Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21376 |
Resumo: | O perfil metacognitivo e meta-afetivo de alunos é resultado da investigação de doutorado da autora no PDMMEDU da Universidade de Aveiro, Portugal. O referencial teórico aborda a aprendizagem na perspectiva metacognitiva, e faz referências a afetividade na aprendizagem a distância. Também destaca as características de um ensino híbrido (o b-learning), que caracteriza a modalidade do programa, assim como as tecnologias adotadas para sustentar a execução do aprendizado online. A pesquisa quanti-qualitativa, empregou técnicas para coleta de dados como focus group e questionários, cujos dados foram analisados com o auxílio do software WEBQDA (focusgroup) e análise estatística (questionário). Os alunos pertenciam a 2 edições do programa: turma de 2009-2013 e turma 2010-2014. O perfil constituído com os dados revelados por estes participantes foram elementos constituintes de mudanças já implementadas com o segundo grupo estudado e em análise pelos professores também abordados sobre a temática que intercruzou esta investigação. |
id |
RCAP_b09a54000815c46a47eef0fc8a2dede0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21376 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídiasPerfil metacognitivoAlunosPrograma doutoralMultimídiasO perfil metacognitivo e meta-afetivo de alunos é resultado da investigação de doutorado da autora no PDMMEDU da Universidade de Aveiro, Portugal. O referencial teórico aborda a aprendizagem na perspectiva metacognitiva, e faz referências a afetividade na aprendizagem a distância. Também destaca as características de um ensino híbrido (o b-learning), que caracteriza a modalidade do programa, assim como as tecnologias adotadas para sustentar a execução do aprendizado online. A pesquisa quanti-qualitativa, empregou técnicas para coleta de dados como focus group e questionários, cujos dados foram analisados com o auxílio do software WEBQDA (focusgroup) e análise estatística (questionário). Os alunos pertenciam a 2 edições do programa: turma de 2009-2013 e turma 2010-2014. O perfil constituído com os dados revelados por estes participantes foram elementos constituintes de mudanças já implementadas com o segundo grupo estudado e em análise pelos professores também abordados sobre a temática que intercruzou esta investigação.The metacognitive and meta-affective profile of students is the result of the doctoral research of the author in PDMMEDU the University of Aveiro, Portugal. The theoretical approaches to learning in metacognitive perspective, and makes references to affectivity in distance learning. It also highlights the features of a hybrid learning (eLearning b), which characterizes the program mode as well as the technologies adopted to support the implementation of e-learning. The research quantitative and qualitative techniques employed to collect data such as focus groups and questionnaires and data were analyzed with the aid of WEBQDA software (focusgroup) and statistical analysis (questionnaire). Students belonging to two editions of the program: class 2009-2013 and 2010-2014 class. The profile made to the data revealed by these participants were constituent elements of changes already implemented with the second group studied and analyzed by teachers also addressed on the theme that intercruzou this research.CIAIQ2018-01-09T13:37:57Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21376por978-972-8914-58-5Rodrigues, Sannya Fernanda NunesBalula, AnaMoreira, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:41:58Zoai:ria.ua.pt:10773/21376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:51.714101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias |
title |
Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias |
spellingShingle |
Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes Perfil metacognitivo Alunos Programa doutoral Multimídias |
title_short |
Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias |
title_full |
Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias |
title_fullStr |
Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias |
title_full_unstemmed |
Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias |
title_sort |
Perfil metacognitivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias |
author |
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes |
author_facet |
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes Balula, Ana Moreira, António |
author_role |
author |
author2 |
Balula, Ana Moreira, António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes Balula, Ana Moreira, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perfil metacognitivo Alunos Programa doutoral Multimídias |
topic |
Perfil metacognitivo Alunos Programa doutoral Multimídias |
description |
O perfil metacognitivo e meta-afetivo de alunos é resultado da investigação de doutorado da autora no PDMMEDU da Universidade de Aveiro, Portugal. O referencial teórico aborda a aprendizagem na perspectiva metacognitiva, e faz referências a afetividade na aprendizagem a distância. Também destaca as características de um ensino híbrido (o b-learning), que caracteriza a modalidade do programa, assim como as tecnologias adotadas para sustentar a execução do aprendizado online. A pesquisa quanti-qualitativa, empregou técnicas para coleta de dados como focus group e questionários, cujos dados foram analisados com o auxílio do software WEBQDA (focusgroup) e análise estatística (questionário). Os alunos pertenciam a 2 edições do programa: turma de 2009-2013 e turma 2010-2014. O perfil constituído com os dados revelados por estes participantes foram elementos constituintes de mudanças já implementadas com o segundo grupo estudado e em análise pelos professores também abordados sobre a temática que intercruzou esta investigação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2018-01-09T13:37:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21376 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-8914-58-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIAIQ |
publisher.none.fl_str_mv |
CIAIQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137612175245312 |