Fotofabulografando o Confinamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.24540 |
Resumo: | O presente trabalho percorre as vias fronteiriças do ensino de ciências, da arte e da formação de professores da área de biologia. O manuscrito analisa as contribuições de uma atividade pedagógica na interface ciência-arte desenvolvida em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas no Brasil. O método usado na pesquisa é de base qualitativa, com uso de narrativas planejadas para pesquisa, sendo analisadas através de uma hermenêutica objetiva. A proposta pedagógica, denominada de fotofabulografia, envolve expressões diversas, como, por exemplo, fotografia, texto literário, socialização e produção de narrativas. Através de um exame de materiais produzidos e das narrativas de um grupo de doze estudantes, os resultados indicam que o grupo percebeu que a atividade pode ser aplicada também nas escolas de educação básica, que agregou uma conotação sensível ao ensino de biologia e deixou contribuições para a edificação da identidade docente dos integrantes do grupo. |
id |
RCAP_b1bee06ffa332745b97d97e2f51687ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24540 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fotofabulografando o ConfinamentoFotofabulografando o ConfinamentoArtigosO presente trabalho percorre as vias fronteiriças do ensino de ciências, da arte e da formação de professores da área de biologia. O manuscrito analisa as contribuições de uma atividade pedagógica na interface ciência-arte desenvolvida em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas no Brasil. O método usado na pesquisa é de base qualitativa, com uso de narrativas planejadas para pesquisa, sendo analisadas através de uma hermenêutica objetiva. A proposta pedagógica, denominada de fotofabulografia, envolve expressões diversas, como, por exemplo, fotografia, texto literário, socialização e produção de narrativas. Através de um exame de materiais produzidos e das narrativas de um grupo de doze estudantes, os resultados indicam que o grupo percebeu que a atividade pode ser aplicada também nas escolas de educação básica, que agregou uma conotação sensível ao ensino de biologia e deixou contribuições para a edificação da identidade docente dos integrantes do grupo.This research covers the frontiers of science education, art and the training of teachers in the field of biology. The manuscript analyzes the contributions of a pedagogical activity in the science-art interface developed in a discipline of a degree course in Biological Sciences in Brazil. The method used in the research is of a qualitative basis, using narratives planned for research, being analyzed through objective hermeneutics. The pedagogical proposal, called photofabulography, involves different expressions, such as, for example, photography, literary text, socialization and production of narratives. Through an examination of materials produced and the narratives of a group of twelve students, the results indicate that the group realized that the activity can also be applied in schools of basic education, which added a sensitive connotation to the teaching of biology and left contributions to the construction of the teaching identity of the members of the group. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.24540por1646-2335Alves Feitosa, Raphaelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:02.155487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotofabulografando o Confinamento Fotofabulografando o Confinamento |
title |
Fotofabulografando o Confinamento |
spellingShingle |
Fotofabulografando o Confinamento Alves Feitosa, Raphael Artigos |
title_short |
Fotofabulografando o Confinamento |
title_full |
Fotofabulografando o Confinamento |
title_fullStr |
Fotofabulografando o Confinamento |
title_full_unstemmed |
Fotofabulografando o Confinamento |
title_sort |
Fotofabulografando o Confinamento |
author |
Alves Feitosa, Raphael |
author_facet |
Alves Feitosa, Raphael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Feitosa, Raphael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente trabalho percorre as vias fronteiriças do ensino de ciências, da arte e da formação de professores da área de biologia. O manuscrito analisa as contribuições de uma atividade pedagógica na interface ciência-arte desenvolvida em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas no Brasil. O método usado na pesquisa é de base qualitativa, com uso de narrativas planejadas para pesquisa, sendo analisadas através de uma hermenêutica objetiva. A proposta pedagógica, denominada de fotofabulografia, envolve expressões diversas, como, por exemplo, fotografia, texto literário, socialização e produção de narrativas. Através de um exame de materiais produzidos e das narrativas de um grupo de doze estudantes, os resultados indicam que o grupo percebeu que a atividade pode ser aplicada também nas escolas de educação básica, que agregou uma conotação sensível ao ensino de biologia e deixou contribuições para a edificação da identidade docente dos integrantes do grupo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.24540 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.24540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950888587264 |