Temperamento da criança, práticas parentais e adaptação da criança : estudo exploratório com crianças do pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inês Filipa Tomás Viegas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23133
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
id RCAP_b1070ca921eaf2767f297a79e6d30e09
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Temperamento da criança, práticas parentais e adaptação da criança : estudo exploratório com crianças do pré-escolarTemperamento da criançaPráticas parentaisEstratégias educacionaisTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015Esta investigação teve como objetivo principal estudar a relação entre as práticas educativas maternas e a adaptação das crianças entre os 3 e os 5 anos, considerando o papel do temperamento da criança como eventual moderador desta relação. Para tal, foram utilizados três questionários: para a adaptação da criança o Child Behavior Checklist 11/2-5y, para o temperamento o The Child Behavior Questionnaire e para as práticas parentais o Questionário de Práticas Parentais. Integraram a amostra 179 crianças, entre os 3 e os 5 anos, e as suas mães. A recolha teve lugar em estabelecimentos de ensino do pré-escolar na zona da Grande Lisboa e de Santarém. Os resultados obtidos permitem verificar estarmos perante uma amostra globalmente bastante adaptada, com valores equilibrados nas três dimensões de temperamento (emocionalidade negativa, extroversão e controlo com esforço). Observamos diversas associações relevantes entre o temperamento e a adaptação da criança, entre as práticas parentais e a adaptação da criança, e entre as práticas parentais e o temperamento, embora neste último caso com menor magnitude. Verificou-se que o temperamento explica parcialmente alguma variância na adaptação, ocorrendo um aumento ligeiro do valor quando são adicionadas as práticas parentais. Não foi possível demonstrar o papel do temperamento como moderador da relação entre as práticas parentais e a adaptação da criança. Os resultados deste estudo sugerem que, a avaliação do temperamento das crianças pode servir como instrumento para identificar as crianças em risco de desenvolver problemas de adaptação, reforçando a importância do temperamento na adaptação da criança pré-escolar.This research aimed to study the relationship between maternal educational practices and the adaptation of children aged between 3 and 5 years, considering the role of the child’s temperamento as a possible moderator of this relationship. Three questionnaires were used: to measure the child adaptation we used the “Child Behavior Checklist 11 / 2-5y”, to measure temperament we used the “Child Behavior Questionnaire” and to measure the parenting practices we used the “Questionnaire Parental Practices”. The sample included 179 children age between 3 and 5 years old and their mothers. The data collection took place in pre-school establishments in Lisbon and Santarém. Our results show an overall adapted sample, with balanced temperament values in three dimensions (negative affectivity, surgency and effortful control). We found several relevant associations between temperament and the child adaptation, between the parenting practices and the child adaptation, and between the parenting practices and the child temperament, although in this last case with more moderate values. We found that the temperament dimensions partly explains some variance in the adaptation, which increases slightly with the introduction of parenting practices. It was not possible to show the temperament role as moderator of the relationship between parenting practices and child adaptation. The results presented in this study suggest that the assessment of children’s temperament can serve as a tool to identify children at risk of developing adaptation problems, reinforcing the importance of temperament in the adaptation of the preschool child.Barros, Luísa, 1957-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Inês Filipa Tomás Viegas2016-03-24T14:35:13Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23133TID:201212226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:35.981717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Temperamento da criança, práticas parentais e adaptação da criança : estudo exploratório com crianças do pré-escolar
title Temperamento da criança, práticas parentais e adaptação da criança : estudo exploratório com crianças do pré-escolar
spellingShingle Temperamento da criança, práticas parentais e adaptação da criança : estudo exploratório com crianças do pré-escolar
Santos, Inês Filipa Tomás Viegas
Temperamento da criança
Práticas parentais
Estratégias educacionais
Teses de mestrado - 2015
title_short Temperamento da criança, práticas parentais e adaptação da criança : estudo exploratório com crianças do pré-escolar
title_full Temperamento da criança, práticas parentais e adaptação da criança : estudo exploratório com crianças do pré-escolar
title_fullStr Temperamento da criança, práticas parentais e adaptação da criança : estudo exploratório com crianças do pré-escolar
title_full_unstemmed Temperamento da criança, práticas parentais e adaptação da criança : estudo exploratório com crianças do pré-escolar
title_sort Temperamento da criança, práticas parentais e adaptação da criança : estudo exploratório com crianças do pré-escolar
author Santos, Inês Filipa Tomás Viegas
author_facet Santos, Inês Filipa Tomás Viegas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Luísa, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Inês Filipa Tomás Viegas
dc.subject.por.fl_str_mv Temperamento da criança
Práticas parentais
Estratégias educacionais
Teses de mestrado - 2015
topic Temperamento da criança
Práticas parentais
Estratégias educacionais
Teses de mestrado - 2015
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-19
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-24T14:35:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23133
TID:201212226
url http://hdl.handle.net/10451/23133
identifier_str_mv TID:201212226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134315918917632