Marketing Verde: comparando o consumo de produtos ecológicos nas gerações X e Y
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32443 |
Resumo: | Este estudo analisa a influência de determinados estímulos de marketing (propaganda, informação veiculada e preço) no consumo de produtos ecológicos, comparando o comportamento dos consumidores portugueses das gerações X e Y. Através de uma pesquisa quantitativa, crosssectional, com base num questionário online, cujos resultados foram analisados com recurso ao software SPSS Statistics 25, concluímos que existem algumas semelhanças entre ambas as gerações, como a capacidade de identificação dos produtos ecológicos e a predisposição para a sua compra, o impacto positivo das campanhas de comunicação com apelo emocional e a perceção da importância dos rótulos dos produtos ecológicos. A variável que mais distingue o comportamento de ambas as gerações é o preço, pois a geração Y está mais predisposta a pagar um valor superior por um produto ecológico. Esta investigação contribui para a literatura sobre o comportamento do consumidor, especialmente no âmbito da variável “geração”, aplicado ao contexto do consumo de produtos ecológicos. Também ajuda as empresas a posicionarem-se melhor na relação com os consumidores de ambas as gerações analisadas. A definição de estratégias de targeting mais acuradas relativamente à promoção, preço e decisão de compra pode então tomar como ponto de partida os resultados deste estudo. |
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Marketing Verde: comparando o consumo de produtos ecológicos nas gerações X e YMarketing verdeProdutos ecológicosEstímulos de marketingGeração XGeração YEste estudo analisa a influência de determinados estímulos de marketing (propaganda, informação veiculada e preço) no consumo de produtos ecológicos, comparando o comportamento dos consumidores portugueses das gerações X e Y. Através de uma pesquisa quantitativa, crosssectional, com base num questionário online, cujos resultados foram analisados com recurso ao software SPSS Statistics 25, concluímos que existem algumas semelhanças entre ambas as gerações, como a capacidade de identificação dos produtos ecológicos e a predisposição para a sua compra, o impacto positivo das campanhas de comunicação com apelo emocional e a perceção da importância dos rótulos dos produtos ecológicos. A variável que mais distingue o comportamento de ambas as gerações é o preço, pois a geração Y está mais predisposta a pagar um valor superior por um produto ecológico. Esta investigação contribui para a literatura sobre o comportamento do consumidor, especialmente no âmbito da variável “geração”, aplicado ao contexto do consumo de produtos ecológicos. Também ajuda as empresas a posicionarem-se melhor na relação com os consumidores de ambas as gerações analisadas. A definição de estratégias de targeting mais acuradas relativamente à promoção, preço e decisão de compra pode então tomar como ponto de partida os resultados deste estudo.This study analyzes the influence of certain marketing stimuli (advertising, information conveyed and price) on the consumption of ecological products, comparing the behavior of Portuguese consumers of generations X and Y. Through a quantitative, cross-sectional research, based on an online questionnaire, whose results were analyzed using the SPSS Statistics 25 software, we concluded that there are some similarities between both generations, such as the ability to identify ecological products and the predisposition for their purchase, the positive impact of communication campaigns with emotional appeal and the perception of the importance of the labels of ecological products. The variable that most distinguishes the behavior of both generations is price, since generation Y is more likely to pay a higher price for an ecological product. This investigation contributes to the literature on consumer behavior, especially within the scope of the “generation” variable, applied to the context of consumption of ecological products. It also helps companies to better position themselves in the relationship with consumers of both generations analyzed. The definition of more accurate targeting strategies in relation to promotion, price and purchase decision can then take as a starting point the results of this study.Universidade Federal de Pernambuco2021-10-22T11:40:15Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32443por10.51359/2526-7884.2021.250619Magalhães, CarlaPaço, ArmindaAlonso, HugoOliveira, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:31Zoai:ria.ua.pt:10773/32443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:06.454069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo analisa a influência de determinados estímulos de marketing (propaganda, informação veiculada e preço) no consumo de produtos ecológicos, comparando o comportamento dos consumidores portugueses das gerações X e Y. Através de uma pesquisa quantitativa, crosssectional, com base num questionário online, cujos resultados foram analisados com recurso ao software SPSS Statistics 25, concluímos que existem algumas semelhanças entre ambas as gerações, como a capacidade de identificação dos produtos ecológicos e a predisposição para a sua compra, o impacto positivo das campanhas de comunicação com apelo emocional e a perceção da importância dos rótulos dos produtos ecológicos. A variável que mais distingue o comportamento de ambas as gerações é o preço, pois a geração Y está mais predisposta a pagar um valor superior por um produto ecológico. Esta investigação contribui para a literatura sobre o comportamento do consumidor, especialmente no âmbito da variável “geração”, aplicado ao contexto do consumo de produtos ecológicos. Também ajuda as empresas a posicionarem-se melhor na relação com os consumidores de ambas as gerações analisadas. A definição de estratégias de targeting mais acuradas relativamente à promoção, preço e decisão de compra pode então tomar como ponto de partida os resultados deste estudo. |
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