A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hugo Daniel Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68677
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática a Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_b17e8aa0950e1631604e00a604d507e7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências NaturaisThe image of science and scientists: an approach to Social Studies and the Natural SciencesAstronomiaImagem do cientistaMicrobiologiaNatureza das ciênciasAstronomyMicrobiologyNature of sciencesScientist's imageCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática a Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio está inserido no mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e comporta uma intervenção pedagógica, com alunos do 4.º e 6.º anos de escolaridade, com o intuito de desmistificar a imagem que as crianças têm acerca dos cientistas e do seu trabalho, em particular do astrónomo, em Estudo do Meio, e do microbiologista, em Ciências Naturais. Estas imagens dos cientistas e do seu trabalho são induzidas ou reforçadas numa fase prematura da vida das crianças, principalmente através de vários meios de comunicação, que muitas das vezes veiculam uma imagem estereotipada da realidade. A estratégia desenvolvida baseou-se no modelo de ensino orientado para a mudança concetual, tendo-se usado, como recurso, testemunhos escritos ou em áudio de cientistas (astrónomos/microbiologistas) sobre a sua vida e o seu trabalho. A avaliação da intervenção pedagógica foi efetuada através de dois questionários, um pré-teste e um pós-teste, e ainda pelo registo em áudio das intervenções dos alunos durante a discussão do tema em aula. Esta procurou: 1) averiguar em que medida as intervenções pedagógicas contribuíram para que os alunos evoluíssem as suas ideias acerca da imagem dos cientistas, neste caso do astrónomo e do microbiologista; 2) averiguar em que medida as intervenções pedagógicas contribuíram para que os alunos evoluíssem as suas ideias acerca do modo como a ciência se constrói, em particular em astronomia e em microbiologia; 3) averiguar em que medida as intervenções pedagógicas contribuíram para que os alunos manifestassem interesse pela profissão de cientista, designadamente em astronomia e em microbiologia. Os resultados obtidos permitem constatar que, de um modo geral, foi possível observar alguma evolução nas conceções dos alunos acerca da imagem dos cientistas e do seu trabalho. Contudo, alguns mitos parecem ser resistentes à mudança.This report is part of the Master's in Teaching of the 1st cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education and comprises a pedagogical intervention, with students from the 4th and 6th grades, in order to demystify the image that children have about scientists and their work, in particular, the astronomer in Social Studies, and the microbiologist in Natural Sciences. The representation of scientists and their work are induced or reinforced at an early stage in children's lives, mainly through various media, which often carry a stereotyped image of reality. The strategy developed was based on the model of teaching oriented towards conceptual change, which included, as a resource, written or audio testimonies by scientists (astronomers/microbiologists) about their life and work. The evaluation of the pedagogical intervention was carried out through two questionnaires, a pretest and a post-test, and also by the audio recording of the interventions of the students during the discussion of the subject in class. The evaluation sought to: 1) determine the extent to which the interventions and teaching have contributed to the development of the student's thoughts about the image of scientists, particularly the astronomer and the microbiologist; 2) to investigate the extent to which the interventions and teaching have contributed to the development of the student's ideas about how science is constructed, particularly astronomy and microbiology; 3) to determine the extent to which the pedagogical interventions have contributed in leading the students into expressing their interest in the profession of the scientist, particularly astronomy and microbiology. The results show that, in general, it was possible to perceive some evolution in the student's conceptions about the scientists and their work. However, some myths seem to be resistant to change.Afonso, Ana SofiaUniversidade do MinhoSantos, Hugo Daniel Araújo20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68677por202537480info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:42.560124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais
The image of science and scientists: an approach to Social Studies and the Natural Sciences
title A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais
spellingShingle A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais
Santos, Hugo Daniel Araújo
Astronomia
Imagem do cientista
Microbiologia
Natureza das ciências
Astronomy
Microbiology
Nature of sciences
Scientist's image
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais
title_full A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais
title_fullStr A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais
title_full_unstemmed A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais
title_sort A imagem das ciências e dos cientistas: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais
author Santos, Hugo Daniel Araújo
author_facet Santos, Hugo Daniel Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Ana Sofia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hugo Daniel Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Imagem do cientista
Microbiologia
Natureza das ciências
Astronomy
Microbiology
Nature of sciences
Scientist's image
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Astronomia
Imagem do cientista
Microbiologia
Natureza das ciências
Astronomy
Microbiology
Nature of sciences
Scientist's image
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática a Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68677
url http://hdl.handle.net/1822/68677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202537480
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132416791543808