Fotofabulografando o Confinamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Feitosa, Raphael
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.24540
Resumo: O presente trabalho percorre as vias fronteiriças do ensino de ciências, da arte e da formação de professores da área de biologia. O manuscrito analisa as contribuições de uma atividade pedagógica na interface ciência-arte desenvolvida em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas no Brasil. O método usado na pesquisa é de base qualitativa, com uso de narrativas planejadas para pesquisa, sendo analisadas através de uma hermenêutica objetiva. A proposta pedagógica, denominada de fotofabulografia, envolve expressões diversas, como, por exemplo, fotografia, texto literário, socialização e produção de narrativas. Através de um exame de materiais produzidos e das narrativas de um grupo de doze estudantes, os resultados indicam que o grupo percebeu que a atividade pode ser aplicada também nas escolas de educação básica, que agregou uma conotação sensível ao ensino de biologia e deixou contribuições para a edificação da identidade docente dos integrantes do grupo.
id RCAP_b1bee06ffa332745b97d97e2f51687ab
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24540
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fotofabulografando o ConfinamentoFotofabulografando o ConfinamentoArtigosO presente trabalho percorre as vias fronteiriças do ensino de ciências, da arte e da formação de professores da área de biologia. O manuscrito analisa as contribuições de uma atividade pedagógica na interface ciência-arte desenvolvida em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas no Brasil. O método usado na pesquisa é de base qualitativa, com uso de narrativas planejadas para pesquisa, sendo analisadas através de uma hermenêutica objetiva. A proposta pedagógica, denominada de fotofabulografia, envolve expressões diversas, como, por exemplo, fotografia, texto literário, socialização e produção de narrativas. Através de um exame de materiais produzidos e das narrativas de um grupo de doze estudantes, os resultados indicam que o grupo percebeu que a atividade pode ser aplicada também nas escolas de educação básica, que agregou uma conotação sensível ao ensino de biologia e deixou contribuições para a edificação da identidade docente dos integrantes do grupo.This research covers the frontiers of science education, art and the training of teachers in the field of biology. The manuscript analyzes the contributions of a pedagogical activity in the science-art interface developed in a discipline of a degree course in Biological Sciences in Brazil. The method used in the research is of a qualitative basis, using narratives planned for research, being analyzed through objective hermeneutics. The pedagogical proposal, called photofabulography, involves different expressions, such as, for example, photography, literary text, socialization and production of narratives. Through an examination of materials produced and the narratives of a group of twelve students, the results indicate that the group realized that the activity can also be applied in schools of basic education, which added a sensitive connotation to the teaching of biology and left contributions to the construction of the teaching identity of the members of the group. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.24540por1646-2335Alves Feitosa, Raphaelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:02.155487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fotofabulografando o Confinamento
Fotofabulografando o Confinamento
title Fotofabulografando o Confinamento
spellingShingle Fotofabulografando o Confinamento
Alves Feitosa, Raphael
Artigos
title_short Fotofabulografando o Confinamento
title_full Fotofabulografando o Confinamento
title_fullStr Fotofabulografando o Confinamento
title_full_unstemmed Fotofabulografando o Confinamento
title_sort Fotofabulografando o Confinamento
author Alves Feitosa, Raphael
author_facet Alves Feitosa, Raphael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Feitosa, Raphael
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente trabalho percorre as vias fronteiriças do ensino de ciências, da arte e da formação de professores da área de biologia. O manuscrito analisa as contribuições de uma atividade pedagógica na interface ciência-arte desenvolvida em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas no Brasil. O método usado na pesquisa é de base qualitativa, com uso de narrativas planejadas para pesquisa, sendo analisadas através de uma hermenêutica objetiva. A proposta pedagógica, denominada de fotofabulografia, envolve expressões diversas, como, por exemplo, fotografia, texto literário, socialização e produção de narrativas. Através de um exame de materiais produzidos e das narrativas de um grupo de doze estudantes, os resultados indicam que o grupo percebeu que a atividade pode ser aplicada também nas escolas de educação básica, que agregou uma conotação sensível ao ensino de biologia e deixou contribuições para a edificação da identidade docente dos integrantes do grupo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.24540
url https://doi.org/10.25755/int.24540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950888587264