Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13257 |
Resumo: | Esta investigação tem como propósito analisar as características organizacionais da Escola Técnica Profissional de Saúde de Luanda no que respeita à sua missão e à formação de técnicos médios de saúde. Com o objetivo de conhecer o funcionamento da escola, pretendemos produzir conhecimento que nos permita saber se os Diretor da escola, promove a formação dos técnicos profissionais de saúde de modo que estes possam fortalecer, os conceitos base, as habilidades e a destreza necessária para atuar com qualidade, nos hospitais e nos centros de saúde. Dada a importância atribuída ao que pensa o diretor e os professores da escola, sobre a problemática em apreço, optámos por realizar um estudo de natureza quantitativa e qualitativa para a qual foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário aos professores e a entrevista semiestruturada ao Diretor. As dimensões consideradas pertinentes para este estudo são seis: (i) Experiência profissional dos professores (ii) Identificação dos Currículos existentes, (iii) Cursos Lecionados, (iv) Formação de Professores, (v) Perfil de saída dos estudantes; (vi) Funcionamento da escola: Organograma, Controlo e Fiscalização; ABSTRAT: ORGANIZATIONAL CHARACTERISTICS OF TECHNICAL SCHOOLS HEALTH PROFESSIONALS IN ANGOLA: THE CASE STUDY OF LUANDA ETPS This research aims to examine the organizational characteristics of Vocational Technical School of Health in Luanda, with focus on mission and training of middle caregivers. In order to meet the school run, the Directors intend to encourage schools to promote the training of professional health workers so that they can strengthen basic concepts, skills and dexterity required to act with more independence and dexterity, in hospitals and health centers. Assigned due to what the Director and the teachers thinks about the problem at hand, we chose mixed study for which it was used as instruments of data collection questionnaires to the teachers and semi-structured interview to the Director of the institution. The dimensions considered relevant for this study are six: (i) professional experience of teachers (ii) Identification of existing curricula, (iii) Courses taught, (iv) Training of Teachers, (v) Output Profile of students; (vi) School Run: Organization, Control and Surveillance. |
id |
RCAP_b1ce7b5bbbfc0db37c9220f5a5756d76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/13257 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de LuandaCaracterísticas organizacionaisProfissional de saúdeFormação de técnicos médios de saúdeOrganizational characteristicsHealth professionalTraining of medium technicians in healthEsta investigação tem como propósito analisar as características organizacionais da Escola Técnica Profissional de Saúde de Luanda no que respeita à sua missão e à formação de técnicos médios de saúde. Com o objetivo de conhecer o funcionamento da escola, pretendemos produzir conhecimento que nos permita saber se os Diretor da escola, promove a formação dos técnicos profissionais de saúde de modo que estes possam fortalecer, os conceitos base, as habilidades e a destreza necessária para atuar com qualidade, nos hospitais e nos centros de saúde. Dada a importância atribuída ao que pensa o diretor e os professores da escola, sobre a problemática em apreço, optámos por realizar um estudo de natureza quantitativa e qualitativa para a qual foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário aos professores e a entrevista semiestruturada ao Diretor. As dimensões consideradas pertinentes para este estudo são seis: (i) Experiência profissional dos professores (ii) Identificação dos Currículos existentes, (iii) Cursos Lecionados, (iv) Formação de Professores, (v) Perfil de saída dos estudantes; (vi) Funcionamento da escola: Organograma, Controlo e Fiscalização; ABSTRAT: ORGANIZATIONAL CHARACTERISTICS OF TECHNICAL SCHOOLS HEALTH PROFESSIONALS IN ANGOLA: THE CASE STUDY OF LUANDA ETPS This research aims to examine the organizational characteristics of Vocational Technical School of Health in Luanda, with focus on mission and training of middle caregivers. In order to meet the school run, the Directors intend to encourage schools to promote the training of professional health workers so that they can strengthen basic concepts, skills and dexterity required to act with more independence and dexterity, in hospitals and health centers. Assigned due to what the Director and the teachers thinks about the problem at hand, we chose mixed study for which it was used as instruments of data collection questionnaires to the teachers and semi-structured interview to the Director of the institution. The dimensions considered relevant for this study are six: (i) professional experience of teachers (ii) Identification of existing curricula, (iii) Courses taught, (iv) Training of Teachers, (v) Output Profile of students; (vi) School Run: Organization, Control and Surveillance.Universidade de Évora2015-03-11T18:10:24Z2015-03-112015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13257http://hdl.handle.net/10174/13257TID:201046563porDepartamento de Pedagogia e Educaçãodiodethtomas@hotmail.com229Tomás, Diodeth Mara Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:40.389394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda |
title |
Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda |
spellingShingle |
Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda Tomás, Diodeth Mara Francisco Características organizacionais Profissional de saúde Formação de técnicos médios de saúde Organizational characteristics Health professional Training of medium technicians in health |
title_short |
Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda |
title_full |
Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda |
title_fullStr |
Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda |
title_full_unstemmed |
Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda |
title_sort |
Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda |
author |
Tomás, Diodeth Mara Francisco |
author_facet |
Tomás, Diodeth Mara Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomás, Diodeth Mara Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Características organizacionais Profissional de saúde Formação de técnicos médios de saúde Organizational characteristics Health professional Training of medium technicians in health |
topic |
Características organizacionais Profissional de saúde Formação de técnicos médios de saúde Organizational characteristics Health professional Training of medium technicians in health |
description |
Esta investigação tem como propósito analisar as características organizacionais da Escola Técnica Profissional de Saúde de Luanda no que respeita à sua missão e à formação de técnicos médios de saúde. Com o objetivo de conhecer o funcionamento da escola, pretendemos produzir conhecimento que nos permita saber se os Diretor da escola, promove a formação dos técnicos profissionais de saúde de modo que estes possam fortalecer, os conceitos base, as habilidades e a destreza necessária para atuar com qualidade, nos hospitais e nos centros de saúde. Dada a importância atribuída ao que pensa o diretor e os professores da escola, sobre a problemática em apreço, optámos por realizar um estudo de natureza quantitativa e qualitativa para a qual foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário aos professores e a entrevista semiestruturada ao Diretor. As dimensões consideradas pertinentes para este estudo são seis: (i) Experiência profissional dos professores (ii) Identificação dos Currículos existentes, (iii) Cursos Lecionados, (iv) Formação de Professores, (v) Perfil de saída dos estudantes; (vi) Funcionamento da escola: Organograma, Controlo e Fiscalização; ABSTRAT: ORGANIZATIONAL CHARACTERISTICS OF TECHNICAL SCHOOLS HEALTH PROFESSIONALS IN ANGOLA: THE CASE STUDY OF LUANDA ETPS This research aims to examine the organizational characteristics of Vocational Technical School of Health in Luanda, with focus on mission and training of middle caregivers. In order to meet the school run, the Directors intend to encourage schools to promote the training of professional health workers so that they can strengthen basic concepts, skills and dexterity required to act with more independence and dexterity, in hospitals and health centers. Assigned due to what the Director and the teachers thinks about the problem at hand, we chose mixed study for which it was used as instruments of data collection questionnaires to the teachers and semi-structured interview to the Director of the institution. The dimensions considered relevant for this study are six: (i) professional experience of teachers (ii) Identification of existing curricula, (iii) Courses taught, (iv) Training of Teachers, (v) Output Profile of students; (vi) School Run: Organization, Control and Surveillance. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-11T18:10:24Z 2015-03-11 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/13257 http://hdl.handle.net/10174/13257 TID:201046563 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/13257 |
identifier_str_mv |
TID:201046563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação diodethtomas@hotmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136551788085248 |