O impacto da inteligência artificial no marketing e publicidade: estudo de caso das campanhas realizadas a partir de inteligência artificial do McDonald`s e do Burger King
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Data de Publicação: | 2023 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/13045 |
Resumo: | Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da Comunicação |
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O impacto da inteligência artificial no marketing e publicidade: estudo de caso das campanhas realizadas a partir de inteligência artificial do McDonald`s e do Burger KingInteligência artificialMarketingPublicidadeCampanhasFuturoArtificial intelligenceMarketingAdvertisingCampaignsFutureProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da ComunicaçãoEste Projeto de Graduação aborda como a Inteligência Artificial surgiu e o seu desenvolvimento, e o impacto que a mesma pode ter na Publicidade e no Marketing. Que apesar de ter boas contribuições, há um lado negativo. Para esta pesquisa foram utilizados alguns autores que atuam em diferentes temas, como Russell e Norving (Russell, Norving, 2009), para descrever o surgimento da Inteligência Artificial e seus passos ao longo do tempo, Jenkins (Jenkins, 2000), para abordar a publicidade, e outros estudiosos para relacionar os tema Publicidade e Marketing e Inteligência Artificial. Para ir de encontro aos objetivos, este estudo começa por analisar como a publicidade se desenvolveu ao longo dos anos, de acordo com Jenkins (Jenkins, 2000) se observa o desenvolvimento ao longo do tempo. Mostra também como alguns estudos se aplicam o tema Inteligência Artificial no Marketing e Publicidade, e como este pode ser dividido em publicidades planejadas, como utilização de dados ou pesquisas de campo com Inteligência Artificial por exemplo, e com utilização de Inteligência Artificial na sua criação, e feitas a base da Inteligência Artificial, como com programas especializados. Para a análise de caso foram analisadas campanhas que foram realizadas com e a partir da Inteligência Artificial: além do estudo de caso da marca McDonald's, Burger King e Subway, onde tratam de posters espalhados pelas cidades em que apresentam perguntas à uma plataforma de Inteligência Artificial, o ChatGPT, a partir das quais desenvolvem uma campanha que enaltece as melhores características das marcas.This Graduation Project addresses how Artificial Intelligence emerged and its development, and the impact it can have on Advertising and Marketing. That despite having good contributions, there is a downside. For this research, some authors who work on different topics were used, such as Russell and Norving (Russell, Norving, 2009), to describe the emergence of Artificial Intelligence and its steps over time, Jenkins (Jenkins, 2000), to address advertising, and other scholars to relate the themes of Advertising and Marketing and Artificial Intelligence. To meet the objectives, this study begins by analyzing how advertising has developed over the years, according to Jenkin (Jenkins, 2000) if it observes the development over time. It also shows how some studies apply the theme of Artificial Intelligence in Marketing and Advertising, and how it can be divided into planned advertising, such as the use of data or field research with Artificial Intelligence, for example, and with the use of Artificial Intelligence. For the case analysis, campaigns that were carried out with and from Artificial Intelligence were analyzed: in addition to the case study of the McDonald's, Burger King and Subway brands, where they deal with posters spread throughout the cities in which they present questions to an Artificial Intelligence platform, ChatGPT, from which they develop a campaign that praises the best characteristics of the brands.[s.n.]Tuna, SandraRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFarelo, Lara de Avila2024-05-17T14:06:51Z20232023-01-01T00:00:00Zbachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/13045pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-21T02:02:14Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/13045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-21T02:02:14Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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