Ser pai e ser mãe : envolvimento e estilos parentais no período de latência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Constança Soares Cardoso de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37094
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
id RCAP_b0de61f939b047f0b1320ac130dc2a9f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/37094
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser pai e ser mãe : envolvimento e estilos parentais no período de latênciaEstilos educativos parentaisMãesPaisIdade escolarTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018O presente estudo foca o envolvimento parental (cuidados, disponibilidade, presença e disciplina) e os estilos educativos parentais (autoritário, democrático, permissivo), considerando grupos de pais e mães. Pretendeu-se: (1) averiguar se há diferenças entre pais e mães no envolvimento e nos estilos parentais; (2) analisar a relação entre as duas dimensões (em cada grupo); (3) analisar a sua relação com variáveis sociodemográficas (nível educacional, número de filhos e religiosidade). Participaram neste estudo 75 indivíduos, divididos em dois grupos (dependentes), pais (n = 35) e mães (n = 35) da mesma criança. A média de idades das crianças-alvo foi 8.06 (DP = 2.03). Utilizou-se a Escala de Envolvimento Paterno (respondida por pais e mães), uma versão reduzida do Questionário de Estilos e Dimensões Parentais, e um Questionário Demográfico para recolha de informação acerca dos pais e das crianças-alvo. Os resultados mostraram que as mães apresentaram um maior envolvimento parental (cuidados, disponibilidade e presença) e um maior recurso ao estilo democrático, comparativamente com os pais. No caso das mães, o envolvimento não se relacionou com os estilos parentais, mas no caso dos pais ocorreram associações positivas dos estilos democrático e permissivo com o envolvimento (respetivamente, subescalas cuidados e presença, e cuidados) e uma associação tendencial do estilo autoritário com a subescala disciplina. Por último, verificaram-se associações das variáveis sociodemográficas consideradas, quer com o envolvimento (com exceção do número de filhos no caso dos pais), quer com os estilos parentais (com exceção do nível educacional em ambos os grupos e da religiosidade no grupo de mães), ainda que tenham ocorrido variações em dimensões específicas conforme o grupo. Os resultados dão um contributo para aprofundar o estudo do envolvimento nos cuidados e educação dos filhos e dos estilos educativos, considerando o par parental, em particular a relação entre estas dimensões, ainda insuficientemente pesquisada.The present study focuses on the parental involvement (care, availability, presence and discipline) and parenting styles (authoritarian, democratic and permissive) of groups of mothers and fathers. The aims were: (1) to determine whether there are differences between fathers and mothers in involvement and parenting styles; (2) to analyze the relationship between the two dimensions (in each group); (3) to analyze their relationship with the sociodemographic variables (schooling, number of children and religiosity). The participants in this study, 75 individuals, were divided into two groups (dependent), fathers (n = 35) and mothers (n = 35) of the same child. The mean age of the target-children was 8.06 years (SD = 2.03). The Father Involvement Scale (answered by fathers and mothers), the Parenting Styles and Dimensions Questionnaire – Short Form, and a Demographic Questionnaire to collect information on the parents and target-children were used. The results showed that mothers presented higher levels of involvement (care, availability and presence) and greater use of the democratic style, compared to fathers. In the case of mothers, involvement was not related to parenting styles, however in the case of fathers there were positive associations of both democratic and permissive styles with involvement (care and presence, and care subscales, respectively) and a tendency towards association of the authoritarian style with the discipline subscale. Finally, there were associations of the considered sociodemographic variables with both involvement (except for the number of children in the case of fathers) and parenting styles (except for the schooling in both groups and religiosity in the mothers’ group), although there were variations in specific dimensions according to the group. The results contribute to furthering understanding of both involvement in the care and education of children and of parenting styles, considering the parental couple, especially the relationship between these dimensions, which still lacks sufficient research.Santos, Salomé Vieira, 1959-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Constança Soares Cardoso de Almeida2019-02-21T12:57:25Z20182018-06-252018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37094TID:202187225porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:13.762109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser pai e ser mãe : envolvimento e estilos parentais no período de latência
title Ser pai e ser mãe : envolvimento e estilos parentais no período de latência
spellingShingle Ser pai e ser mãe : envolvimento e estilos parentais no período de latência
Carvalho, Constança Soares Cardoso de Almeida
Estilos educativos parentais
Mães
Pais
Idade escolar
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Ser pai e ser mãe : envolvimento e estilos parentais no período de latência
title_full Ser pai e ser mãe : envolvimento e estilos parentais no período de latência
title_fullStr Ser pai e ser mãe : envolvimento e estilos parentais no período de latência
title_full_unstemmed Ser pai e ser mãe : envolvimento e estilos parentais no período de latência
title_sort Ser pai e ser mãe : envolvimento e estilos parentais no período de latência
author Carvalho, Constança Soares Cardoso de Almeida
author_facet Carvalho, Constança Soares Cardoso de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Salomé Vieira, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Constança Soares Cardoso de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos educativos parentais
Mães
Pais
Idade escolar
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Estilos educativos parentais
Mães
Pais
Idade escolar
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-06-25
2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-21T12:57:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/37094
TID:202187225
url http://hdl.handle.net/10451/37094
identifier_str_mv TID:202187225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134447497379840