Simulação e modelação de tráfego multi-serviço pós-3G na presença da mobilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Rui Filipe Rosa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3823
Resumo: Nesta dissertação apresentam-se dois tipos de abordagem ao tráfego multi-serviço. Uma através de modelação, incluindo os aspectos de mobilidade, e outra através de simulação. O trabalho tem por base uma classificação e caracterização de serviços e aplicações realizada principalmente para diversos tipos de cenários de operação, incluindo também informações detalhadas quanto à utilização da mistura das aplicações. Em termos de modelação, consideram-se os modelos Markov-Modulated-Poisson- Processes (MMPP) ou Bernoulli-Poisson-Pascal (BPP), para o tráfego multiserviço e considera-se a mobilidade. Antes de se validar o modelo através de simulação, apresentase um exemplo ilustrativo da aplicação do modelo. Foi desenvolvido um simulador recorrendo a uma ferramenta de simulação com uma perspectiva de modelação de processo (fluxo de transacções). Foram implementadas dois tipos de geometria, o primeiro tipo de geometria é uma geometria em forma de rotunda ou de circular em redor de uma cidade, enquanto que a segunda geometria é uma configuração de 7 células que têm a forma de hexágono. Primeiro realizam-se simulações para validar o comportamento do simulador com um serviço de voz permanente, apresentam-se os resultados de probabilidade de bloqueio, falha de handover e de bloqueio de on/off, Pb, Phf , Pbonoff e Pbonoff Te orico , concluiu-se que com o aumento gradual do tráfego oferecido, as probabilidades de bloqueio, de falha de handover e de bloqueio de on/off também aumenta. Para validar o modelo BPP simula-se o caso em que os serviços de VOI e VTE decorrem em simultâneo e a partilharem 48 canais, para o serviço VOI, Pbonoff Te orico nunca intersecta o valor de Pbonoff simulado; no caso de VTE, no entanto, Pbonoff Te orico intersecta Pbonoff simulado quando é superior a 10, podendo-se considerar que a intersecção ocorre para valores de próximos de 100. Realizam-se também simulações onde se testa VOI e VTE a operarem simultaneamente e a partilham 52 canais ou seja foi proposto o aumento de mais 4 canais o que representa um pequeno aumento no número de canais disponíveis, de cerca de 8.3%. Para ambas as aplicações Pb, Phf e Pbonoff , baixaram de forma drástica no caso de VOI, aproximadamente 1000 vezes menos que no caso de 48 canais partilhados. No caso de VTE o aumento de 48 canais para 52 canais permitiu reduzir os valores de Pb e Phf para 4.6 a 4.7 vezes menos. Conclui-se que com a introdução de quatro canais adicionais a presença do serviço de voz deixa de afectar negativamente a aplicação de VTE embora o serviço de voz ocupe poucos recursos. A partir da simulação de um cenário em que se alteram as geometrias de simulação, conclui-se que com uma geometria com 10 células dispostas em rotunda ou circular urbana, ao contrário do que se poderia prever, não se obtêm resultados muito diferentes do que no caso com 7 células em forma de hexágono a duas dimensões. Por isso, em futuros desenvolvimentos do simulador, o cenário com 7 células não precisa necessariamente de ser considerado.
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Foi desenvolvido um simulador recorrendo a uma ferramenta de simulação com uma perspectiva de modelação de processo (fluxo de transacções). Foram implementadas dois tipos de geometria, o primeiro tipo de geometria é uma geometria em forma de rotunda ou de circular em redor de uma cidade, enquanto que a segunda geometria é uma configuração de 7 células que têm a forma de hexágono. Primeiro realizam-se simulações para validar o comportamento do simulador com um serviço de voz permanente, apresentam-se os resultados de probabilidade de bloqueio, falha de handover e de bloqueio de on/off, Pb, Phf , Pbonoff e Pbonoff Te orico , concluiu-se que com o aumento gradual do tráfego oferecido, as probabilidades de bloqueio, de falha de handover e de bloqueio de on/off também aumenta. Para validar o modelo BPP simula-se o caso em que os serviços de VOI e VTE decorrem em simultâneo e a partilharem 48 canais, para o serviço VOI, Pbonoff Te orico nunca intersecta o valor de Pbonoff simulado; no caso de VTE, no entanto, Pbonoff Te orico intersecta Pbonoff simulado quando é superior a 10, podendo-se considerar que a intersecção ocorre para valores de próximos de 100. Realizam-se também simulações onde se testa VOI e VTE a operarem simultaneamente e a partilham 52 canais ou seja foi proposto o aumento de mais 4 canais o que representa um pequeno aumento no número de canais disponíveis, de cerca de 8.3%. Para ambas as aplicações Pb, Phf e Pbonoff , baixaram de forma drástica no caso de VOI, aproximadamente 1000 vezes menos que no caso de 48 canais partilhados. No caso de VTE o aumento de 48 canais para 52 canais permitiu reduzir os valores de Pb e Phf para 4.6 a 4.7 vezes menos. Conclui-se que com a introdução de quatro canais adicionais a presença do serviço de voz deixa de afectar negativamente a aplicação de VTE embora o serviço de voz ocupe poucos recursos. A partir da simulação de um cenário em que se alteram as geometrias de simulação, conclui-se que com uma geometria com 10 células dispostas em rotunda ou circular urbana, ao contrário do que se poderia prever, não se obtêm resultados muito diferentes do que no caso com 7 células em forma de hexágono a duas dimensões. Por isso, em futuros desenvolvimentos do simulador, o cenário com 7 células não precisa necessariamente de ser considerado.In this dissertation two approaches to the multi-service traffic are presented. One through modelling, including mobility aspects, and another through simulation. The work is based on a classification and characterisation of services and applications held mainly for various types of scenarios of operation, including detailed information on the use of the mixture of applications. In terms of modelling, the Markov-Modulated-Poisson-Processes(MMPP), or BernoulliPoisson-Pascal (BPP) models were considered, for multiservice traffic with mobility support. Prior to validating the model through simulation, an example of application of the model is presented. A simulator was developed by using a simulation tool with a process modelling perspective (transactions flow). Two geometry types were implemented; the first one is a geometry-shaped roundabout or a ring around a city, while the second is a geometry configuration with 7 hexagonal cells. The first simulations were carried out to validate the performance of the simulator with a permanent voice service, and the results obtained for Pb, Phf , Pbonoff and Pbonoff T eorico ´ , allow to conclude that with the gradual increase of the traffic offered, the probability of blocking, handover failure, and on/off blocking, also increases. To validate the BPP model it is simulated the case in which the services of VTE and VOI occur simultaneously and sharing 48 channels. For the VOI service, Pbonoff T eorico ´ never intersects the value of the simulated Pbonoff , for the VTE one, however, Pbonoff T eorico ´ intersects the simulated Pbonoff when γ is over 10, it may be considered that the intersection occurs for values of γ close to 100. Simulations were also carried out where VOI and VTE operate sharing 52 channels, i.e, it was proposed an increase of 4 channels, which represents a small increase in the number of available channels, about 8.3%. For both applications the blocking, handover failure and on/off blocking probabilities, Pb, Phf and Pbonoff , decrease dramatically in the case of VOI, approximately 1000 times less than in the case of 48 channels shared. In the case of VTE, increasing the channels from 48 to 52 reduced the values of Pb and Phf to around 4.6-4.7 times less. With the introduction of four additional channels the presence of the voice service does not affect negatively the application of VTE although the service of voice occupies few resources. From the simulation of a scenario in which the geometry of simulation is changed, from 10 cells arranged in circular roundabout or urban ring to 7 hexagon-shaped cells in two dimensions, it is concluded that, contrary to what one could predict, results are not very different. So, in future developments of the simulator, the scenario with 7 cells does not necessarily need to be considered.Universidade da Beira InteriorVelez, Fernando José da SilvauBibliorumPaulo, Rui Filipe Rosa2015-09-21T13:43:13Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:21Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:10.024985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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