A gestão do desempenho dos médicos de família no Serviço Nacional de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Cláudia
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Gonçalves, Aldina, Blaise, Pierre, van Lerberghe, Wim, Ferrinho, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/101133
Resumo: RESUMO - Este trabalho explora a importância que os sistemas de gestão do desempenho individual têm para um grupo de gestores do Serviço Nacional de Saúde. Foram feitas entrevistas a gestores de uma administração regional de saúde e a um grupo de directores de centros de saúde. Procurou-se conhecer os critérios que são habitualmente utilizados para avaliar o desempenho do médico de família, quais as consequências da avaliação de desempenho e a opinião dos gestores sobre o que poderia melhorar a situação.
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spelling A gestão do desempenho dos médicos de família no Serviço Nacional de SaúdePerformance measurement of family physicians in the Portuguese National Health ServiceRESUMO - Este trabalho explora a importância que os sistemas de gestão do desempenho individual têm para um grupo de gestores do Serviço Nacional de Saúde. Foram feitas entrevistas a gestores de uma administração regional de saúde e a um grupo de directores de centros de saúde. Procurou-se conhecer os critérios que são habitualmente utilizados para avaliar o desempenho do médico de família, quais as consequências da avaliação de desempenho e a opinião dos gestores sobre o que poderia melhorar a situação.ABSTRACT - A key aspect of current reforms in Europe is an increased focus on the first line, with a central role for the «general practitioner/family physician». The introduction of family practice as a specific discipline in Portugal goes back only to the early 1980’s, following the introduction of a National Health Service (NHS) in the 1970’s. This paper explores the awareness, among health system managers at various levels, of performance problems, as well as their perception of what is being done and could be done to improve it. The first step was to interview senior NHS managers at regional and sub-regional health authority level. The second step was to interview directors of health centres, the place where family physicians work. It shows that performance management is a poorly developed issue of the management armamentarium of public sector managers in the Portuguese NHS. Health services managers appear to be aware of the need of finding mechanisms for performance management at institutional level, but show little concern with performance management at individual or subinstitutional level. Moreover, they apparently focus on evaluation of process and structure and make little or no mention of assessing the actual production of health.Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde PúblicaRUNConceição, CláudiaGonçalves, AldinaBlaise, Pierrevan Lerberghe, WimFerrinho, Paulo2020-07-20T13:44:19Z2001-012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/101133porConceição, Cláudia; Gonçalves, Aldina; Blaise, Pierre; van Lerberghe, Wim; Ferrinho, Paulo - A gestão do desempenho dos médicos de família no Serviço Nacional de Saúde = Performance measurement of family physicians in the Portuguese National Health Service. Revista Portuguesa de Saúde Pública. ISSN 0870-9025. Vol. 19, Nº 1 (Janeiro/Junho 2001), p. 15-230870-9025info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:47:22Zoai:run.unl.pt:10362/101133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:39:29.318727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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