Sono-vig?lia e Problemas do Comportamento Internalizantes e Externalizantes em Crian?as dos 6 aos 11 anos: perce??o parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andreia In?s Abreu dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marques, Mariana (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/588
Resumo: Introdu??o: O sono ? essencial para a sobreviv?ncia de todos os seres humanos e, muito em particular, para o bem-estar emocional e cognitivo das crian?as. Diferentes vari?veis do sono e altera??es do mesmo, como a sua priva??o, podem conduzir a diversas consequ?ncias comportamentais e cognitivas, que podem ser categorizadas em internalizantes ou externalizantes. Este estudo tem como objetivos: caracterizar, numa amostra de crian?as em idade escolar, de acordo com a perce??o parental, h?bitos e vari?veis de sono e problemas do comportamento internalizantes e externalizantes; explorar, na mesma amostra, as associa??es entre os referidos h?bitos e vari?veis de sono e os dois tipos de problemas do comportamento. M?todos: 100 pais/representantes legais de crian?as entre os 6 e os 11 anos preencheram um question?rio sociodemogr?fico, o Question?rio Padr?o Sono-Vig?lia de Crian?as (PSVC) e o Question?rio de Comportamentos da Crian?a 6-18 (CBCL 6-18). Resultados: Segundo a perce??o dos pais, a maioria das crian?as levava menos de 10 minutos a adormecer e n?o acordava durante a noite. Uma percentagem significativa tinha medo de dormir no escuro e precisava de luz para adormecer (eventual diss?nia) e de um objeto de refer?ncia. Durante a noite uma percentagem significativa de crian?as rangia os dentes (eventual parass?nia). A subescala com valor m?dio T mais elevado foi o Isolamento/depress?o e a dimens?o global com o valor m?dio T maior foi a Problemas internalizantes. A maioria das crian?as apresentou pontua??o ?normal? em todas as subescalas. A subescala Isolamento/depress?o foi a que apresentou mais casos ?borderline? e a subescala Comportamentos agressivos apresentou o maior n?mero de crian?as na categoria ?cl?nica?. A dimens?o global com maior n?mero de casos cl?nicos foi a Problemas internalizantes. No geral, as diversas vari?veis do sono associaram-se significativamente aos problemas de comportamento: crian?as que ?muitas vezes ou sempre? apresentaram altera??es do sono tinham valores mais elevados de problemas de comportamento. Discuss?o: Encontraram-se diversas associa??es entre problemas e h?bitos do sono e problemas de comportamento, particularmente internalizantes. Importa criar programas de preven??o/interven??o na ?rea do sono e comportamento para psicoeducar os pais nestas ?reas e intervir junto das fam?lias, de forma a melhorar os h?bitos de sono, diminuir a presen?a de perturba??es do sono e de problemas comportamentais. / Introduction: Sleep is essential for the survival of every human being and particularly to children?s emotional and cognitive wellbeing. Different sleep variables and sleep alteration, such as its privation, lead to several cognitive and behaviour consequences, named as Internalizing or Externalizing. This study aims to characterize sleep habits and variables as well as Internalizing and Externalizing behavior problems, in a sample of school children, according to parents? perception; explore the association between sleep habits and variables and the two types of behaviour, in the same sample of children. Methods: One hundred parents/legal representatives of children aged between six and eleven years old filled in a sociodemographic, The Sleep-Wake Children Questionnaire and Child Behaviour Checklist 6-18. Results: According to parents? perception, most children took about ten minutes to fall asleep and did not wake up during the night. A significant proportion of children was afraid of sleeping in the dark and needed a light (possible dyssomnia) and an object of reference to fall asleep. During the night a significant proportion of children gnash their teeth (possible parasomnia). The subscale with the higher mean T value was Isolation/depression and the global dimension with the higher mean T value was Internalizing Problems. Most children had a ?normal? scoring in every subscales. Isolation/depression subscale was the one that presented more borderline cases and the Aggressive behaviours subscale presented the highest number of children in the clinic category. The global dimension with the most clinic cases was Internalizing Problems. Generally, several sleep variables were significantly associated to behaviour problems: children that often or always presented sleep alterations had higher behaviour problems values. Discussion: Several associations were found between sleep habits and problems and behaviour problems, particularly Internalizing. Seems important to create prevention/intervention programs on sleep and behavior to educate parents in these areas and intervene with the families, to improve sleep habits, reduce the presence of sleep disturbances and behavior problems.
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Este estudo tem como objetivos: caracterizar, numa amostra de crian?as em idade escolar, de acordo com a perce??o parental, h?bitos e vari?veis de sono e problemas do comportamento internalizantes e externalizantes; explorar, na mesma amostra, as associa??es entre os referidos h?bitos e vari?veis de sono e os dois tipos de problemas do comportamento. M?todos: 100 pais/representantes legais de crian?as entre os 6 e os 11 anos preencheram um question?rio sociodemogr?fico, o Question?rio Padr?o Sono-Vig?lia de Crian?as (PSVC) e o Question?rio de Comportamentos da Crian?a 6-18 (CBCL 6-18). Resultados: Segundo a perce??o dos pais, a maioria das crian?as levava menos de 10 minutos a adormecer e n?o acordava durante a noite. Uma percentagem significativa tinha medo de dormir no escuro e precisava de luz para adormecer (eventual diss?nia) e de um objeto de refer?ncia. Durante a noite uma percentagem significativa de crian?as rangia os dentes (eventual parass?nia). 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Importa criar programas de preven??o/interven??o na ?rea do sono e comportamento para psicoeducar os pais nestas ?reas e intervir junto das fam?lias, de forma a melhorar os h?bitos de sono, diminuir a presen?a de perturba??es do sono e de problemas comportamentais. / Introduction: Sleep is essential for the survival of every human being and particularly to children?s emotional and cognitive wellbeing. Different sleep variables and sleep alteration, such as its privation, lead to several cognitive and behaviour consequences, named as Internalizing or Externalizing. This study aims to characterize sleep habits and variables as well as Internalizing and Externalizing behavior problems, in a sample of school children, according to parents? perception; explore the association between sleep habits and variables and the two types of behaviour, in the same sample of children. Methods: One hundred parents/legal representatives of children aged between six and eleven years old filled in a sociodemographic, The Sleep-Wake Children Questionnaire and Child Behaviour Checklist 6-18. Results: According to parents? perception, most children took about ten minutes to fall asleep and did not wake up during the night. A significant proportion of children was afraid of sleeping in the dark and needed a light (possible dyssomnia) and an object of reference to fall asleep. During the night a significant proportion of children gnash their teeth (possible parasomnia). The subscale with the higher mean T value was Isolation/depression and the global dimension with the higher mean T value was Internalizing Problems. Most children had a ?normal? scoring in every subscales. Isolation/depression subscale was the one that presented more borderline cases and the Aggressive behaviours subscale presented the highest number of children in the clinic category. 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