Estratégias de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da criança com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41702 |
Resumo: | A deficiência intelectual traduz-se por déficits cognitivos concomitantes ao funcionamento adaptativo e que envolvem comprometimentos nos domínios sociais, práticos e conceituais. Para minimizar essas limitações, podem-se utilizar estratégias que promovam a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual. Neste estudo, pretendemos analisar as contribuições da intervenção para a estimulação das capacidades cognitivas de uma criança com deficiência intelectual. Para tal, realizou-se uma pesquisa nos meses de setembro e outubro de 2019, numa escola pública do Brasil, com uma criança do 1º ano do Ensino Fundamental, tendo como objeto de estudo as estratégias de aprendizagem para alunos com deficiência intelectual. Para tanto, recorreu-se a entrevistas e observação participante. A discussão dos dados foi realizada por referência aos pressupostos teóricos de Honora e Frizanco (2008), Vygotsky (1988), Januzzi (2004), Mazzota (2011), Schwartzman e Lederman (2017), Oliveira e Manzini (2016), Buzetti (2015), Pimentel (2018), Boer (2012) e outros, além dos documentos norteadores como o manual da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD, 2010) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2014). De uma maneira geral, constatou-se que as estratégias adotadas e os fundamentos teóricos possibilitaram um expressivo desenvolvimento cognitivo da aluna em estudo que se deveu à organização de um planeamento adaptado e com estratégias/recursos específicos que contemplaram as necessidades cognitivas da criança. |
id |
RCAP_b0f35d98da86fa45ad5dc9ad3b3aa9fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41702 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da criança com deficiência intelectualEstratégiasAprendizagemDesenvolvimento CognitivoDeficiência IntelectualA deficiência intelectual traduz-se por déficits cognitivos concomitantes ao funcionamento adaptativo e que envolvem comprometimentos nos domínios sociais, práticos e conceituais. Para minimizar essas limitações, podem-se utilizar estratégias que promovam a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual. Neste estudo, pretendemos analisar as contribuições da intervenção para a estimulação das capacidades cognitivas de uma criança com deficiência intelectual. Para tal, realizou-se uma pesquisa nos meses de setembro e outubro de 2019, numa escola pública do Brasil, com uma criança do 1º ano do Ensino Fundamental, tendo como objeto de estudo as estratégias de aprendizagem para alunos com deficiência intelectual. Para tanto, recorreu-se a entrevistas e observação participante. A discussão dos dados foi realizada por referência aos pressupostos teóricos de Honora e Frizanco (2008), Vygotsky (1988), Januzzi (2004), Mazzota (2011), Schwartzman e Lederman (2017), Oliveira e Manzini (2016), Buzetti (2015), Pimentel (2018), Boer (2012) e outros, além dos documentos norteadores como o manual da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD, 2010) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2014). De uma maneira geral, constatou-se que as estratégias adotadas e os fundamentos teóricos possibilitaram um expressivo desenvolvimento cognitivo da aluna em estudo que se deveu à organização de um planeamento adaptado e com estratégias/recursos específicos que contemplaram as necessidades cognitivas da criança.Vaz, João Luís Pimentel, 1957-Repositório ComumSantos, Leticia Bezerra dos2022-08-30T09:12:37Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41702TID:203055667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:07:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:07Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da criança com deficiência intelectual |
title |
Estratégias de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da criança com deficiência intelectual |
spellingShingle |
Estratégias de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da criança com deficiência intelectual Santos, Leticia Bezerra dos Estratégias Aprendizagem Desenvolvimento Cognitivo Deficiência Intelectual |
title_short |
Estratégias de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da criança com deficiência intelectual |
title_full |
Estratégias de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da criança com deficiência intelectual |
title_fullStr |
Estratégias de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da criança com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
Estratégias de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da criança com deficiência intelectual |
title_sort |
Estratégias de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem da criança com deficiência intelectual |
author |
Santos, Leticia Bezerra dos |
author_facet |
Santos, Leticia Bezerra dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaz, João Luís Pimentel, 1957- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leticia Bezerra dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias Aprendizagem Desenvolvimento Cognitivo Deficiência Intelectual |
topic |
Estratégias Aprendizagem Desenvolvimento Cognitivo Deficiência Intelectual |
description |
A deficiência intelectual traduz-se por déficits cognitivos concomitantes ao funcionamento adaptativo e que envolvem comprometimentos nos domínios sociais, práticos e conceituais. Para minimizar essas limitações, podem-se utilizar estratégias que promovam a aprendizagem do sujeito com deficiência intelectual. Neste estudo, pretendemos analisar as contribuições da intervenção para a estimulação das capacidades cognitivas de uma criança com deficiência intelectual. Para tal, realizou-se uma pesquisa nos meses de setembro e outubro de 2019, numa escola pública do Brasil, com uma criança do 1º ano do Ensino Fundamental, tendo como objeto de estudo as estratégias de aprendizagem para alunos com deficiência intelectual. Para tanto, recorreu-se a entrevistas e observação participante. A discussão dos dados foi realizada por referência aos pressupostos teóricos de Honora e Frizanco (2008), Vygotsky (1988), Januzzi (2004), Mazzota (2011), Schwartzman e Lederman (2017), Oliveira e Manzini (2016), Buzetti (2015), Pimentel (2018), Boer (2012) e outros, além dos documentos norteadores como o manual da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD, 2010) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2014). De uma maneira geral, constatou-se que as estratégias adotadas e os fundamentos teóricos possibilitaram um expressivo desenvolvimento cognitivo da aluna em estudo que se deveu à organização de um planeamento adaptado e com estratégias/recursos específicos que contemplaram as necessidades cognitivas da criança. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30T09:12:37Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41702 TID:203055667 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41702 |
identifier_str_mv |
TID:203055667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546160517152768 |