Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Filipa Andreia dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3244
Resumo: O Ensino Superior (ES) apresenta-se como um ambiente altamente desafiante e onde a competição está inevitavelmente presente em quase todas as áreas. Tal dá enfâse à importância de estudar as competências pessoais dos estudantes para lidar com situações de vitória e perda. Vários estudos têm vindo a sugerir que fatores como o sexo, a idade e a saúde são preditores das estratégias de coping. O presente estudo tem como objetivo principal explorar o peso preditivo de variáveis sociodemográficas, académicas e de saúde na explicação das estratégias dos estudantes do ES para lidar com o sucesso e o fracasso. A investigação contou com a participação de 146 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 63 anos, avaliados, em momento único, com um Questionário de Dados Sociodemográficos e Académicos, a escala Coping with Winning and Losing Questionnaire e o Questionário de Estado de Saúde (SF-36). Os resultados obtidos permitem concluir que a perceção da qualidade da saúde em geral é o principal preditor das estratégias utilizadas pelos estudantes do ES para lidar com o sucesso e o fracasso, sendo também aquela que assume o maior poder explicativo. Observa-se que baixos níveis de saúde em geral estão associados à utilização de estratégias de coping mais desadaptativas, nomeadamente coping evitante e coping narcisista. Estes resultados apontam pistas que ajudarão na identificação de estudantes que se encontrem mais vulneráveis, evidenciado o recurso a estratégias mais desadaptativas para lidar com o sucesso e o fracasso ao longo do seu percurso académico.
id RCAP_b16c1286f818e0494582ca07b1ef4a51
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/3244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúdeEstratégias de copingSaúdeEnsino superiorPsicologia Clínica e da SaúdeO Ensino Superior (ES) apresenta-se como um ambiente altamente desafiante e onde a competição está inevitavelmente presente em quase todas as áreas. Tal dá enfâse à importância de estudar as competências pessoais dos estudantes para lidar com situações de vitória e perda. Vários estudos têm vindo a sugerir que fatores como o sexo, a idade e a saúde são preditores das estratégias de coping. O presente estudo tem como objetivo principal explorar o peso preditivo de variáveis sociodemográficas, académicas e de saúde na explicação das estratégias dos estudantes do ES para lidar com o sucesso e o fracasso. A investigação contou com a participação de 146 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 63 anos, avaliados, em momento único, com um Questionário de Dados Sociodemográficos e Académicos, a escala Coping with Winning and Losing Questionnaire e o Questionário de Estado de Saúde (SF-36). Os resultados obtidos permitem concluir que a perceção da qualidade da saúde em geral é o principal preditor das estratégias utilizadas pelos estudantes do ES para lidar com o sucesso e o fracasso, sendo também aquela que assume o maior poder explicativo. Observa-se que baixos níveis de saúde em geral estão associados à utilização de estratégias de coping mais desadaptativas, nomeadamente coping evitante e coping narcisista. Estes resultados apontam pistas que ajudarão na identificação de estudantes que se encontrem mais vulneráveis, evidenciado o recurso a estratégias mais desadaptativas para lidar com o sucesso e o fracasso ao longo do seu percurso académico.Higher Education (ES) presents itself as a highly challenging environment and where competition is inevitably present in almost all areas. This emphasizes the importance of studying students' personal skills to deal with situations of victory and loss. Several studies have suggested that factors such as sex, age and health are predictors of coping strategies. The main objective of this study is to explore the predictive weight of sociodemographic, academic and health variables in explaining the strategies of higher education students to deal with success and failure. The research involved the participation of 146 participants, aged between 18 and 63 years old, evaluated, in a single moment, with a Sociodemographic and Academic Data Questionnaire, the Coping with Winning and Losing Questionnaire scale and the Health Status Questionnaire (SF-36). The results obtained allow us to conclude that the perception of health quality in general is the main predictor of the strategies used by higher education students to deal with success and failure, being also the one that assumes the greatest explanatory power, observing that low health levels in general are associated with the use of more maladaptive coping strategies, namely avoiding coping and narcissistic coping. These results point to clues that will help in the identification of students who are most vulnerable, evidencing the use of more maladaptive strategies to deal with success and failure along their academic path.2020-10-28T12:24:13Z2020-10-282020-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, F. A. S. (2020). Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3244http://hdl.handle.net/11328/3244Ferreira, F. A. S. (2020). Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3244http://hdl.handle.net/11328/3244TID:202534740porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Filipa Andreia dos Santosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:04:42Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:07.983689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde
title Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde
spellingShingle Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde
Ferreira, Filipa Andreia dos Santos
Estratégias de coping
Saúde
Ensino superior
Psicologia Clínica e da Saúde
title_short Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde
title_full Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde
title_fullStr Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde
title_full_unstemmed Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde
title_sort Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde
author Ferreira, Filipa Andreia dos Santos
author_facet Ferreira, Filipa Andreia dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Filipa Andreia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de coping
Saúde
Ensino superior
Psicologia Clínica e da Saúde
topic Estratégias de coping
Saúde
Ensino superior
Psicologia Clínica e da Saúde
description O Ensino Superior (ES) apresenta-se como um ambiente altamente desafiante e onde a competição está inevitavelmente presente em quase todas as áreas. Tal dá enfâse à importância de estudar as competências pessoais dos estudantes para lidar com situações de vitória e perda. Vários estudos têm vindo a sugerir que fatores como o sexo, a idade e a saúde são preditores das estratégias de coping. O presente estudo tem como objetivo principal explorar o peso preditivo de variáveis sociodemográficas, académicas e de saúde na explicação das estratégias dos estudantes do ES para lidar com o sucesso e o fracasso. A investigação contou com a participação de 146 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 63 anos, avaliados, em momento único, com um Questionário de Dados Sociodemográficos e Académicos, a escala Coping with Winning and Losing Questionnaire e o Questionário de Estado de Saúde (SF-36). Os resultados obtidos permitem concluir que a perceção da qualidade da saúde em geral é o principal preditor das estratégias utilizadas pelos estudantes do ES para lidar com o sucesso e o fracasso, sendo também aquela que assume o maior poder explicativo. Observa-se que baixos níveis de saúde em geral estão associados à utilização de estratégias de coping mais desadaptativas, nomeadamente coping evitante e coping narcisista. Estes resultados apontam pistas que ajudarão na identificação de estudantes que se encontrem mais vulneráveis, evidenciado o recurso a estratégias mais desadaptativas para lidar com o sucesso e o fracasso ao longo do seu percurso académico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28T12:24:13Z
2020-10-28
2020-10-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira, F. A. S. (2020). Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3244
http://hdl.handle.net/11328/3244
Ferreira, F. A. S. (2020). Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3244
http://hdl.handle.net/11328/3244
TID:202534740
identifier_str_mv Ferreira, F. A. S. (2020). Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: O papel primordial da saúde. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3244
TID:202534740
url http://hdl.handle.net/11328/3244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134950486704128