Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundária da rede pública na Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fande, Agostinho Baiem
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14799
Resumo: O estudo apresentado tem como objetivo investigar, numa escola guineense do ensino secundária da rede pública, se existe impacto da liderança escolar, em particular do diretor, nos resultados escolares dos alunos. Para esclarecer o assunto, foi realizado um estudo de caso único, de cariz qualitativo. O estudo utiliza uma metodologia mista, isto é, análise documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas ao próprio diretor da escola, aos focus group dos alunos, focus group do pessoal não docente e aos focus group dos professores. Para chegar às conclusões, procedemos análise qualitativa dos dados obtidos ao longo da investigação. Na análise dos resultados, de acordo com os testemunhos recolhidos e, apesar das limitações evidentes, concluímos que as práticas de liderança desenvolvidas pela diretora impactam de forma indireta nos resultados dos alunos. Este processo de influência ocorre através da melhoria da escola, partilha das tarefas com professores e reestruturação da escola. A melhoria da escola pressupõe a criação de condições que permitem os professores desenvolverem as suas ações e melhorarem as suas práticas do ensino, com influência positiva direta na aprendizagem dos alunos, elevando o nível do envolvimento dos alunos na escola. A influência da liderança do diretor nos trabalhos dos professores pode ocorrer de forma direta, mas na maioria dos casos é exercida através dos órgãos intermédios.
id RCAP_b189fce291c352298c863db3ebfc329e
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundária da rede pública na Guiné-BissauEscolaLiderançaBoas práticasInfluência intergrupalProcesso de aprendizagemGuiné-BissauLeadershipSchool improvementSchool resultsO estudo apresentado tem como objetivo investigar, numa escola guineense do ensino secundária da rede pública, se existe impacto da liderança escolar, em particular do diretor, nos resultados escolares dos alunos. Para esclarecer o assunto, foi realizado um estudo de caso único, de cariz qualitativo. O estudo utiliza uma metodologia mista, isto é, análise documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas ao próprio diretor da escola, aos focus group dos alunos, focus group do pessoal não docente e aos focus group dos professores. Para chegar às conclusões, procedemos análise qualitativa dos dados obtidos ao longo da investigação. Na análise dos resultados, de acordo com os testemunhos recolhidos e, apesar das limitações evidentes, concluímos que as práticas de liderança desenvolvidas pela diretora impactam de forma indireta nos resultados dos alunos. Este processo de influência ocorre através da melhoria da escola, partilha das tarefas com professores e reestruturação da escola. A melhoria da escola pressupõe a criação de condições que permitem os professores desenvolverem as suas ações e melhorarem as suas práticas do ensino, com influência positiva direta na aprendizagem dos alunos, elevando o nível do envolvimento dos alunos na escola. A influência da liderança do diretor nos trabalhos dos professores pode ocorrer de forma direta, mas na maioria dos casos é exercida através dos órgãos intermédios.The present study aims to investigate, in a Guinean school of secondary education of the public network, whether there is an impact of school leadership, particularly of the principal, on the students, school results. To clarify the subject, was carried out a qualitative study of a single case. The study uses a mixed methodology, that is, documentary analysis and semistructured interviews applied to the school’s own director, a focus group with the students and another with the school staff and teaching staff. The obtained data were analysed qualitatively. In the analysis of the results, according to the collected testimonies, and despite the obvious limitations of this study, we conclude that the leadership practices developed by the director indirectly impact the results of the students. This process of influence occurs through the improvement of the school, sharing of tasks with teachers and restructuring of the school. The improvement of the school, presupposes the creation of conditions that allow teachers to develop their actions and improve their teaching practices, with a direct positive influence on student learning, raising the level of student involvement in school. The influence of the director’s leadership on teachers’ work may also occur directly, but in most cases it is carried out through technical pedagogical advice and coordinators of the curricular subjects.2017-12-21T12:10:44Z2019-12-21T00:00:00Z2017-11-21T00:00:00Z2017-11-212017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/14799TID:201765055porFande, Agostinho Baieminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:24:51Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:17.442079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundária da rede pública na Guiné-Bissau
title Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundária da rede pública na Guiné-Bissau
spellingShingle Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundária da rede pública na Guiné-Bissau
Fande, Agostinho Baiem
Escola
Liderança
Boas práticas
Influência intergrupal
Processo de aprendizagem
Guiné-Bissau
Leadership
School improvement
School results
title_short Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundária da rede pública na Guiné-Bissau
title_full Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundária da rede pública na Guiné-Bissau
title_fullStr Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundária da rede pública na Guiné-Bissau
title_full_unstemmed Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundária da rede pública na Guiné-Bissau
title_sort Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundária da rede pública na Guiné-Bissau
author Fande, Agostinho Baiem
author_facet Fande, Agostinho Baiem
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fande, Agostinho Baiem
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Liderança
Boas práticas
Influência intergrupal
Processo de aprendizagem
Guiné-Bissau
Leadership
School improvement
School results
topic Escola
Liderança
Boas práticas
Influência intergrupal
Processo de aprendizagem
Guiné-Bissau
Leadership
School improvement
School results
description O estudo apresentado tem como objetivo investigar, numa escola guineense do ensino secundária da rede pública, se existe impacto da liderança escolar, em particular do diretor, nos resultados escolares dos alunos. Para esclarecer o assunto, foi realizado um estudo de caso único, de cariz qualitativo. O estudo utiliza uma metodologia mista, isto é, análise documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas ao próprio diretor da escola, aos focus group dos alunos, focus group do pessoal não docente e aos focus group dos professores. Para chegar às conclusões, procedemos análise qualitativa dos dados obtidos ao longo da investigação. Na análise dos resultados, de acordo com os testemunhos recolhidos e, apesar das limitações evidentes, concluímos que as práticas de liderança desenvolvidas pela diretora impactam de forma indireta nos resultados dos alunos. Este processo de influência ocorre através da melhoria da escola, partilha das tarefas com professores e reestruturação da escola. A melhoria da escola pressupõe a criação de condições que permitem os professores desenvolverem as suas ações e melhorarem as suas práticas do ensino, com influência positiva direta na aprendizagem dos alunos, elevando o nível do envolvimento dos alunos na escola. A influência da liderança do diretor nos trabalhos dos professores pode ocorrer de forma direta, mas na maioria dos casos é exercida através dos órgãos intermédios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21T12:10:44Z
2017-11-21T00:00:00Z
2017-11-21
2017-10
2019-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/14799
TID:201765055
url http://hdl.handle.net/10071/14799
identifier_str_mv TID:201765055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134667250597888