Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Cristina Maria Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5532
Resumo: Este estudo empírico tem como objetivo geral avaliar os níveis de preferência para cada estilo de aprendizagem e as pontuações médias obtidas em provas de raciocínio numérico, verbal, espacial, abstrato e mecânico em estudantes do ensino superior da Universidade da Beira Interior, analisando como estas variáveis se comportam em função do género, curso e ano de escolaridade frequentado pelos estudantes e verificar a relação entre os diferentes estilos de aprendizagem e destes com os tipos de raciocínio. Participam, 140 estudantes do Ensino Superior, 61 do sexo masculino e 81 do feminino, com idades compreendidas entre 18 e 25 anos. Para a recolha de dados foram utilizados: um questionário Sociodemográfico, a versão portuguesa do questionário CHAEA (Miranda & Morais, 2008) e a Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (Almeida, 1992). Os resultados obtidos evidenciam que existem diferenças estatisticamente significativas nos estilos de aprendizagem em função do género para o Estilo Pragmático. No que respeita aos tipos de raciocínio observaram-se diferenças estatisticamente significativas relativamente ao género no Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico; no que se refere aos cursos, em todos os tipos de raciocínio e relativamente ao ano de escolaridade no Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico. Verificou-se ainda a existência de uma correlação positiva entre o Estilo Pragmático com o Estilo Ativo, e o Estilo Reflexivo com o Estilo Teórico e uma correlação negativa estatisticamente significativa entre o Estilo Reflexivo e o Raciocínio Abstrato e entre o Estilo Teórico e o Raciocínio Espacial.
id RCAP_b13fca74528d4d6bce6c88dbf88bfdf5
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino SuperiorEnsino SuperiorEstilos de AprendizagemRaciocínioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEste estudo empírico tem como objetivo geral avaliar os níveis de preferência para cada estilo de aprendizagem e as pontuações médias obtidas em provas de raciocínio numérico, verbal, espacial, abstrato e mecânico em estudantes do ensino superior da Universidade da Beira Interior, analisando como estas variáveis se comportam em função do género, curso e ano de escolaridade frequentado pelos estudantes e verificar a relação entre os diferentes estilos de aprendizagem e destes com os tipos de raciocínio. Participam, 140 estudantes do Ensino Superior, 61 do sexo masculino e 81 do feminino, com idades compreendidas entre 18 e 25 anos. Para a recolha de dados foram utilizados: um questionário Sociodemográfico, a versão portuguesa do questionário CHAEA (Miranda & Morais, 2008) e a Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (Almeida, 1992). Os resultados obtidos evidenciam que existem diferenças estatisticamente significativas nos estilos de aprendizagem em função do género para o Estilo Pragmático. No que respeita aos tipos de raciocínio observaram-se diferenças estatisticamente significativas relativamente ao género no Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico; no que se refere aos cursos, em todos os tipos de raciocínio e relativamente ao ano de escolaridade no Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico. Verificou-se ainda a existência de uma correlação positiva entre o Estilo Pragmático com o Estilo Ativo, e o Estilo Reflexivo com o Estilo Teórico e uma correlação negativa estatisticamente significativa entre o Estilo Reflexivo e o Raciocínio Abstrato e entre o Estilo Teórico e o Raciocínio Espacial.This empirical study aims to describe the assessment of preference for each learning style and the average scores obtained in tests of numerical, verbal, spatial, abstract and mechanical reasoning of undergraduate students at the University of Beira Interior, analyzing how these variables behave according to gender, course and grade attended by students and analyse the relationship between the different learning styles and these with kinds of reasoning. Involved 140 college students, 61 males and 81 females, aged between 18 and 25 years. For data collection were used: one Sociodemographic questionnaire, the Portuguese version CHAEA (Miranda & Morais, 2008) and a BPRD (Almeida, 1992). The results show that there are statistically significant differences in the Learning styles by gender for Pragmatic Style. With regard to the types of reasoning we observed statistically significant differences regarding gender in Spatial Reasoning and Mechanical Reasoning; with regard to courses in all types of reasoning and for the year of schooling in Mechanical Reasoning and Spatial Reasoning. There was also the existence of a positive correlation between the Active and Pragmatic Style and the Reflective Style with theoretical Style and a statistically significant negative correlation between the RA and Reflective Style and between Theoretical Style and Spatial Reasoning.Esgalhado, Maria da Graça ProençauBibliorumGil, Cristina Maria Marques2018-07-30T16:20:12Z2014-10-32014-11-052014-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5532TID:201639858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:25.469063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior
title Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior
spellingShingle Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior
Gil, Cristina Maria Marques
Ensino Superior
Estilos de Aprendizagem
Raciocínio
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior
title_full Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior
title_fullStr Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior
title_full_unstemmed Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior
title_sort Estilos de Aprendizagem e Raciocínio Numérico; Verbal; Espacial; Abstrato e Mecânico em alunos do Ensino Superior
author Gil, Cristina Maria Marques
author_facet Gil, Cristina Maria Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esgalhado, Maria da Graça Proença
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Cristina Maria Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Estilos de Aprendizagem
Raciocínio
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Ensino Superior
Estilos de Aprendizagem
Raciocínio
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Este estudo empírico tem como objetivo geral avaliar os níveis de preferência para cada estilo de aprendizagem e as pontuações médias obtidas em provas de raciocínio numérico, verbal, espacial, abstrato e mecânico em estudantes do ensino superior da Universidade da Beira Interior, analisando como estas variáveis se comportam em função do género, curso e ano de escolaridade frequentado pelos estudantes e verificar a relação entre os diferentes estilos de aprendizagem e destes com os tipos de raciocínio. Participam, 140 estudantes do Ensino Superior, 61 do sexo masculino e 81 do feminino, com idades compreendidas entre 18 e 25 anos. Para a recolha de dados foram utilizados: um questionário Sociodemográfico, a versão portuguesa do questionário CHAEA (Miranda & Morais, 2008) e a Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (Almeida, 1992). Os resultados obtidos evidenciam que existem diferenças estatisticamente significativas nos estilos de aprendizagem em função do género para o Estilo Pragmático. No que respeita aos tipos de raciocínio observaram-se diferenças estatisticamente significativas relativamente ao género no Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico; no que se refere aos cursos, em todos os tipos de raciocínio e relativamente ao ano de escolaridade no Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico. Verificou-se ainda a existência de uma correlação positiva entre o Estilo Pragmático com o Estilo Ativo, e o Estilo Reflexivo com o Estilo Teórico e uma correlação negativa estatisticamente significativa entre o Estilo Reflexivo e o Raciocínio Abstrato e entre o Estilo Teórico e o Raciocínio Espacial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-3
2014-11-05
2014-11-05T00:00:00Z
2018-07-30T16:20:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5532
TID:201639858
url http://hdl.handle.net/10400.6/5532
identifier_str_mv TID:201639858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136360592834560