A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68677 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática a Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_b17e8aa0950e1631604e00a604d507e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68677 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências NaturaisThe image of science and scientists: an approach to Social Studies and the Natural SciencesAstronomiaImagem do cientistaMicrobiologiaNatureza das ciênciasAstronomyMicrobiologyNature of sciencesScientist's imageCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática a Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio está inserido no mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e comporta uma intervenção pedagógica, com alunos do 4.º e 6.º anos de escolaridade, com o intuito de desmistificar a imagem que as crianças têm acerca dos cientistas e do seu trabalho, em particular do astrónomo, em Estudo do Meio, e do microbiologista, em Ciências Naturais. Estas imagens dos cientistas e do seu trabalho são induzidas ou reforçadas numa fase prematura da vida das crianças, principalmente através de vários meios de comunicação, que muitas das vezes veiculam uma imagem estereotipada da realidade. A estratégia desenvolvida baseou-se no modelo de ensino orientado para a mudança concetual, tendo-se usado, como recurso, testemunhos escritos ou em áudio de cientistas (astrónomos/microbiologistas) sobre a sua vida e o seu trabalho. A avaliação da intervenção pedagógica foi efetuada através de dois questionários, um pré-teste e um pós-teste, e ainda pelo registo em áudio das intervenções dos alunos durante a discussão do tema em aula. Esta procurou: 1) averiguar em que medida as intervenções pedagógicas contribuíram para que os alunos evoluíssem as suas ideias acerca da imagem dos cientistas, neste caso do astrónomo e do microbiologista; 2) averiguar em que medida as intervenções pedagógicas contribuíram para que os alunos evoluíssem as suas ideias acerca do modo como a ciência se constrói, em particular em astronomia e em microbiologia; 3) averiguar em que medida as intervenções pedagógicas contribuíram para que os alunos manifestassem interesse pela profissão de cientista, designadamente em astronomia e em microbiologia. Os resultados obtidos permitem constatar que, de um modo geral, foi possível observar alguma evolução nas conceções dos alunos acerca da imagem dos cientistas e do seu trabalho. Contudo, alguns mitos parecem ser resistentes à mudança.This report is part of the Master's in Teaching of the 1st cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education and comprises a pedagogical intervention, with students from the 4th and 6th grades, in order to demystify the image that children have about scientists and their work, in particular, the astronomer in Social Studies, and the microbiologist in Natural Sciences. The representation of scientists and their work are induced or reinforced at an early stage in children's lives, mainly through various media, which often carry a stereotyped image of reality. The strategy developed was based on the model of teaching oriented towards conceptual change, which included, as a resource, written or audio testimonies by scientists (astronomers/microbiologists) about their life and work. The evaluation of the pedagogical intervention was carried out through two questionnaires, a pretest and a post-test, and also by the audio recording of the interventions of the students during the discussion of the subject in class. The evaluation sought to: 1) determine the extent to which the interventions and teaching have contributed to the development of the student's thoughts about the image of scientists, particularly the astronomer and the microbiologist; 2) to investigate the extent to which the interventions and teaching have contributed to the development of the student's ideas about how science is constructed, particularly astronomy and microbiology; 3) to determine the extent to which the pedagogical interventions have contributed in leading the students into expressing their interest in the profession of the scientist, particularly astronomy and microbiology. The results show that, in general, it was possible to perceive some evolution in the student's conceptions about the scientists and their work. However, some myths seem to be resistant to change.Afonso, Ana SofiaUniversidade do MinhoSantos, Hugo Daniel Araújo20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68677por202537480info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:42.560124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais The image of science and scientists: an approach to Social Studies and the Natural Sciences |
title |
A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais |
spellingShingle |
A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais Santos, Hugo Daniel Araújo Astronomia Imagem do cientista Microbiologia Natureza das ciências Astronomy Microbiology Nature of sciences Scientist's image Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais |
title_full |
A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais |
title_fullStr |
A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais |
title_full_unstemmed |
A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais |
title_sort |
A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais |
author |
Santos, Hugo Daniel Araújo |
author_facet |
Santos, Hugo Daniel Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Ana Sofia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Hugo Daniel Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Imagem do cientista Microbiologia Natureza das ciências Astronomy Microbiology Nature of sciences Scientist's image Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Astronomia Imagem do cientista Microbiologia Natureza das ciências Astronomy Microbiology Nature of sciences Scientist's image Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática a Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/68677 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/68677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202537480 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132416791543808 |