O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5441 |
Resumo: | O presente relatório tem como propósito apresentar e refletir acerca da Prática Profissional I relativa ao Pré-Escolar e da Prática Profissional II relativa ao 1º Ciclo do Ensino Básico inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi objetivo do mesmo, observar a possibilidade que as técnicas Mindfulness possuem de capacitar as crianças com ferramentas que lhes permitam focarem-se no presente, reconhecerem as suas emoções e identificarem-se como membros de um grupo social. De forma a orientar o estudo, foram formuladas as seguintes questões: • Poderão as técnicas Mindfulness influenciar o comportamento de uma turma nos diversos momentos do dia? • De que forma é que o desenvolvimento das competências de Atenção Plena das crianças contribui positivamente para a prática docente? • Será que as capacidades adquiridas influenciam o grupo apenas nos domínios onde forem trabalhados? No presente estudo foi utilizada uma metodologia de investigação-ação focada em métodos qualitativos. |
id |
RCAP_b1be26f14f9e2b59c924a4c3bba63c04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5441 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoMindfulnessAtenção plenaCompetênciasEmoçõesEvoluçãoAlunosDocentesO presente relatório tem como propósito apresentar e refletir acerca da Prática Profissional I relativa ao Pré-Escolar e da Prática Profissional II relativa ao 1º Ciclo do Ensino Básico inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi objetivo do mesmo, observar a possibilidade que as técnicas Mindfulness possuem de capacitar as crianças com ferramentas que lhes permitam focarem-se no presente, reconhecerem as suas emoções e identificarem-se como membros de um grupo social. De forma a orientar o estudo, foram formuladas as seguintes questões: • Poderão as técnicas Mindfulness influenciar o comportamento de uma turma nos diversos momentos do dia? • De que forma é que o desenvolvimento das competências de Atenção Plena das crianças contribui positivamente para a prática docente? • Será que as capacidades adquiridas influenciam o grupo apenas nos domínios onde forem trabalhados? No presente estudo foi utilizada uma metodologia de investigação-ação focada em métodos qualitativos.2022-05-10T09:59:44Z2021-10-15T00:00:00Z2021-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5441TID:202918726porEncarnação, Raquel Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:36Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:40.509436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico Encarnação, Raquel Gomes Mindfulness Atenção plena Competências Emoções Evolução Alunos Docentes |
title_short |
O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O impacto do Mindfulness na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Encarnação, Raquel Gomes |
author_facet |
Encarnação, Raquel Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Encarnação, Raquel Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mindfulness Atenção plena Competências Emoções Evolução Alunos Docentes |
topic |
Mindfulness Atenção plena Competências Emoções Evolução Alunos Docentes |
description |
O presente relatório tem como propósito apresentar e refletir acerca da Prática Profissional I relativa ao Pré-Escolar e da Prática Profissional II relativa ao 1º Ciclo do Ensino Básico inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi objetivo do mesmo, observar a possibilidade que as técnicas Mindfulness possuem de capacitar as crianças com ferramentas que lhes permitam focarem-se no presente, reconhecerem as suas emoções e identificarem-se como membros de um grupo social. De forma a orientar o estudo, foram formuladas as seguintes questões: • Poderão as técnicas Mindfulness influenciar o comportamento de uma turma nos diversos momentos do dia? • De que forma é que o desenvolvimento das competências de Atenção Plena das crianças contribui positivamente para a prática docente? • Será que as capacidades adquiridas influenciam o grupo apenas nos domínios onde forem trabalhados? No presente estudo foi utilizada uma metodologia de investigação-ação focada em métodos qualitativos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-15T00:00:00Z 2021-10-15 2022-05-10T09:59:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5441 TID:202918726 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5441 |
identifier_str_mv |
TID:202918726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129868972064768 |