacognitivo
Alunos
Programa doutoral
Multimídias
topic Perfil metacognitivo
Alunos
Programa doutoral
Multimídias
description O perfil metacognitivo e meta-afetivo de alunos é resultado da investigação de doutorado da autora no PDMMEDU da Universidade de Aveiro, Portugal. O referencial teórico aborda a aprendizagem na perspectiva metacognitiva, e faz referências a afetividade na aprendizagem a distância. Também destaca as características de um ensino híbrido (o b-learning), que caracteriza a modalidade do programa, assim como as tecnologias adotadas para sustentar a execução do aprendizado online. A pesquisa quanti-qualitativa, empregou técnicas para coleta de dados como focus group e questionários, cujos dados foram analisados com o auxílio do software WEBQDA (focusgroup) e análise estatística (questionário). Os alunos pertenciam a 2 edições do programa: turma de 2009-2013 e turma 2010-2014. O perfil constituído com os dados revelados por estes participantes foram elementos constituintes de mudanças já implementadas com o segundo grupo estudado e em análise pelos professores também abordados sobre a temática que intercruzou esta investigação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2018-01-09T13:37:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21376
url http://hdl.handle.net/10773/21376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-8914-58-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAIQ
publisher.none.fl_str_mv CIAIQ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137612175245312