What prones adolescents to act assertively:the social information processing in assertiveness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Mariana Ribeiro de Matos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/31668
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling What prones adolescents to act assertively:the social information processing in assertivenessProcessamento de informação socialAssertividadeDissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO objetivo do presente estudo prende-se na compreensão dos diferentes passos do processamento de informação social que está na base do comportamento assertivo durante a adolescência. Tendo como conceptualização teórica o Modelo de Processamento de Informação Social (SIP), explorámos o valor preditivo sequencial das etapas do SIP nas respostas assertivas, numa amostra de adolescentes retirada da comunidade e por recurso a modelos de equações estruturais. O modelo foi testado separadamente para rapazes e raparigas. Os principais resultados revelam que todas as respostas assertivas são preditas por atribuições de intenção neutras. Além disso, atribuições hostis predizem a assertividade quando mediadas por emoções como a zanga ou a tristeza. A vergonha teve um efeito mediador negativo entre atribuições hostis e a assertividade. A avaliação de resposta, preconizada como um dos antecedentes do comportamento social, não se mostrou preditora da resposta assertiva, apenas para os rapazes a avaliação antecedeu a escolha de uma resposta assertiva, por intermédio da emoção tristeza. Ao abordar o processo cognitivo e emocional subjacente ao comportamento assertivo, este estudo revela-se inovador e contribuiu para um maior entendimento do Modelo de Processamento de Informação Social no comportamento assertivo de adolescentes, particularmente pelas diferenças de género encontradas.The purpose of the present study is to understand the different steps of social information processing beyond assertive behavior during adolescence. Having as theoretical framework the model of Social Information Processing, we explored the predicted role of SIP steps on assertive responses, in a sample made of adolescents, using a model of sctrutural equations. The model was tested separately for girls and boys. The main results suggested that neutral attributions predict assertive responses. Hostile attributions predict assertive responses when mediated by anger and sadness. Shame was the single negative mediator between assertiveness and hostile attributions. Evaluation of response did not have the main effect in anticipating social behavior and only boys evaluated the convenience of acting assertively, when sad. In this sudy we approached the cognitive and emotional process that underlies assertive behavior, adding to a better undersating of Social Information Process, especially because of the gender differences we found.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31668http://hdl.handle.net/10316/31668TID:201443953engMendes, Mariana Ribeiro de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:43.596561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Mendes, Mariana Ribeiro de Matos
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