O Ser e o Fazer no ensino religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scussel, Marcos André
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4177
Resumo: Ao refletirmos sobre o Ensino Religioso enquanto área do conhecimento, e nos ocuparmos com o estudo do fenômeno religioso, precisamos ter presente a função do professor desse componente curricular. Nenhum processo educativo constitui-se isoladamente sem uma intencionalidade que perpassa o fazer pedagógico do timoneiro da educação. Neste artigo, que é parte da dissertação do Mestrado em Educação na PUCRS, busco aprofundar o papel do educador no desenvolvimento da aprendizagem, no diálogo e na partilha que acontece em sala de aula. A partir da história do Ensino Religioso, lançamos um olhar prospectivo no aspecto do conteúdo, da metodologia e, principalmente, do ser do educador inserido neste processo.
id RCAP_b11d7abfa67a0c6ca006a25f12ff96a8
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4177
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ser e o Fazer no ensino religiosoRELIGIÃOEDUCAÇÃO RELIGIOSAFILOSOFIA DA RELIGIÃOENSINO DA RELIGIÃORELIGIONRELIGIOUS EDUCATIONPHILOSOPHY OF RELIGIONRELIGION TEACHINGAo refletirmos sobre o Ensino Religioso enquanto área do conhecimento, e nos ocuparmos com o estudo do fenômeno religioso, precisamos ter presente a função do professor desse componente curricular. Nenhum processo educativo constitui-se isoladamente sem uma intencionalidade que perpassa o fazer pedagógico do timoneiro da educação. Neste artigo, que é parte da dissertação do Mestrado em Educação na PUCRS, busco aprofundar o papel do educador no desenvolvimento da aprendizagem, no diálogo e na partilha que acontece em sala de aula. A partir da história do Ensino Religioso, lançamos um olhar prospectivo no aspecto do conteúdo, da metodologia e, principalmente, do ser do educador inserido neste processo.When we reflect on Religious Teaching as a field of knowing and think about the Religious phenomenon , we have to know the teacher’s role in this curricular component. No educative process is made alone without the direct participation of the teacher. In this article, that is part of the dissertation of the master’s degree in PUCRS , I intend to make stronger the teacher’s role in the learning development, in the dialogue and sharing that happens in the classroom. With the history of the Religious Teaching, we see deep in the future on the subject aspect, methodology, and mainly the teacher’s function put in this process. Key-words: Religions Teaching; Religiosity; Pedagogical practice.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-19T04:12:33Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4177por1646-1630Scussel, Marcos Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-24T01:31:28Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:34.380708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ser e o Fazer no ensino religioso
title O Ser e o Fazer no ensino religioso
spellingShingle O Ser e o Fazer no ensino religioso
Scussel, Marcos André
RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
ENSINO DA RELIGIÃO
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
PHILOSOPHY OF RELIGION
RELIGION TEACHING
title_short O Ser e o Fazer no ensino religioso
title_full O Ser e o Fazer no ensino religioso
title_fullStr O Ser e o Fazer no ensino religioso
title_full_unstemmed O Ser e o Fazer no ensino religioso
title_sort O Ser e o Fazer no ensino religioso
author Scussel, Marcos André
author_facet Scussel, Marcos André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scussel, Marcos André
dc.subject.por.fl_str_mv RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
ENSINO DA RELIGIÃO
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
PHILOSOPHY OF RELIGION
RELIGION TEACHING
topic RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
ENSINO DA RELIGIÃO
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
PHILOSOPHY OF RELIGION
RELIGION TEACHING
description Ao refletirmos sobre o Ensino Religioso enquanto área do conhecimento, e nos ocuparmos com o estudo do fenômeno religioso, precisamos ter presente a função do professor desse componente curricular. Nenhum processo educativo constitui-se isoladamente sem uma intencionalidade que perpassa o fazer pedagógico do timoneiro da educação. Neste artigo, que é parte da dissertação do Mestrado em Educação na PUCRS, busco aprofundar o papel do educador no desenvolvimento da aprendizagem, no diálogo e na partilha que acontece em sala de aula. A partir da história do Ensino Religioso, lançamos um olhar prospectivo no aspecto do conteúdo, da metodologia e, principalmente, do ser do educador inserido neste processo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2013-11-19T04:12:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4177
url http://hdl.handle.net/10437/4177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-1630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131262456168448