A Educação de Jovens e Adultos (EJA): estudo dos motivos do abandono escolar em Santarém-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eduvíges Cruz dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5397
Resumo: O Trabalho de pesquisa objetivou compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e Médio e sua relação com o mundo social. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Júlia Gonçalves Passarinho, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Izabel. Foi realizada com 120 alunos de EJA nas séries 3ª e 4ª Etapas do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª Etapas do Ensino Médio; 32 professores, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando o método de análise para relacionar a teoria e a prática das ações desenvolvidas do contexto escolar das categorias em estudo. Através das informações aqui prestadas verificou-se que o ensino aprendizagem dos alunos da EJA mantém certo grau de dificuldades, por se tratar de pessoas que estavam ausentes das atividades escolares a algum tempo, ou que precisam trabalhar para o sustento de sua família. No caso de algumas mulheres, os filhos são motivos de abandono escolar ou fracasso na educação da EJA. Rotina cansativa. Mas, a necessidade de obter uma profissão para ingressarem no mercado de trabalho, os leva ao retorno para a escola, sendo necessário o incentivo por parte dos professores, para que estes alunos cheguem à concluírem todas as etapas do Ensino da EJA. A análise permitiu identificar que a prática dos professores deve acontecer com mais objetividade, visto que as dificuldades enfrentadas pelos alunos são várias, refletindo assim negativamente na vida pessoal de cada aluno.
id RCAP_b11a9e3a701ef7f4f86b98f3851d435a
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5397
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Educação de Jovens e Adultos (EJA): estudo dos motivos do abandono escolar em Santarém-PAAbandono escolarEnsinoAprendizagemAlunosProfessoresEscolaSchool dropoutEducationLearningStudentsTeachersSchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Trabalho de pesquisa objetivou compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e Médio e sua relação com o mundo social. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Júlia Gonçalves Passarinho, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Izabel. Foi realizada com 120 alunos de EJA nas séries 3ª e 4ª Etapas do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª Etapas do Ensino Médio; 32 professores, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando o método de análise para relacionar a teoria e a prática das ações desenvolvidas do contexto escolar das categorias em estudo. Através das informações aqui prestadas verificou-se que o ensino aprendizagem dos alunos da EJA mantém certo grau de dificuldades, por se tratar de pessoas que estavam ausentes das atividades escolares a algum tempo, ou que precisam trabalhar para o sustento de sua família. No caso de algumas mulheres, os filhos são motivos de abandono escolar ou fracasso na educação da EJA. Rotina cansativa. Mas, a necessidade de obter uma profissão para ingressarem no mercado de trabalho, os leva ao retorno para a escola, sendo necessário o incentivo por parte dos professores, para que estes alunos cheguem à concluírem todas as etapas do Ensino da EJA. A análise permitiu identificar que a prática dos professores deve acontecer com mais objetividade, visto que as dificuldades enfrentadas pelos alunos são várias, refletindo assim negativamente na vida pessoal de cada aluno.The research work aimed at understanding how the process of teaching and learning in Youth and Adult Education in Primary and Secondary Education works and its relation to the social world. The research took place at the Julia Gonçalves Passarinho Basic Education State School, at the Gonçalves Dias State Elementary School and at Princess Izabel Municipal Elementary School. It was carried out with 120 students of EJA in 3rd and 4th Primary Education Stages and 1st and 2nd High School Stages; 32 teachers with a qualitative and quantitative approach, using the method of analysis to relate the theory and practice of the actions developed in the school context of the categories studied. Through the information provided here, it was found that the teaching and learning of the students EJA holds certain degree of difficulty, because they were absent from school activities for some time, or because they need to work to support their families. For some women, their children are reasons for school dropouts or failure in the education of adults’ .Tiring routine. But the need to get a profession to enter the labor market, leads to the return to school, requiring encouragement from teachers, so that these students come to complete all stages of adult education. The analysis showed that the practice of teachers should be more objective, since the difficulties faced by many students are many and reflect negatively on the personal life of each student.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSantos, Eduvíges Cruz dos2016-05-14T09:52:39Z2015-07-30T00:00:00Z2015-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5397201134616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:43Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:15.374703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Educação de Jovens e Adultos (EJA): estudo dos motivos do abandono escolar em Santarém-PA
title A Educação de Jovens e Adultos (EJA): estudo dos motivos do abandono escolar em Santarém-PA
spellingShingle A Educação de Jovens e Adultos (EJA): estudo dos motivos do abandono escolar em Santarém-PA
Santos, Eduvíges Cruz dos
Abandono escolar
Ensino
Aprendizagem
Alunos
Professores
Escola
School dropout
Education
Learning
Students
Teachers
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A Educação de Jovens e Adultos (EJA): estudo dos motivos do abandono escolar em Santarém-PA
title_full A Educação de Jovens e Adultos (EJA): estudo dos motivos do abandono escolar em Santarém-PA
title_fullStr A Educação de Jovens e Adultos (EJA): estudo dos motivos do abandono escolar em Santarém-PA
title_full_unstemmed A Educação de Jovens e Adultos (EJA): estudo dos motivos do abandono escolar em Santarém-PA
title_sort A Educação de Jovens e Adultos (EJA): estudo dos motivos do abandono escolar em Santarém-PA
author Santos, Eduvíges Cruz dos
author_facet Santos, Eduvíges Cruz dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fátima
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Eduvíges Cruz dos
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono escolar
Ensino
Aprendizagem
Alunos
Professores
Escola
School dropout
Education
Learning
Students
Teachers
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Abandono escolar
Ensino
Aprendizagem
Alunos
Professores
Escola
School dropout
Education
Learning
Students
Teachers
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Trabalho de pesquisa objetivou compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e Médio e sua relação com o mundo social. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Júlia Gonçalves Passarinho, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Izabel. Foi realizada com 120 alunos de EJA nas séries 3ª e 4ª Etapas do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª Etapas do Ensino Médio; 32 professores, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando o método de análise para relacionar a teoria e a prática das ações desenvolvidas do contexto escolar das categorias em estudo. Através das informações aqui prestadas verificou-se que o ensino aprendizagem dos alunos da EJA mantém certo grau de dificuldades, por se tratar de pessoas que estavam ausentes das atividades escolares a algum tempo, ou que precisam trabalhar para o sustento de sua família. No caso de algumas mulheres, os filhos são motivos de abandono escolar ou fracasso na educação da EJA. Rotina cansativa. Mas, a necessidade de obter uma profissão para ingressarem no mercado de trabalho, os leva ao retorno para a escola, sendo necessário o incentivo por parte dos professores, para que estes alunos cheguem à concluírem todas as etapas do Ensino da EJA. A análise permitiu identificar que a prática dos professores deve acontecer com mais objetividade, visto que as dificuldades enfrentadas pelos alunos são várias, refletindo assim negativamente na vida pessoal de cada aluno.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30T00:00:00Z
2015-07-30T00:00:00Z
2016-05-14T09:52:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5397
201134616
url http://hdl.handle.net/10284/5397
identifier_str_mv 201134616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130289174216704