Eixo: Norte-Sul: análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Miguel Henriques Ramalho da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11033
Resumo: A nossa contemporaneidade está marcada pela disseminação da informação e do conhecimento, cuja velocidade e disponibilidade são apenas possíveis numa sociedade em rede, tendo como instrumento incontornável as novas tecnologias de informação e comunicação. Portanto, neste contexto, a produção, disseminação e acesso a tal informação tem contribuindo, entre outros aspetos, para o conhecimento dos sistemas nacionais de educação. Estas possibilidades foram um recurso essencial para o conhecimento dos sistemas de educação (nomeadamente através do PISA). A partir de alguns dos seus resultados, pretendeu-se questionar e analisar o porquê dos diferentes desempenhos dos alunos finlandeses e portugueses no referido programa. Assim, o presente estudo tem como objetivos entender os processos organizacionais, curriculares e de exercício e condições na docência nos sistemas educativos da Finlândia e de Portugal. Esta comparação permitiu identificar alguns elementos que estão na base de desempenhos educativos e encontrar evidências que permitiram destrinçar os diferentes desempenhos dos seus sistemas de ensino. Através de um processo analítico/comparativo multidimensional justapôs-se os dois sistemas (nestas dimensões) por forma a destacar as suas diferenças e semelhanças, procurando também, numa perspetiva histórica dos dois países, identificar quais os momentos charneira na constituição e construção destes e como essas decisões se refletem potencialmente na atualidade.
id RCAP_b0ed7fc4ab3db4084090516a5ec6a70f
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eixo: Norte-Sul: análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e PortugalFinlândiaPortugalSistemas educativosAnálise comparativaFinlandEducational systemsComparative analysisA nossa contemporaneidade está marcada pela disseminação da informação e do conhecimento, cuja velocidade e disponibilidade são apenas possíveis numa sociedade em rede, tendo como instrumento incontornável as novas tecnologias de informação e comunicação. Portanto, neste contexto, a produção, disseminação e acesso a tal informação tem contribuindo, entre outros aspetos, para o conhecimento dos sistemas nacionais de educação. Estas possibilidades foram um recurso essencial para o conhecimento dos sistemas de educação (nomeadamente através do PISA). A partir de alguns dos seus resultados, pretendeu-se questionar e analisar o porquê dos diferentes desempenhos dos alunos finlandeses e portugueses no referido programa. Assim, o presente estudo tem como objetivos entender os processos organizacionais, curriculares e de exercício e condições na docência nos sistemas educativos da Finlândia e de Portugal. Esta comparação permitiu identificar alguns elementos que estão na base de desempenhos educativos e encontrar evidências que permitiram destrinçar os diferentes desempenhos dos seus sistemas de ensino. Através de um processo analítico/comparativo multidimensional justapôs-se os dois sistemas (nestas dimensões) por forma a destacar as suas diferenças e semelhanças, procurando também, numa perspetiva histórica dos dois países, identificar quais os momentos charneira na constituição e construção destes e como essas decisões se refletem potencialmente na atualidade.In our contemporary world the dissemination of information and knowledge with increasing speed an availability are only possible in a networked society, whose foundation has as essential instrument the new information and communication technologies. Therefore, in this context, production, dissemination and access to such information has contributed, among other aspects, to the knowledge about national systems of education. These possibilities have been an essential resource for the understanding of the education systems (in particular by PISA). From some of the results, it was intended to question and analyse why Finnish and Portuguese students have different performances in that program. Thus, the present study aims to understand the organizational processes, curriculum and teaching conditions in the educational systems of Finland and Portugal. On this comparison there were identified some elements that are at the base of educational results and find evidence that allowed to sort out the different performances of these education systems.Through an analytical/comparative multidimensional process the two systems were juxtaposed (in these dimensions) in order to highlight their differences and similarities, and, in a historical perspective of the two countries, to identify which were the pivotal moments in their constitution and construction and how those decisions are potentially reflected today.2016-03-04T18:01:21Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11033TID:201206498porSilva, Pedro Miguel Henriques Ramalho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:41.918467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eixo: Norte-Sul: análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal
title Eixo: Norte-Sul: análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal
spellingShingle Eixo: Norte-Sul: análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal
Silva, Pedro Miguel Henriques Ramalho da
Finlândia
Portugal
Sistemas educativos
Análise comparativa
Finland
Educational systems
Comparative analysis
title_short Eixo: Norte-Sul: análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal
title_full Eixo: Norte-Sul: análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal
title_fullStr Eixo: Norte-Sul: análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal
title_full_unstemmed Eixo: Norte-Sul: análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal
title_sort Eixo: Norte-Sul: análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal
author Silva, Pedro Miguel Henriques Ramalho da
author_facet Silva, Pedro Miguel Henriques Ramalho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Miguel Henriques Ramalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Finlândia
Portugal
Sistemas educativos
Análise comparativa
Finland
Educational systems
Comparative analysis
topic Finlândia
Portugal
Sistemas educativos
Análise comparativa
Finland
Educational systems
Comparative analysis
description A nossa contemporaneidade está marcada pela disseminação da informação e do conhecimento, cuja velocidade e disponibilidade são apenas possíveis numa sociedade em rede, tendo como instrumento incontornável as novas tecnologias de informação e comunicação. Portanto, neste contexto, a produção, disseminação e acesso a tal informação tem contribuindo, entre outros aspetos, para o conhecimento dos sistemas nacionais de educação. Estas possibilidades foram um recurso essencial para o conhecimento dos sistemas de educação (nomeadamente através do PISA). A partir de alguns dos seus resultados, pretendeu-se questionar e analisar o porquê dos diferentes desempenhos dos alunos finlandeses e portugueses no referido programa. Assim, o presente estudo tem como objetivos entender os processos organizacionais, curriculares e de exercício e condições na docência nos sistemas educativos da Finlândia e de Portugal. Esta comparação permitiu identificar alguns elementos que estão na base de desempenhos educativos e encontrar evidências que permitiram destrinçar os diferentes desempenhos dos seus sistemas de ensino. Através de um processo analítico/comparativo multidimensional justapôs-se os dois sistemas (nestas dimensões) por forma a destacar as suas diferenças e semelhanças, procurando também, numa perspetiva histórica dos dois países, identificar quais os momentos charneira na constituição e construção destes e como essas decisões se refletem potencialmente na atualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2015-10
2016-03-04T18:01:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/11033
TID:201206498
url http://hdl.handle.net/10071/11033
identifier_str_mv TID:201206498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134682491650048