Soalhas, madeiras e metais. os instrumentos complementares da percussão nos programas curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Duarte Nuno Aveiro dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63762
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
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spelling Soalhas, madeiras e metais. os instrumentos complementares da percussão nos programas curricularesJingles, woods, and metals. complementary percussion instruments in the curricular plansAcessóriosEstudos idiomáticosExcertos orquestraisInstrumentos complementaresPercussãoProgramas curricularesAccessoriesComplementary instrumentsCurricular plansIdiomatic studiesOrchestral excerptsPercussionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaEste relatório de estágio descreve o Plano de Intervenção Pedagógica realizado no ano letivo 2018/2019, implementado no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira, e integrado no Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O enfoque investigativo foi a exploração dos instrumentos complementares, o seu papel na aprendizagem da Percussão, de acordo com os programas curriculares em Portugal, e a relevância da abordagem regular a estes acessórios nas aulas individuais de instrumento. Referimo-nos, por instrumentos complementares, aos acessórios de percussão portáteis e de pequenas dimensões. Devido à sua relevância na literatura orquestral, os instrumentos abordados no âmbito deste projeto de estágio foram o pandeiro, o triângulo, os pratos e o bombo. Tendo como ponto de partida investigativo a análise realizada aos programas curriculares em vigor, pretendia-se identificar os fatores que condicionam a inclusão destes instrumentos nas aulas individuais. O plano de intervenção foi estruturado com vista a sensibilizar os alunos para a relevância do estudo destes instrumentos, fomentando o gosto pela sua prática regular através de uma metodologia variada, que incidiu sobre a execução de estudos idiomáticos, e a prática de excertos orquestrais. Os dados recolhidos foram obtidos através de questionários aplicados a professores de Percussão e aos alunos que participaram neste projeto. De acordo com 60% dos pedagogos inquiridos, a principal causa para os baixos níveis de abordagem aos instrumentos complementares está relacionada com a programação curricular em vigor. Embora valorizem a aprendizagem destes instrumentos, os inquiridos não consideram pertinente atribuir-lhes a mesma regularidade que é incentivada no estudo da caixa ou da marimba, denotando uma tendência para a hierarquização no ensino da Percussão. Cerca de 86% dos alunos apontaram uma mudança de perspetiva no que diz respeito à importância destes instrumentos, mencionando aspetos como o desenvolvimento de competências para a prática da música em conjunto, e a assimilação de técnicas que até então não haviam abordado.This internship report describes the intervention plan that took action during the 2018/2019 school year, at the Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira, as part of the Master’s Degree in Music Education of Minho University. The investigation focus was the exploration of complementary percussion, its role on the learning trajectory according to the curricular plans in Portugal, and the importance of a systematic approach to these instruments in individual lessons. By complementary percussion, we refer to the small, portable instruments. Due to its relevance in the orchestra literature, the approached instruments were cymbals, tambourine, triangle and bass drum. Having as an investigative starting point the analysis of curricular plans, the goal was to identify which causes contributed to the neglecting of these instruments during individual lessons. The intervention plan was structured as to reiterate the importance of students learning these instruments, promoting the motivation to regularly approach them through a varied methodology, that consisted mainly of idiomatic studies and orchestral excerpts. The data was obtained through the application of two questionnaires, one designed for percussion teachers and the other for the students that took part in this project. According to 60% of the inquired pedagogues, the curricular plans are the main cause for the low level of approach to these accessories. Although they value the learning of these instruments, the inquiries don’t consider as relevant to attribute them the same regularity of study that is encouraged on instruments such as the snare drum or marimba, contributing to a sense of hierarchy on the subject of percussion teaching. About 86% of the inquired students pointed a change of heart when it comes to the importance of these instruments for their development, mentioning aspects such as the building of skills for ensemble playing, and the approaching of techniques that they hadn’t previously learned.Aroso, NunoUniversidade do MinhoSantos, Duarte Nuno Aveiro dos20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63762por202353109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:01.822465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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