Ensino profissional rural como ferramenta ao serviço das dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monge, José António Carrasco
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5167
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_b10e344c7bcbfb30ab3b5775556440de
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino profissional rural como ferramenta ao serviço das dificuldades de aprendizagemEnsino profissional - PortugalDesenvolvimento rural - PortugalDificuldades de aprendizagemIndisciplina escolarEducação inclusivaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2011A EPDRS (Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa), patenteia característi-cas/problemas que, se por um lado, a identificam com as escolas do ensino regular, por outro lado, pela sua identidade de escola do interior, rural e da ruralidade, a distanciam e a tornam única na região. O ensino profissional atrai alunos com altas expectativas no que respeita ao sucesso escolar, às aprendizagens significativas, à empregabilidade. Mas, de uma forma geral, são também alunos com percursos marcados pelo insucesso no ensino regular, muitas vezes referenciados com dificuldades de aprendizagem e indisciplinados. Acolher estes alunos, com esta duplicidade de valores ao nível das expectativas versus com-portamentos e atitudes, revelou-se tarefa difícil de ultrapassar. E é exatamente no ultrapassar desta dificuldade que se encontra o carácter único da EPDRS, em contexto local. É o exemplo de escola inclusiva também no sentido em que integra os excluídos do ensino regular e assim lhes proporciona um reequacionamento dos seus percursos de vida. A escola não pode fugir às suas responsabilidades e defraudar as expectativas que todos nela depositam – os alunos, o tecido empresarial, a região. Assim, assumindo o seu papel de motor do desenvolvimento rural, a escola adaptou-se, reinventou-se e propõe estratégias e ferramen-tas que a transformam no meio pedagógico e educativo por excelência para, com os alunos, debelar comportamentos desviantes (que configuram dificuldades de aprendizagem). E, igualmente, com eles cumprir as suas expectativas.EPDRS (a vocational school for the rural development of Serpa) reveals some characteristics or problems which may either relate it to the regular education or place it away from other schools as an inland, rural school, being the only one in the area which is dedicated to rurality. The vocational education attracts students with high expectations as far as school success, significant learning and employability are concerned. However, these are also students whose schooling has been marked by failure in regular education, most times connected to learning disabilities, as well as insubordination. Welcoming these students, with such complex duality regarding expectations and behaviours or attitudes has become a hard task to achieve and EPDRS is the only school in the region which is able to overcome this problem. It’s also an inclusive role model school because it reintegrates those who have been excluded from regular learning, making it possible for them to reorganize their life paths. Schools can’t just get away from its responsibility nor disappoint the expectations of students, of entrepreneurial executives or of a whole community. Therefore, assuming its role as a promoter of the rural development, this school has evolved, it has been adapted and it was even reinvented. It is now able to come up with the strategies and the tools required to an ideal teaching and an educational environment, so that the students may be able to overcome not only their behaviourial issues but also their learning disabilities. Thus will the school ac-complish its goals.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaMonge, José António Carrasco2012-02-03T12:53:24Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:38.636354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino profissional rural como ferramenta ao serviço das dificuldades de aprendizagem
title Ensino profissional rural como ferramenta ao serviço das dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Ensino profissional rural como ferramenta ao serviço das dificuldades de aprendizagem
Monge, José António Carrasco
Ensino profissional - Portugal
Desenvolvimento rural - Portugal
Dificuldades de aprendizagem
Indisciplina escolar
Educação inclusiva
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Ensino profissional rural como ferramenta ao serviço das dificuldades de aprendizagem
title_full Ensino profissional rural como ferramenta ao serviço das dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Ensino profissional rural como ferramenta ao serviço das dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Ensino profissional rural como ferramenta ao serviço das dificuldades de aprendizagem
title_sort Ensino profissional rural como ferramenta ao serviço das dificuldades de aprendizagem
author Monge, José António Carrasco
author_facet Monge, José António Carrasco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monge, José António Carrasco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional - Portugal
Desenvolvimento rural - Portugal
Dificuldades de aprendizagem
Indisciplina escolar
Educação inclusiva
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Ensino profissional - Portugal
Desenvolvimento rural - Portugal
Dificuldades de aprendizagem
Indisciplina escolar
Educação inclusiva
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-03T12:53:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5167
url http://hdl.handle.net/10451/5167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193873059840