O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Encarnação, Raquel Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5441
Resumo: O presente relatório tem como propósito apresentar e refletir acerca da Prática Profissional I relativa ao Pré-Escolar e da Prática Profissional II relativa ao 1º Ciclo do Ensino Básico inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi objetivo do mesmo, observar a possibilidade que as técnicas Mindfulness possuem de capacitar as crianças com ferramentas que lhes permitam focarem-se no presente, reconhecerem as suas emoções e identificarem-se como membros de um grupo social. De forma a orientar o estudo, foram formuladas as seguintes questões: • Poderão as técnicas Mindfulness influenciar o comportamento de uma turma nos diversos momentos do dia? • De que forma é que o desenvolvimento das competências de Atenção Plena das crianças contribui positivamente para a prática docente? • Será que as capacidades adquiridas influenciam o grupo apenas nos domínios onde forem trabalhados? No presente estudo foi utilizada uma metodologia de investigação-ação focada em métodos qualitativos.
id RCAP_b1be26f14f9e2b59c924a4c3bba63c04
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5441
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoMindfulnessAtenção plenaCompetênciasEmoçõesEvoluçãoAlunosDocentesO presente relatório tem como propósito apresentar e refletir acerca da Prática Profissional I relativa ao Pré-Escolar e da Prática Profissional II relativa ao 1º Ciclo do Ensino Básico inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi objetivo do mesmo, observar a possibilidade que as técnicas Mindfulness possuem de capacitar as crianças com ferramentas que lhes permitam focarem-se no presente, reconhecerem as suas emoções e identificarem-se como membros de um grupo social. De forma a orientar o estudo, foram formuladas as seguintes questões: • Poderão as técnicas Mindfulness influenciar o comportamento de uma turma nos diversos momentos do dia? • De que forma é que o desenvolvimento das competências de Atenção Plena das crianças contribui positivamente para a prática docente? • Será que as capacidades adquiridas influenciam o grupo apenas nos domínios onde forem trabalhados? No presente estudo foi utilizada uma metodologia de investigação-ação focada em métodos qualitativos.2022-05-10T09:59:44Z2021-10-15T00:00:00Z2021-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5441TID:202918726porEncarnação, Raquel Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:36Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:40.509436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Encarnação, Raquel Gomes
Mindfulness
Atenção plena
Competências
Emoções
Evolução
Alunos
Docentes
title_short O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
author Encarnação, Raquel Gomes
author_facet Encarnação, Raquel Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Encarnação, Raquel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness
Atenção plena
Competências
Emoções
Evolução
Alunos
Docentes
topic Mindfulness
Atenção plena
Competências
Emoções
Evolução
Alunos
Docentes
description O presente relatório tem como propósito apresentar e refletir acerca da Prática Profissional I relativa ao Pré-Escolar e da Prática Profissional II relativa ao 1º Ciclo do Ensino Básico inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi objetivo do mesmo, observar a possibilidade que as técnicas Mindfulness possuem de capacitar as crianças com ferramentas que lhes permitam focarem-se no presente, reconhecerem as suas emoções e identificarem-se como membros de um grupo social. De forma a orientar o estudo, foram formuladas as seguintes questões: • Poderão as técnicas Mindfulness influenciar o comportamento de uma turma nos diversos momentos do dia? • De que forma é que o desenvolvimento das competências de Atenção Plena das crianças contribui positivamente para a prática docente? • Será que as capacidades adquiridas influenciam o grupo apenas nos domínios onde forem trabalhados? No presente estudo foi utilizada uma metodologia de investigação-ação focada em métodos qualitativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-15T00:00:00Z
2021-10-15
2022-05-10T09:59:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/5441
TID:202918726
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/5441
identifier_str_mv TID:202918726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129868972064768