Avaliação da gestão educacional em instituição de ensino superior particular em Belém (Pará, Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Lisbela Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14616
Resumo: O presente estudo aborda apenas os fatores comuns a todas as IES, como conceitos e princípios estabelecidos a partir da experiência prática de alguns autores. Assim, aspectos subjetivos inerentes ao processo decisório não são abordados. A mensagem é a de que o papel inerente ao gestor em uma instituição de ensino seja determinado pelas tare¬fas e regras de gestão que lhe competem. A gestão do processo educacional tem que se entender, sobretudo, como participante de um processo maior, que é o de tornar o ensino das IES particulares em ensino efetivamente de qualidade,superando práticas de privatização das Universidades Públicas. Além disso, é preciso o entendimento de que a gestão é um processo contínuo e adaptativo, através do qual uma IES, define sua missão, objetivos e metas, bem como seleciona as estratégias e meios para atingir seus objetivos em determinado período de tempo, por meio da constante interação com o meio ambiente externo. O estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como objetivos analisar os fatores que interferem na gestão educacional em Instituição do Ensino Superior particular em Belém do Pará, estudando os princípios da administração científica por meio de análise da Lei n.º 9394/96 que trata da Gestão escolar, buscando identificar os instrumentos facilitadores da gestão competente, assim como analisar a gestão participativa no âmbito do ensino superior em instituição particular. O questionamento, em que modelo de cultura organizacional a administração das Instituições de Ensino Superior em Belém do Pará se baseia, foi respondido por meio de pesquisa entre diretor acadêmico, professores e alunos, tendo como instrumento de coleta de dados, questionário com perguntas abertas e fechadas de opinião; ABSTRACT: The study examines only the factors common to all IES, as concepts and principles from the practical experience of some authors. Thus, subjective aspects inherent in the decision making process are not addressed. The message is that the inherent role to the manager in an educational institution is determined by the tasks and rules of management that will compete. The management of the educational process has to be understood mainly as a participant in a larger process, which is to make the teaching of private IES effectively in teaching quality, overcoming practices of privatization of public universities. Moreover, we need to understand that management is an ongoing process and adaptive, through which an IES defines its mission, goals and objectives, and selects the strategies and means to achieve their goals in a determined period of time, through constant interaction with the external environment. The study is based on literature research and field, aiming to analyze the factors that interfere with the educational administration in particular Higher Education Institution in Belem, studying the principles of scientific management by analysis of Act. nº. 9394 / 96 which deals with school management, seeking to identify the instruments that facilitate the administering authority, as well as analyze the participatory management within the higher education institution in particular. The questioning, on which model of organizational culture management of Higher Education Institutions in Belem is based, was answered through research among academic director, teachers and pupils, as a tool for data collection, questionnaire with open and closed mind
id RCAP_b0ac81d03463ed7963558116b85e3bf5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da gestão educacional em instituição de ensino superior particular em Belém (Pará, Brasil)AdministraçãoGestão educacionalEnsino superiorCultura organizacionalAdministrationEducational administrationHigher educationOrganizational cultureO presente estudo aborda apenas os fatores comuns a todas as IES, como conceitos e princípios estabelecidos a partir da experiência prática de alguns autores. Assim, aspectos subjetivos inerentes ao processo decisório não são abordados. A mensagem é a de que o papel inerente ao gestor em uma instituição de ensino seja determinado pelas tare¬fas e regras de gestão que lhe competem. A gestão do processo educacional tem que se entender, sobretudo, como participante de um processo maior, que é o de tornar o ensino das IES particulares em ensino efetivamente de qualidade,superando práticas de privatização das Universidades Públicas. Além disso, é preciso o entendimento de que a gestão é um processo contínuo e adaptativo, através do qual uma IES, define sua missão, objetivos e metas, bem como seleciona as estratégias e meios para atingir seus objetivos em determinado período de tempo, por meio da constante interação com o meio ambiente externo. O estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como objetivos analisar os fatores que interferem na gestão educacional em Instituição do Ensino Superior particular em Belém do Pará, estudando os princípios da administração científica por meio de análise da Lei n.º 9394/96 que trata da Gestão escolar, buscando identificar os instrumentos facilitadores da gestão competente, assim como analisar a gestão participativa no âmbito do ensino superior em instituição particular. O questionamento, em que modelo de cultura organizacional a administração das Instituições de Ensino Superior em Belém do Pará se baseia, foi respondido por meio de pesquisa entre diretor acadêmico, professores e alunos, tendo como instrumento de coleta de dados, questionário com perguntas abertas e fechadas de opinião; ABSTRACT: The study examines only the factors common to all IES, as concepts and principles from the practical experience of some authors. Thus, subjective aspects inherent in the decision making process are not addressed. The message is that the inherent role to the manager in an educational institution is determined by the tasks and rules of management that will compete. The management of the educational process has to be understood mainly as a participant in a larger process, which is to make the teaching of private IES effectively in teaching quality, overcoming practices of privatization of public universities. Moreover, we need to understand that management is an ongoing process and adaptive, through which an IES defines its mission, goals and objectives, and selects the strategies and means to achieve their goals in a determined period of time, through constant interaction with the external environment. The study is based on literature research and field, aiming to analyze the factors that interfere with the educational administration in particular Higher Education Institution in Belem, studying the principles of scientific management by analysis of Act. nº. 9394 / 96 which deals with school management, seeking to identify the instruments that facilitate the administering authority, as well as analyze the participatory management within the higher education institution in particular. The questioning, on which model of organizational culture management of Higher Education Institutions in Belem is based, was answered through research among academic director, teachers and pupils, as a tool for data collection, questionnaire with open and closed mindUniversidade de Évora2015-06-01T16:30:02Z2015-06-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14616http://hdl.handle.net/10174/14616porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Braga, Lisbela Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:48.884508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da gestão educacional em instituição de ensino superior particular em Belém (Pará, Brasil)
title Avaliação da gestão educacional em instituição de ensino superior particular em Belém (Pará, Brasil)
spellingShingle Avaliação da gestão educacional em instituição de ensino superior particular em Belém (Pará, Brasil)
Braga, Lisbela Marques
Administração
Gestão educacional
Ensino superior
Cultura organizacional
Administration
Educational administration
Higher education
Organizational culture
title_short Avaliação da gestão educacional em instituição de ensino superior particular em Belém (Pará, Brasil)
title_full Avaliação da gestão educacional em instituição de ensino superior particular em Belém (Pará, Brasil)
title_fullStr Avaliação da gestão educacional em instituição de ensino superior particular em Belém (Pará, Brasil)
title_full_unstemmed Avaliação da gestão educacional em instituição de ensino superior particular em Belém (Pará, Brasil)
title_sort Avaliação da gestão educacional em instituição de ensino superior particular em Belém (Pará, Brasil)
author Braga, Lisbela Marques
author_facet Braga, Lisbela Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Lisbela Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Gestão educacional
Ensino superior
Cultura organizacional
Administration
Educational administration
Higher education
Organizational culture
topic Administração
Gestão educacional
Ensino superior
Cultura organizacional
Administration
Educational administration
Higher education
Organizational culture
description O presente estudo aborda apenas os fatores comuns a todas as IES, como conceitos e princípios estabelecidos a partir da experiência prática de alguns autores. Assim, aspectos subjetivos inerentes ao processo decisório não são abordados. A mensagem é a de que o papel inerente ao gestor em uma instituição de ensino seja determinado pelas tare¬fas e regras de gestão que lhe competem. A gestão do processo educacional tem que se entender, sobretudo, como participante de um processo maior, que é o de tornar o ensino das IES particulares em ensino efetivamente de qualidade,superando práticas de privatização das Universidades Públicas. Além disso, é preciso o entendimento de que a gestão é um processo contínuo e adaptativo, através do qual uma IES, define sua missão, objetivos e metas, bem como seleciona as estratégias e meios para atingir seus objetivos em determinado período de tempo, por meio da constante interação com o meio ambiente externo. O estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como objetivos analisar os fatores que interferem na gestão educacional em Instituição do Ensino Superior particular em Belém do Pará, estudando os princípios da administração científica por meio de análise da Lei n.º 9394/96 que trata da Gestão escolar, buscando identificar os instrumentos facilitadores da gestão competente, assim como analisar a gestão participativa no âmbito do ensino superior em instituição particular. O questionamento, em que modelo de cultura organizacional a administração das Instituições de Ensino Superior em Belém do Pará se baseia, foi respondido por meio de pesquisa entre diretor acadêmico, professores e alunos, tendo como instrumento de coleta de dados, questionário com perguntas abertas e fechadas de opinião; ABSTRACT: The study examines only the factors common to all IES, as concepts and principles from the practical experience of some authors. Thus, subjective aspects inherent in the decision making process are not addressed. The message is that the inherent role to the manager in an educational institution is determined by the tasks and rules of management that will compete. The management of the educational process has to be understood mainly as a participant in a larger process, which is to make the teaching of private IES effectively in teaching quality, overcoming practices of privatization of public universities. Moreover, we need to understand that management is an ongoing process and adaptive, through which an IES defines its mission, goals and objectives, and selects the strategies and means to achieve their goals in a determined period of time, through constant interaction with the external environment. The study is based on literature research and field, aiming to analyze the factors that interfere with the educational administration in particular Higher Education Institution in Belem, studying the principles of scientific management by analysis of Act. nº. 9394 / 96 which deals with school management, seeking to identify the instruments that facilitate the administering authority, as well as analyze the participatory management within the higher education institution in particular. The questioning, on which model of organizational culture management of Higher Education Institutions in Belem is based, was answered through research among academic director, teachers and pupils, as a tool for data collection, questionnaire with open and closed mind
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-01T16:30:02Z
2015-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14616
http://hdl.handle.net/10174/14616
url http://hdl.handle.net/10174/14616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136562377654272