Infografia interativa para apresentação de um serviço de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29127 |
Resumo: | O presente projeto surgiu pela necessidade de explicar um serviço de educação complexo. Para além de simplificar a comunicação, o objetivo do estudo focou-se na melhoria da experiência de utilização. A solução criada baseou-se no desenvolvimento de uma infografia interativa. Este tipo de representação é cada vez mais utilizado para comunicar e explicar ideias. Permite apresentar um elevado número de conteúdo, mas de fácil acesso pelo utilizador que tem total controlo daquilo que pretende ver. Foi também desenvolvida a estrutura de um website como suporte à infografia interativa. A investigação possibilitou a compreensão da importância da infografia no Design de Comunicação e os diferentes aspetos que contribuem para a melhoria da experiência de utilização. Foi usada uma metodologia de Design Centrado no Utilizador, na qual foram desenvolvidas e testadas, de forma iterativa, várias soluções com o contributo de potenciais utilizadores, fundamental para que o processo de design seja focado nas suas necessidades e limitações, desde os testes de conceito, passando pelos wireframes em papel e terminando com o protótipo semi-funcional. Na validação foi também usado o Eye- -tracking, um método de rastreamento ocular. Os resultados obtidos revelam que a infografia interativa se apresenta eficaz e contribui significativamente para a experiência de utilização. |
id |
RCAP_b1c61a1d0768bfc674805e1d454635bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29127 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Infografia interativa para apresentação de um serviço de educaçãoInfografiaInterface gráficaExperiência de utilizaçãoProjeto de mestradoO presente projeto surgiu pela necessidade de explicar um serviço de educação complexo. Para além de simplificar a comunicação, o objetivo do estudo focou-se na melhoria da experiência de utilização. A solução criada baseou-se no desenvolvimento de uma infografia interativa. Este tipo de representação é cada vez mais utilizado para comunicar e explicar ideias. Permite apresentar um elevado número de conteúdo, mas de fácil acesso pelo utilizador que tem total controlo daquilo que pretende ver. Foi também desenvolvida a estrutura de um website como suporte à infografia interativa. A investigação possibilitou a compreensão da importância da infografia no Design de Comunicação e os diferentes aspetos que contribuem para a melhoria da experiência de utilização. Foi usada uma metodologia de Design Centrado no Utilizador, na qual foram desenvolvidas e testadas, de forma iterativa, várias soluções com o contributo de potenciais utilizadores, fundamental para que o processo de design seja focado nas suas necessidades e limitações, desde os testes de conceito, passando pelos wireframes em papel e terminando com o protótipo semi-funcional. Na validação foi também usado o Eye- -tracking, um método de rastreamento ocular. Os resultados obtidos revelam que a infografia interativa se apresenta eficaz e contribui significativamente para a experiência de utilização.The current work results from a need to explain a complex educational service. Besides simplifying the communication, the main goal of the study is the improvement of user experience. The solution was an interactive infographic. This type of representation is increasingly used to communicate and explain ideas. Infographics allow the presentation of a great amount of contents, while keeping easy access and total control by the user on what he wants to see at any point. In this project, a website framework was also developed to support the interactive infographic. The research clarified the importance of the infographics in Communication Design and the different factors contributing for an improved user experience. In a user centered design methodology addressing different individual needs and abilities, I developed and probed several interactive solutions with putative users, from concept testing to paper wireframes and the final semi functional prototype. For validation, I used data from Eye-tracking of real time usage of the prototype. Results show the efficacy of the interactive infographic and its significant contribution to the user experience.Duarte, EmíliaRepositório ComumBentes, Rita Fernandes2019-07-02T12:35:08Z2018-12-01T00:00:00Z2018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29127202258742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:22.058405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infografia interativa para apresentação de um serviço de educação |
title |
Infografia interativa para apresentação de um serviço de educação |
spellingShingle |
Infografia interativa para apresentação de um serviço de educação Bentes, Rita Fernandes Infografia Interface gráfica Experiência de utilização Projeto de mestrado |
title_short |
Infografia interativa para apresentação de um serviço de educação |
title_full |
Infografia interativa para apresentação de um serviço de educação |
title_fullStr |
Infografia interativa para apresentação de um serviço de educação |
title_full_unstemmed |
Infografia interativa para apresentação de um serviço de educação |
title_sort |
Infografia interativa para apresentação de um serviço de educação |
author |
Bentes, Rita Fernandes |
author_facet |
Bentes, Rita Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Emília Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bentes, Rita Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infografia Interface gráfica Experiência de utilização Projeto de mestrado |
topic |
Infografia Interface gráfica Experiência de utilização Projeto de mestrado |
description |
O presente projeto surgiu pela necessidade de explicar um serviço de educação complexo. Para além de simplificar a comunicação, o objetivo do estudo focou-se na melhoria da experiência de utilização. A solução criada baseou-se no desenvolvimento de uma infografia interativa. Este tipo de representação é cada vez mais utilizado para comunicar e explicar ideias. Permite apresentar um elevado número de conteúdo, mas de fácil acesso pelo utilizador que tem total controlo daquilo que pretende ver. Foi também desenvolvida a estrutura de um website como suporte à infografia interativa. A investigação possibilitou a compreensão da importância da infografia no Design de Comunicação e os diferentes aspetos que contribuem para a melhoria da experiência de utilização. Foi usada uma metodologia de Design Centrado no Utilizador, na qual foram desenvolvidas e testadas, de forma iterativa, várias soluções com o contributo de potenciais utilizadores, fundamental para que o processo de design seja focado nas suas necessidades e limitações, desde os testes de conceito, passando pelos wireframes em papel e terminando com o protótipo semi-funcional. Na validação foi também usado o Eye- -tracking, um método de rastreamento ocular. Os resultados obtidos revelam que a infografia interativa se apresenta eficaz e contribui significativamente para a experiência de utilização. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01T00:00:00Z 2018-12-01T00:00:00Z 2019-07-02T12:35:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/29127 202258742 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/29127 |
identifier_str_mv |
202258742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130000704667648 |