A imagem e os afectos no ensino-aprendizagem do Espanhol – Da imagem estática à interactiva na senda reflexiva da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Alexandre Jorge Cruz de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7314
Resumo: Relatório apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_b184b9d1e457d2a281a879e0961434ab
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/7314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem e os afectos no ensino-aprendizagem do Espanhol – Da imagem estática à interactiva na senda reflexiva da prática de ensino supervisionadaImagemAlfabetização visualAfectoRelatório apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioTendo em consideração o relevo das imagens no ensino-aprendizagem do espanhol, enquanto estratégia pedagógica de motivação e de aproximação para a aprendizagem de uma língua estrangeira. Tivemos em linha de conta a importância da imagem em variados suportes utilizados pelos estudantes, nomeadamente ao nível das fotografias, dos desenhos, da banda desenhada, dos cartazes de cinema, dos videoclips musicais, dos filmes e na internet. Salientando, dessa forma, o reaproveitamento didáctico dos mesmos em contexto de sala de aula e numa vertente de aprendizagem comunicativa, segundo os padrões do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), ao nível das competências nocio-funcionais, lexicais e gramaticais, sem negligenciar as competências socioculturais a serem desenvolvidas pelos alunos.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, universidade Nova de LisboaRUNMatos, Alexandre Jorge Cruz de2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:06Zoai:run.unl.pt:10362/7314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:23.781151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem e os afectos no ensino-aprendizagem do Espanhol – Da imagem estática à interactiva na senda reflexiva da prática de ensino supervisionada
title A imagem e os afectos no ensino-aprendizagem do Espanhol – Da imagem estática à interactiva na senda reflexiva da prática de ensino supervisionada
spellingShingle A imagem e os afectos no ensino-aprendizagem do Espanhol – Da imagem estática à interactiva na senda reflexiva da prática de ensino supervisionada
Matos, Alexandre Jorge Cruz de
Imagem
Alfabetização visual
Afecto
title_short A imagem e os afectos no ensino-aprendizagem do Espanhol – Da imagem estática à interactiva na senda reflexiva da prática de ensino supervisionada
title_full A imagem e os afectos no ensino-aprendizagem do Espanhol – Da imagem estática à interactiva na senda reflexiva da prática de ensino supervisionada
title_fullStr A imagem e os afectos no ensino-aprendizagem do Espanhol – Da imagem estática à interactiva na senda reflexiva da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed A imagem e os afectos no ensino-aprendizagem do Espanhol – Da imagem estática à interactiva na senda reflexiva da prática de ensino supervisionada
title_sort A imagem e os afectos no ensino-aprendizagem do Espanhol – Da imagem estática à interactiva na senda reflexiva da prática de ensino supervisionada
author Matos, Alexandre Jorge Cruz de
author_facet Matos, Alexandre Jorge Cruz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Alexandre Jorge Cruz de
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Alfabetização visual
Afecto
topic Imagem
Alfabetização visual
Afecto
description Relatório apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09
2011-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/7314
url http://hdl.handle.net/10362/7314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137821617815552