Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5532 |
Resumo: | Este estudo empírico tem como objetivo geral avaliar os níveis de preferência para cada estilo de aprendizagem e as pontuações médias obtidas em provas de raciocínio numérico, verbal, espacial, abstrato e mecânico em estudantes do ensino superior da Universidade da Beira Interior, analisando como estas variáveis se comportam em função do género, curso e ano de escolaridade frequentado pelos estudantes e verificar a relação entre os diferentes estilos de aprendizagem e destes com os tipos de raciocínio. Participam, 140 estudantes do Ensino Superior, 61 do sexo masculino e 81 do feminino, com idades compreendidas entre 18 e 25 anos. Para a recolha de dados foram utilizados: um questionário Sociodemográfico, a versão portuguesa do questionário CHAEA (Miranda & Morais, 2008) e a Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (Almeida, 1992). Os resultados obtidos evidenciam que existem diferenças estatisticamente significativas nos estilos de aprendizagem em função do género para o Estilo Pragmático. No que respeita aos tipos de raciocínio observaram-se diferenças estatisticamente significativas relativamente ao género no Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico; no que se refere aos cursos, em todos os tipos de raciocínio e relativamente ao ano de escolaridade no Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico. Verificou-se ainda a existência de uma correlação positiva entre o Estilo Pragmático com o Estilo Ativo, e o Estilo Reflexivo com o Estilo Teórico e uma correlação negativa estatisticamente significativa entre o Estilo Reflexivo e o Raciocínio Abstrato e entre o Estilo Teórico e o Raciocínio Espacial. |
id |
RCAP_b13fca74528d4d6bce6c88dbf88bfdf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5532 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino SuperiorEnsino SuperiorEstilos de AprendizagemRaciocínioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEste estudo empírico tem como objetivo geral avaliar os níveis de preferência para cada estilo de aprendizagem e as pontuações médias obtidas em provas de raciocínio numérico, verbal, espacial, abstrato e mecânico em estudantes do ensino superior da Universidade da Beira Interior, analisando como estas variáveis se comportam em função do género, curso e ano de escolaridade frequentado pelos estudantes e verificar a relação entre os diferentes estilos de aprendizagem e destes com os tipos de raciocínio. Participam, 140 estudantes do Ensino Superior, 61 do sexo masculino e 81 do feminino, com idades compreendidas entre 18 e 25 anos. Para a recolha de dados foram utilizados: um questionário Sociodemográfico, a versão portuguesa do questionário CHAEA (Miranda & Morais, 2008) e a Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (Almeida, 1992). Os resultados obtidos evidenciam que existem diferenças estatisticamente significativas nos estilos de aprendizagem em função do género para o Estilo Pragmático. No que respeita aos tipos de raciocínio observaram-se diferenças estatisticamente significativas relativamente ao género no Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico; no que se refere aos cursos, em todos os tipos de raciocínio e relativamente ao ano de escolaridade no Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico. Verificou-se ainda a existência de uma correlação positiva entre o Estilo Pragmático com o Estilo Ativo, e o Estilo Reflexivo com o Estilo Teórico e uma correlação negativa estatisticamente significativa entre o Estilo Reflexivo e o Raciocínio Abstrato e entre o Estilo Teórico e o Raciocínio Espacial.This empirical study aims to describe the assessment of preference for each learning style and the average scores obtained in tests of numerical, verbal, spatial, abstract and mechanical reasoning of undergraduate students at the University of Beira Interior, analyzing how these variables behave according to gender, course and grade attended by students and analyse the relationship between the different learning styles and these with kinds of reasoning. Involved 140 college students, 61 males and 81 females, aged between 18 and 25 years. For data collection were used: one Sociodemographic questionnaire, the Portuguese version CHAEA (Miranda & Morais, 2008) and a BPRD (Almeida, 1992). The results show that there are statistically significant differences in the Learning styles by gender for Pragmatic Style. With regard to the types of reasoning we observed statistically significant differences regarding gender in Spatial Reasoning and Mechanical Reasoning; with regard to courses in all types of reasoning and for the year of schooling in Mechanical Reasoning and Spatial Reasoning. There was also the existence of a positive correlation between the Active and Pragmatic Style and the Reflective Style with theoretical Style and a statistically significant negative correlation between the RA and Reflective Style and between Theoretical Style and Spatial Reasoning.Esgalhado, Maria da Graça ProençauBibliorumGil, Cristina Maria Marques2018-07-30T16:20:12Z2014-10-32014-11-052014-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5532TID:201639858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:25.469063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior |
title |
Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior |
spellingShingle |
Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior Gil, Cristina Maria Marques Ensino Superior Estilos de Aprendizagem Raciocínio Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior |
title_full |
Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior |
title_fullStr |
Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior |
title_sort |
Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior |
author |
Gil, Cristina Maria Marques |
author_facet |
Gil, Cristina Maria Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esgalhado, Maria da Graça Proença uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Cristina Maria Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Estilos de Aprendizagem Raciocínio Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Ensino Superior Estilos de Aprendizagem Raciocínio Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Este estudo empírico tem como objetivo geral avaliar os níveis de preferência para cada estilo de aprendizagem e as pontuações médias obtidas em provas de raciocínio numérico, verbal, espacial, abstrato e mecânico em estudantes do ensino superior da Universidade da Beira Interior, analisando como estas variáveis se comportam em função do género, curso e ano de escolaridade frequentado pelos estudantes e verificar a relação entre os diferentes estilos de aprendizagem e destes com os tipos de raciocínio. Participam, 140 estudantes do Ensino Superior, 61 do sexo masculino e 81 do feminino, com idades compreendidas entre 18 e 25 anos. Para a recolha de dados foram utilizados: um questionário Sociodemográfico, a versão portuguesa do questionário CHAEA (Miranda & Morais, 2008) e a Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (Almeida, 1992). Os resultados obtidos evidenciam que existem diferenças estatisticamente significativas nos estilos de aprendizagem em função do género para o Estilo Pragmático. No que respeita aos tipos de raciocínio observaram-se diferenças estatisticamente significativas relativamente ao género no Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico; no que se refere aos cursos, em todos os tipos de raciocínio e relativamente ao ano de escolaridade no Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico. Verificou-se ainda a existência de uma correlação positiva entre o Estilo Pragmático com o Estilo Ativo, e o Estilo Reflexivo com o Estilo Teórico e uma correlação negativa estatisticamente significativa entre o Estilo Reflexivo e o Raciocínio Abstrato e entre o Estilo Teórico e o Raciocínio Espacial. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-3 2014-11-05 2014-11-05T00:00:00Z 2018-07-30T16:20:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/5532 TID:201639858 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/5532 |
identifier_str_mv |
TID:201639858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136360592834560 |