Práticas de ensino do contexto literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Isabel Santos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108456
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_b1a44ed8632453b46354856fa15d1326
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/108456
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de ensino do contexto literárioTeaching practices of the literary contextliteratureliterary educationteaching practicesreading comprehensionliterary contextliteraturapráticas de ensinoeducação literáriacompreensão leitoracontexto literárioRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThis Internship Report was carried out within the scope of the Master in Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário as part of the model for evaluating supervised pedagogical practice. The curricular internship was carried out at Escola Secundária Avelar Brotero, in the academic year 2022/2023, with an 11th grade class of the scientific-humanistic course of Sciences and Technologies.In terms of the structure, this Internship Report is organized into two major parts: the first part, consisting of the characterization of the socio-educational context in which the supervised pedagogical practice was carried out and the description and critical reflection on the internship; the second part involves the monographic component, methodology, didactic applications and respective data analysis.In the monographic section, the research theme is developed and deepened: teaching practices of the literary context. This segment begins with a more general reflection on literature and its teaching and a subsequent funneling to the proposals of Cristina Mello and, mainly, of José Cardoso Bernardes for the approach of the literary text. The three didactizations whose data were analyzed aimed to assess the effect of teaching the context in function of the moment in which it is presented to the students. Thus, there is an investigation centered on two approaches to the text and its context: one, following the deductive teaching model, that supposes a historical and literary contextualization before the interpretation of the text and it is the dominant practice in teaching; the other, following an inductive teaching model, the textual approach preceded the presentation of the context, which arose because of the text.The practice of teaching the literary context can be decisive for the development of skills in the student, namely their reading comprehension, their autonomy and greater dynamism in building their own knowledge. The data analysis of the three didactic applications allowed to verify that there are advantages in inverting the moment of teaching the context and that, therefore, the students' learning results are better.O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário como uma parte do modelo de avaliação da prática pedagógica supervisionada. O estágio curricular foi realizado na Escola Secundária Avelar Brotero, no ano letivo 2022/2023, junto de uma turma de 11.º ano do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias.No que diz respeito à estrutura, este Relatório de Estágio está organizado em duas grandes partes: a primeira parte, constituída pela caracterização do contexto socioeducativo em que foi realizada a prática pedagógica supervisionada e a descrição e reflexão crítica sobre o estágio; a segunda parte, é composta pela componente monográfica, metodologia, aplicações didáticas e respetiva análise de dados.Na secção monográfica é desenvolvido e aprofundado o tema de investigação: Práticas de ensino do contexto literário. Este segmento é iniciado por uma reflexão mais geral sobre a literatura e o seu ensino e um posterior afunilamento para as propostas de Cristina Mello e, principalmente, de José Cardoso Bernardes para a abordagem do contexto no estudo do texto literário. As três didatizações cujos dados foram analisados tiveram como objetivo aferir o efeito da lecionação do contexto em função do momento em que este é apresentado aos alunos. Assim, desenvolvi uma investigação centrada em duas práticas: uma seguindo o modelo de ensino dedutivo, que pressupõe uma contextualização histórico-literária antes da abordagem ao texto e é a prática dominante no ensino; a outra, seguindo um modelo de ensino indutivo, a abordagem textual foi anterior à apresentação detalhada do contexto, que foi surgindo a propósito do texto.A prática de ensino do contexto literário pode ser determinante para o desenvolvimento de competências no aluno, nomeadamente da sua compreensão leitora, da sua autonomia e de um maior dinamismo na construção do seu próprio conhecimento. A análise de dados das três aplicações didáticas permitiu aferir que as vantagens na inversão do momento da lecionação do contexto em relação à prática mais frequente se refletem em melhores resultados de aprendizagem.2023-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108456http://hdl.handle.net/10316/108456TID:203344790porOliveira, Mariana Isabel Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-29T22:05:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:45.159447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino do contexto literário
Teaching practices of the literary context
title Práticas de ensino do contexto literário
spellingShingle Práticas de ensino do contexto literário
Oliveira, Mariana Isabel Santos de
literature
literary education
teaching practices
reading comprehension
literary context
literatura
práticas de ensino
educação literária
compreensão leitora
contexto literário
title_short Práticas de ensino do contexto literário
title_full Práticas de ensino do contexto literário
title_fullStr Práticas de ensino do contexto literário
title_full_unstemmed Práticas de ensino do contexto literário
title_sort Práticas de ensino do contexto literário
author Oliveira, Mariana Isabel Santos de
author_facet Oliveira, Mariana Isabel Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mariana Isabel Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv literature
literary education
teaching practices
reading comprehension
literary context
literatura
práticas de ensino
educação literária
compreensão leitora
contexto literário
topic literature
literary education
teaching practices
reading comprehension
literary context
literatura
práticas de ensino
educação literária
compreensão leitora
contexto literário
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/108456
http://hdl.handle.net/10316/108456
TID:203344790
url http://hdl.handle.net/10316/108456
identifier_str_mv TID:203344790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134131308724224