Gestão da permeabilidade das vias aéreas à pessoa com patologia respiratória crónica :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Maria da Conceição Furtado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37102
Resumo: O presente relatório teve como principal objetivo a descrição e análise reflexiva das competências adquiridas ao longo do estágio clínico, realizado em dois campos distintos, num serviço de Medicina de um Hospital central de Lisboa e numa Unidade de Cuidados de Média Duração e Reabilitação (UMDR) na zona confinante de Lisboa, de acordo com a área de especialização em Enfermagem de Reabilitação (ER), para a obtenção do título de grau de mestre na respetiva área. A prática clínica desenvolvida foi sustentada ao abrigo da Teoria do Autocuidado de Orem (2001), constructo teórico que ajudou na estruturação do pensamento e planeamento das intervenções. A patologia respiratória crónica é presentemente identificada como um problema emergente a nível mundial. Em Portugal, constitui uma das principais causas de morbilidade e mortalidade, bem como, a sua forte correspondência em relação aos internamentos e reinternamentos hospitalares. O destaque para a gestão da permeabilidade das vias aéreas foi o foco da minha intervenção, uma vez que a acumulação de secreções é uma forte condicionante à aquisição de prováveis infeções respiratórias, muito evidente na pessoa com patologia respiratória crónica. A reabilitação respiratória, incidindo nos mecanismos de limpeza das vias aéreas, irá possibilitar a libertação de secreções e consequente melhoria da permeabilidade das vias aéreas, reduzindo agudizações da patologia. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) deve assegurar a eficácia desses mecanismos, adequando-os o melhor possível a cada pessoa/família, sendo primordial a sua integração e participação no processo de reabilitação. De salientar, o quão me foi possível crescer a nível pessoal e profissional, como futura EEER, pelos conhecimentos e competências adquiridas, destacando outras áreas de intervenção, como a reeducação motora e cognitiva.
id RCAP_b123fe832d7b394ad95906624f441a01
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão da permeabilidade das vias aéreas à pessoa com patologia respiratória crónica :intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoEnfermagem em reabilitaçãoEnfermeiro especialistaAutocuidadoDoenças respiratóriasReabilitaçãoO presente relatório teve como principal objetivo a descrição e análise reflexiva das competências adquiridas ao longo do estágio clínico, realizado em dois campos distintos, num serviço de Medicina de um Hospital central de Lisboa e numa Unidade de Cuidados de Média Duração e Reabilitação (UMDR) na zona confinante de Lisboa, de acordo com a área de especialização em Enfermagem de Reabilitação (ER), para a obtenção do título de grau de mestre na respetiva área. A prática clínica desenvolvida foi sustentada ao abrigo da Teoria do Autocuidado de Orem (2001), constructo teórico que ajudou na estruturação do pensamento e planeamento das intervenções. A patologia respiratória crónica é presentemente identificada como um problema emergente a nível mundial. Em Portugal, constitui uma das principais causas de morbilidade e mortalidade, bem como, a sua forte correspondência em relação aos internamentos e reinternamentos hospitalares. O destaque para a gestão da permeabilidade das vias aéreas foi o foco da minha intervenção, uma vez que a acumulação de secreções é uma forte condicionante à aquisição de prováveis infeções respiratórias, muito evidente na pessoa com patologia respiratória crónica. A reabilitação respiratória, incidindo nos mecanismos de limpeza das vias aéreas, irá possibilitar a libertação de secreções e consequente melhoria da permeabilidade das vias aéreas, reduzindo agudizações da patologia. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) deve assegurar a eficácia desses mecanismos, adequando-os o melhor possível a cada pessoa/família, sendo primordial a sua integração e participação no processo de reabilitação. De salientar, o quão me foi possível crescer a nível pessoal e profissional, como futura EEER, pelos conhecimentos e competências adquiridas, destacando outras áreas de intervenção, como a reeducação motora e cognitiva.Marques, Maria de FátimaRepositório ComumTrindade, Maria da Conceição Furtado2021-07-16T14:40:58Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37102TID:202642500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:09:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:11:03.831403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da permeabilidade das vias aéreas à pessoa com patologia respiratória crónica :
intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação
title Gestão da permeabilidade das vias aéreas à pessoa com patologia respiratória crónica :
spellingShingle Gestão da permeabilidade das vias aéreas à pessoa com patologia respiratória crónica :
Trindade, Maria da Conceição Furtado
Enfermagem em reabilitação
Enfermeiro especialista
Autocuidado
Doenças respiratórias
Reabilitação
title_short Gestão da permeabilidade das vias aéreas à pessoa com patologia respiratória crónica :
title_full Gestão da permeabilidade das vias aéreas à pessoa com patologia respiratória crónica :
title_fullStr Gestão da permeabilidade das vias aéreas à pessoa com patologia respiratória crónica :
title_full_unstemmed Gestão da permeabilidade das vias aéreas à pessoa com patologia respiratória crónica :
title_sort Gestão da permeabilidade das vias aéreas à pessoa com patologia respiratória crónica :
author Trindade, Maria da Conceição Furtado
author_facet Trindade, Maria da Conceição Furtado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Maria de Fátima
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Maria da Conceição Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem em reabilitação
Enfermeiro especialista
Autocuidado
Doenças respiratórias
Reabilitação
topic Enfermagem em reabilitação
Enfermeiro especialista
Autocuidado
Doenças respiratórias
Reabilitação
description O presente relatório teve como principal objetivo a descrição e análise reflexiva das competências adquiridas ao longo do estágio clínico, realizado em dois campos distintos, num serviço de Medicina de um Hospital central de Lisboa e numa Unidade de Cuidados de Média Duração e Reabilitação (UMDR) na zona confinante de Lisboa, de acordo com a área de especialização em Enfermagem de Reabilitação (ER), para a obtenção do título de grau de mestre na respetiva área. A prática clínica desenvolvida foi sustentada ao abrigo da Teoria do Autocuidado de Orem (2001), constructo teórico que ajudou na estruturação do pensamento e planeamento das intervenções. A patologia respiratória crónica é presentemente identificada como um problema emergente a nível mundial. Em Portugal, constitui uma das principais causas de morbilidade e mortalidade, bem como, a sua forte correspondência em relação aos internamentos e reinternamentos hospitalares. O destaque para a gestão da permeabilidade das vias aéreas foi o foco da minha intervenção, uma vez que a acumulação de secreções é uma forte condicionante à aquisição de prováveis infeções respiratórias, muito evidente na pessoa com patologia respiratória crónica. A reabilitação respiratória, incidindo nos mecanismos de limpeza das vias aéreas, irá possibilitar a libertação de secreções e consequente melhoria da permeabilidade das vias aéreas, reduzindo agudizações da patologia. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) deve assegurar a eficácia desses mecanismos, adequando-os o melhor possível a cada pessoa/família, sendo primordial a sua integração e participação no processo de reabilitação. De salientar, o quão me foi possível crescer a nível pessoal e profissional, como futura EEER, pelos conhecimentos e competências adquiridas, destacando outras áreas de intervenção, como a reeducação motora e cognitiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-07-16T14:40:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37102
TID:202642500
url http://hdl.handle.net/10400.26/37102
identifier_str_mv TID:202642500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129981217931264