A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1ºciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Inês Carona de Pina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46581
Resumo: O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Setúbal. Este projeto, intitulado de “A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi realizado com uma turma de terceiro ano, com o objetivo de as crianças poderem desenvolver as atividades cooperativas melhorando com isso, ao longo do tempo, as relações interpessoais entre elas. A metodologia investigativa utilizada centrou-se, essencialmente, na vertente qualitativa e, por sua vez, na investigação sobre a prática pois o projeto permitiu refletir a minha práxis como docente o que possibilitou que a recolha de dados e a sua análise fossem necessários para uma reflexão profunda sobre o trabalho desenvolvido. Os resultados obtidos no projeto, centram-se, fundamentalmente, nos conhecimentos que os alunos foram adquirindo e nos comportamentos que adequaram em cada uma das situações em que se depararam. Neste sentido, nas atividades realizadas, as atitudes que as crianças tiveram serviram de objeto de estudo. Este projeto, permitiu que as crianças fossem capazes de evoluir, gradualmente, não só a nível pessoal, mas também na sua relação interpessoal e comunicação. Outros aspetos a evidenciar no trabalho focam-se na forma como os alunos começaram a não necessitar tanto do adulto para poderem resolver os conflitos, mas sim ajudarem-se mutuamente a resolver os problemas em questão.
id RCAP_b11c90a79caab9f3491187f06f19feac
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46581
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1ºciclo do ensino básicoAprendizagemRelação interpessoalCooperaçãoLearningInterpersonal relationshipCooperationO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Setúbal. Este projeto, intitulado de “A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi realizado com uma turma de terceiro ano, com o objetivo de as crianças poderem desenvolver as atividades cooperativas melhorando com isso, ao longo do tempo, as relações interpessoais entre elas. A metodologia investigativa utilizada centrou-se, essencialmente, na vertente qualitativa e, por sua vez, na investigação sobre a prática pois o projeto permitiu refletir a minha práxis como docente o que possibilitou que a recolha de dados e a sua análise fossem necessários para uma reflexão profunda sobre o trabalho desenvolvido. Os resultados obtidos no projeto, centram-se, fundamentalmente, nos conhecimentos que os alunos foram adquirindo e nos comportamentos que adequaram em cada uma das situações em que se depararam. Neste sentido, nas atividades realizadas, as atitudes que as crianças tiveram serviram de objeto de estudo. Este projeto, permitiu que as crianças fossem capazes de evoluir, gradualmente, não só a nível pessoal, mas também na sua relação interpessoal e comunicação. Outros aspetos a evidenciar no trabalho focam-se na forma como os alunos começaram a não necessitar tanto do adulto para poderem resolver os conflitos, mas sim ajudarem-se mutuamente a resolver os problemas em questão.This work was carried out as part of the Master's Degree in Preschool and Primary School Education at Instituto Politécnico de Setúbal. This project, entitled "The promotion of interpersonal relationships through cooperative learning in the 1st cycle of basic education", was carried out with a 3rd grade class, with the objective of allowing children to develop cooperative activities, thus improving, over time, the interpersonal relationships between them. The investigative methodology used focused primarily on qualitative research and, in turn, on research on practice because the project will allow me to reflect on my practice as a teacher, which allowed data collection and analysis to be necessary for a deep reflection on the work developed. The results obtained in the project focus primarily on the knowledge that students acquire and the behaviors they adapt in each of the situations they encounter. That is, in the activities performed, the attitudes that children have serve as an object of study in order to draw conclusions from them. This project allowed the children to gradually evolve, not only on a personal level, but also in their interpersonal relationships and communication. Other aspects to be highlighted in the work focus on the way the students began not to need the adult so much to be able to solve conflicts, but to help each other to undo the problems in question.Figueiredo, Carla CibeleRepositório ComumAguiar, Inês Carona de Pina2023-072023-07-01T00:00:00Z2024-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46581TID:203379268porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-10T03:16:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:16.814002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1ºciclo do ensino básico
title A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1ºciclo do ensino básico
spellingShingle A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1ºciclo do ensino básico
Aguiar, Inês Carona de Pina
Aprendizagem
Relação interpessoal
Cooperação
Learning
Interpersonal relationship
Cooperation
title_short A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1ºciclo do ensino básico
title_full A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1ºciclo do ensino básico
title_fullStr A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1ºciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1ºciclo do ensino básico
title_sort A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1ºciclo do ensino básico
author Aguiar, Inês Carona de Pina
author_facet Aguiar, Inês Carona de Pina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Carla Cibele
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Inês Carona de Pina
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Relação interpessoal
Cooperação
Learning
Interpersonal relationship
Cooperation
topic Aprendizagem
Relação interpessoal
Cooperação
Learning
Interpersonal relationship
Cooperation
description O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Setúbal. Este projeto, intitulado de “A promoção das relações interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi realizado com uma turma de terceiro ano, com o objetivo de as crianças poderem desenvolver as atividades cooperativas melhorando com isso, ao longo do tempo, as relações interpessoais entre elas. A metodologia investigativa utilizada centrou-se, essencialmente, na vertente qualitativa e, por sua vez, na investigação sobre a prática pois o projeto permitiu refletir a minha práxis como docente o que possibilitou que a recolha de dados e a sua análise fossem necessários para uma reflexão profunda sobre o trabalho desenvolvido. Os resultados obtidos no projeto, centram-se, fundamentalmente, nos conhecimentos que os alunos foram adquirindo e nos comportamentos que adequaram em cada uma das situações em que se depararam. Neste sentido, nas atividades realizadas, as atitudes que as crianças tiveram serviram de objeto de estudo. Este projeto, permitiu que as crianças fossem capazes de evoluir, gradualmente, não só a nível pessoal, mas também na sua relação interpessoal e comunicação. Outros aspetos a evidenciar no trabalho focam-se na forma como os alunos começaram a não necessitar tanto do adulto para poderem resolver os conflitos, mas sim ajudarem-se mutuamente a resolver os problemas em questão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07
2023-07-01T00:00:00Z
2024-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46581
TID:203379268
url http://hdl.handle.net/10400.26/46581
identifier_str_mv TID:203379268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135408319102976