Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22924 |
Resumo: | O Relatório de Estágio que se apresenta com o objetivo de sintetizar e relatar todo um processo de aprendizagem decorrente do estágio desenvolvido, que foi organizado em três módulos: módulo I – Saúde Infantil; Módulo II – Serviços de Medicina e Cirurgia em contextos de doença aguda e crónica; Módulo III – Serviços de Urgência Pediátrica e Serviços de Neonatologia. A metodologia utilizada é descritiva e reflexiva, onde descrevo as práticas desenvolvidas apoiadas numa reflexão crítica, tendo por base os conhecimentos adquiridos na teoria e aqueles que resultam da pesquisa em contexto de estágio. Nos diferentes contextos por onde passei tive oportunidade de observar e atuar de forma diferenciada na assistência ao RN/criança/jovem e família, numa perspectiva holística aumentando as minhas habilidades e competências, focada na promoção da saúde e prevenção de complicações assegurando o seu bem-estar. Paralelamente a esta prática foi realizada uma atualização contínua de saberes com base na evidência científica atual para uma atuação segundo a prática baseada na evidência. Todo este percurso de aprendizagem permitiu-me aplicar os conhecimentos teóricos já adquiridos, ter oportunidade de explorar novas áreas, fortalecer e desenvolver saberes já adquiridos. A elaboração deste documento constituiu sem dúvida um alicerce de um percurso de amadurecimento e construção profissional e pessoal de forma a desenvolver competências assistenciais especializadas e de enfermagem avançada. |
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Relatório de estágioPediatriaSaúde infantilRNCriançaJovemFamíliaPediatricsChildren's healthChildYoungFamilyDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO Relatório de Estágio que se apresenta com o objetivo de sintetizar e relatar todo um processo de aprendizagem decorrente do estágio desenvolvido, que foi organizado em três módulos: módulo I – Saúde Infantil; Módulo II – Serviços de Medicina e Cirurgia em contextos de doença aguda e crónica; Módulo III – Serviços de Urgência Pediátrica e Serviços de Neonatologia. A metodologia utilizada é descritiva e reflexiva, onde descrevo as práticas desenvolvidas apoiadas numa reflexão crítica, tendo por base os conhecimentos adquiridos na teoria e aqueles que resultam da pesquisa em contexto de estágio. Nos diferentes contextos por onde passei tive oportunidade de observar e atuar de forma diferenciada na assistência ao RN/criança/jovem e família, numa perspectiva holística aumentando as minhas habilidades e competências, focada na promoção da saúde e prevenção de complicações assegurando o seu bem-estar. Paralelamente a esta prática foi realizada uma atualização contínua de saberes com base na evidência científica atual para uma atuação segundo a prática baseada na evidência. Todo este percurso de aprendizagem permitiu-me aplicar os conhecimentos teóricos já adquiridos, ter oportunidade de explorar novas áreas, fortalecer e desenvolver saberes já adquiridos. A elaboração deste documento constituiu sem dúvida um alicerce de um percurso de amadurecimento e construção profissional e pessoal de forma a desenvolver competências assistenciais especializadas e de enfermagem avançada.The Internship Report presented with the objective of synthesizing and reporting an entire learning process resulting from the stage developed, which was organized into three modules: module I - Child Health; Module II - Medicine and Surgery Services in contexts of acute and chronic disease; Module III - Pediatric Emergency Services and Neonatal Services. The methodology used is descriptive and reflexive, where I describe the developed practices supported by a critical reflection, based on the knowledge acquired in theory and those that result from the research in the context of the stage. In the different contexts where I went, I had the opportunity to observe and act in a differentiated way in the assistance to the RN / child / youth and family, in a holistic perspective increasing my skills and competences, focused on health promotion and prevention of complications ensuring their well- be. Parallel to this practice was a continuous updating of knowledge based on the current scientific evidence for an action based on evidence-based practice. All this course of learning allowed me to apply the theoretical knowledge already acquired, to have the opportunity to explore new areas, to strengthen and develop already acquired knowledges. The elaboration of this document undoubtedly constituted a foundation for a course of maturation and professional and personal construction in order to develop specialized nursing skills andBarbosa, Constança Maria Silva FestasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCampos, Viviana Alexandra Maia2017-10-04T09:14:44Z2017-07-1220172017-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22924TID:201759551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:03.732020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Relatório de Estágio que se apresenta com o objetivo de sintetizar e relatar todo um processo de aprendizagem decorrente do estágio desenvolvido, que foi organizado em três módulos: módulo I – Saúde Infantil; Módulo II – Serviços de Medicina e Cirurgia em contextos de doença aguda e crónica; Módulo III – Serviços de Urgência Pediátrica e Serviços de Neonatologia. A metodologia utilizada é descritiva e reflexiva, onde descrevo as práticas desenvolvidas apoiadas numa reflexão crítica, tendo por base os conhecimentos adquiridos na teoria e aqueles que resultam da pesquisa em contexto de estágio. Nos diferentes contextos por onde passei tive oportunidade de observar e atuar de forma diferenciada na assistência ao RN/criança/jovem e família, numa perspectiva holística aumentando as minhas habilidades e competências, focada na promoção da saúde e prevenção de complicações assegurando o seu bem-estar. Paralelamente a esta prática foi realizada uma atualização contínua de saberes com base na evidência científica atual para uma atuação segundo a prática baseada na evidência. Todo este percurso de aprendizagem permitiu-me aplicar os conhecimentos teóricos já adquiridos, ter oportunidade de explorar novas áreas, fortalecer e desenvolver saberes já adquiridos. A elaboração deste documento constituiu sem dúvida um alicerce de um percurso de amadurecimento e construção profissional e pessoal de forma a desenvolver competências assistenciais especializadas e de enfermagem avançada. |
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