A COVID-19 e a voz dos adolescentes e jovens em confinamento social
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862020000300624 |
Resumo: | Resumo Este estudo tem como objetivos compreender o impacto que o confinamento e isolamento social no âmbito da COVID-19 tiveram nas vidas dos adolescentes e jovens, ao nível do seu bem-estar físico, psicológico e social; a par de estratégias e lições para lidar com futuras pandemias ou nova vaga da doença. 617 respostas (M = 19,2 anos; F = 19,1 anos; entre 16-24 anos) a um instrumento online aplicado durante o confinamento e isolamento social da primeira vaga da COVID-19. Análise de conteúdo com apoio do software MAXQDA 2020. Como resultados, 7 categorias emergiram: social; emocional; comportamental; fisiológico; cognitivo; educacional; estrutural. Para lidar com a pandemia mantiveram-se otimistas, realizaram atividades agradáveis, mantiveram o contato com a família e amigos e estabeleceram rotinas. Como lições, destacaram a importância de respeitar as normas da Direção-Geral da Saúde, a necessidade de preparar atempadamente o Sistema Nacional de Saúde, de fornecer treino a professores e alunos para o ensino-aprendizagem online, e a possibilidade de ter apoio no estabelecimento de rotinas. Os adolescentes e jovens revelam-se interessados e capazes de identificar, participar e contribuir para soluções nas questões que os afetam; manifestam-se ainda preocupados com os impactos da pandemia na sua geração. Propostas para diminuir os impactos de futuras pandemias ou nova vaga são apresentadas. |
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