Espaços sonoros: proposta para escola de música na Cartuxa de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, João Pedro Campino
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18142
Resumo: Partindo de uma base prática que tem como objectivo a criação de uma escola de música na Cartuxa “vallis misericordiae”, conjunto de edificações construídas nos séculos XVII e XVIII em actual decadência e abandono, situadas no vale de Laveiras. Toma-se como ponto de partida esta nova função do espaço, procurando criar uma base de estudo das relações entre arquitectura (espaço) e Música (som), apresentando estudos de caso que se destacaram ao longo da história, onde o edifício/espaço foi influência ou influenciador da composição musical, que em conjunto com uma investigação da hipotética reconstituição da evolução morfológica da Cartuxa ao longo dos tempos (com base em relatos de época, cartografia histórica e gravuras) serão geradoras de um desenho projectual, adaptado às necessidades impostas pelo novo programa, tirando sempre partido das qualidades intrínsecas da espacialidade do edificado, procurando uma resposta de projecto harmoniosa que proponha novos espaços para experimentação musical. Abstract: Starting from a practical basis which the objective is the creation of a school of music in the Chartreuse “vallis misericordiae”, a group of buildings from the seventeenth and eighteenth centuries currently decaying and abandoned, located in the Laveiras' valley. It takes this new function for the space as a starting point, seeking to create a study based on the relationships between architecture (space) and music (sound), presenting outstanding case studies throughout history, where building/space influenced the musical composition, which along an investigation of the hypothetical morphologic evolution reconstitution of the of the Chartreuse during time (based on historical reports, cartography and engraving) will be generative of the project-design, adapted to the new program's imposed requirements, exploiting the inherent qualities of the built space, seeking an harmonious project-design proposing new spaces for experimentation in music.
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