Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Amanda Helena Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dias, Anelise Silva, Almeida, Leandro S., Joly, Cristina
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/16416
Resumo: O pensamento crítico é conceptualizado como uma forma de raciocínio de complexidade superior articulando conhecimento, experiência e competências intelectuais. É apresentado como relevante em circunstâncias quotidianas de resolução de problemas e um recurso valioso nas situações de aprendizagem escolar, particularmente no Ensino Superior. Nesta comunicação será apresentado o processo de tradução, adaptação e estudo exploratório de uma escala de auto-avaliação do uso do pensamento crítico em situações do quotidiano, levando-se a cabo uma análise qualitativa das características da escala, nomeadamente quanto à compreensão e relevância dos itens. Para o estudo quantitativo exploratório das características psicométricas, procedeu-se à aplicação da escala a uma amostra de alunos da área das Humanidades e das Ciências da Universidade do Minho e de Coimbra, procurando-se uma correlação dos resultados recolhidos com os obtidos mediante a aplicação da Escala de Competências de Estudo (ECE), que avalia o processo auto-regulado de estudo do aluno universitário. Com base nestes dados, pretende-se tecer implicações envolvendo as competências de estudo exibidas pelos alunos e as características do seu pensamento, considerando-se, adicionalmente, possíveis diferenças em função da área, curso, idade e género dos sujeitos.
id RCAP_b0ebf210db1587e34e8c269d8d628063
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16416
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacçõesPensamento críticoCompetências de estudoEnsino SuperiorAvaliaçãoO pensamento crítico é conceptualizado como uma forma de raciocínio de complexidade superior articulando conhecimento, experiência e competências intelectuais. É apresentado como relevante em circunstâncias quotidianas de resolução de problemas e um recurso valioso nas situações de aprendizagem escolar, particularmente no Ensino Superior. Nesta comunicação será apresentado o processo de tradução, adaptação e estudo exploratório de uma escala de auto-avaliação do uso do pensamento crítico em situações do quotidiano, levando-se a cabo uma análise qualitativa das características da escala, nomeadamente quanto à compreensão e relevância dos itens. Para o estudo quantitativo exploratório das características psicométricas, procedeu-se à aplicação da escala a uma amostra de alunos da área das Humanidades e das Ciências da Universidade do Minho e de Coimbra, procurando-se uma correlação dos resultados recolhidos com os obtidos mediante a aplicação da Escala de Competências de Estudo (ECE), que avalia o processo auto-regulado de estudo do aluno universitário. Com base nestes dados, pretende-se tecer implicações envolvendo as competências de estudo exibidas pelos alunos e as características do seu pensamento, considerando-se, adicionalmente, possíveis diferenças em função da área, curso, idade e género dos sujeitos.Faculdade de Psicologia - Universidade de LisboaSociedade Portuguesa de PsicologiaCGD - Caixa Geral de DepósitosCEGOCSHLPSE - Produtos e Serviços de Estatística, Lda.ProfiFormaSociedade Portuguesa de PsicologiaUniversidade do MinhoFranco, Amanda Helena RodriguesDias, Anelise SilvaAlmeida, Leandro S.Joly, Cristina2011-112011-11-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:40:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:40:46Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções
title Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções
spellingShingle Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções
Franco, Amanda Helena Rodrigues
Pensamento crítico
Competências de estudo
Ensino Superior
Avaliação
title_short Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções
title_full Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções
title_fullStr Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções
title_full_unstemmed Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções
title_sort Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções
author Franco, Amanda Helena Rodrigues
author_facet Franco, Amanda Helena Rodrigues
Dias, Anelise Silva
Almeida, Leandro S.
Joly, Cristina
author_role author
author2 Dias, Anelise Silva
Almeida, Leandro S.
Joly, Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Amanda Helena Rodrigues
Dias, Anelise Silva
Almeida, Leandro S.
Joly, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento crítico
Competências de estudo
Ensino Superior
Avaliação
topic Pensamento crítico
Competências de estudo
Ensino Superior
Avaliação
description O pensamento crítico é conceptualizado como uma forma de raciocínio de complexidade superior articulando conhecimento, experiência e competências intelectuais. É apresentado como relevante em circunstâncias quotidianas de resolução de problemas e um recurso valioso nas situações de aprendizagem escolar, particularmente no Ensino Superior. Nesta comunicação será apresentado o processo de tradução, adaptação e estudo exploratório de uma escala de auto-avaliação do uso do pensamento crítico em situações do quotidiano, levando-se a cabo uma análise qualitativa das características da escala, nomeadamente quanto à compreensão e relevância dos itens. Para o estudo quantitativo exploratório das características psicométricas, procedeu-se à aplicação da escala a uma amostra de alunos da área das Humanidades e das Ciências da Universidade do Minho e de Coimbra, procurando-se uma correlação dos resultados recolhidos com os obtidos mediante a aplicação da Escala de Competências de Estudo (ECE), que avalia o processo auto-regulado de estudo do aluno universitário. Com base nestes dados, pretende-se tecer implicações envolvendo as competências de estudo exibidas pelos alunos e as características do seu pensamento, considerando-se, adicionalmente, possíveis diferenças em função da área, curso, idade e género dos sujeitos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11
2011-11-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/16416
url http://hdl.handle.net/1822/16416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545401040896000