Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Diodeth Mara Francisco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13257
Resumo: Esta investigação tem como propósito analisar as características organizacionais da Escola Técnica Profissional de Saúde de Luanda no que respeita à sua missão e à formação de técnicos médios de saúde. Com o objetivo de conhecer o funcionamento da escola, pretendemos produzir conhecimento que nos permita saber se os Diretor da escola, promove a formação dos técnicos profissionais de saúde de modo que estes possam fortalecer, os conceitos base, as habilidades e a destreza necessária para atuar com qualidade, nos hospitais e nos centros de saúde. Dada a importância atribuída ao que pensa o diretor e os professores da escola, sobre a problemática em apreço, optámos por realizar um estudo de natureza quantitativa e qualitativa para a qual foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário aos professores e a entrevista semiestruturada ao Diretor. As dimensões consideradas pertinentes para este estudo são seis: (i) Experiência profissional dos professores (ii) Identificação dos Currículos existentes, (iii) Cursos Lecionados, (iv) Formação de Professores, (v) Perfil de saída dos estudantes; (vi) Funcionamento da escola: Organograma, Controlo e Fiscalização; ABSTRAT: ORGANIZATIONAL CHARACTERISTICS OF TECHNICAL SCHOOLS HEALTH PROFESSIONALS IN ANGOLA: THE CASE STUDY OF LUANDA ETPS This research aims to examine the organizational characteristics of Vocational Technical School of Health in Luanda, with focus on mission and training of middle caregivers. In order to meet the school run, the Directors intend to encourage schools to promote the training of professional health workers so that they can strengthen basic concepts, skills and dexterity required to act with more independence and dexterity, in hospitals and health centers. Assigned due to what the Director and the teachers thinks about the problem at hand, we chose mixed study for which it was used as instruments of data collection questionnaires to the teachers and semi-structured interview to the Director of the institution. The dimensions considered relevant for this study are six: (i) professional experience of teachers (ii) Identification of existing curricula, (iii) Courses taught, (iv) Training of Teachers, (v) Output Profile of students; (vi) School Run: Organization, Control and Surveillance.
id RCAP_b1ce7b5bbbfc0db37c9220f5a5756d76
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de LuandaCaracterísticas organizacionaisProfissional de saúdeFormação de técnicos médios de saúdeOrganizational characteristicsHealth professionalTraining of medium technicians in healthEsta investigação tem como propósito analisar as características organizacionais da Escola Técnica Profissional de Saúde de Luanda no que respeita à sua missão e à formação de técnicos médios de saúde. Com o objetivo de conhecer o funcionamento da escola, pretendemos produzir conhecimento que nos permita saber se os Diretor da escola, promove a formação dos técnicos profissionais de saúde de modo que estes possam fortalecer, os conceitos base, as habilidades e a destreza necessária para atuar com qualidade, nos hospitais e nos centros de saúde. Dada a importância atribuída ao que pensa o diretor e os professores da escola, sobre a problemática em apreço, optámos por realizar um estudo de natureza quantitativa e qualitativa para a qual foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário aos professores e a entrevista semiestruturada ao Diretor. As dimensões consideradas pertinentes para este estudo são seis: (i) Experiência profissional dos professores (ii) Identificação dos Currículos existentes, (iii) Cursos Lecionados, (iv) Formação de Professores, (v) Perfil de saída dos estudantes; (vi) Funcionamento da escola: Organograma, Controlo e Fiscalização; ABSTRAT: ORGANIZATIONAL CHARACTERISTICS OF TECHNICAL SCHOOLS HEALTH PROFESSIONALS IN ANGOLA: THE CASE STUDY OF LUANDA ETPS This research aims to examine the organizational characteristics of Vocational Technical School of Health in Luanda, with focus on mission and training of middle caregivers. In order to meet the school run, the Directors intend to encourage schools to promote the training of professional health workers so that they can strengthen basic concepts, skills and dexterity required to act with more independence and dexterity, in hospitals and health centers. Assigned due to what the Director and the teachers thinks about the problem at hand, we chose mixed study for which it was used as instruments of data collection questionnaires to the teachers and semi-structured interview to the Director of the institution. The dimensions considered relevant for this study are six: (i) professional experience of teachers (ii) Identification of existing curricula, (iii) Courses taught, (iv) Training of Teachers, (v) Output Profile of students; (vi) School Run: Organization, Control and Surveillance.Universidade de Évora2015-03-11T18:10:24Z2015-03-112015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13257http://hdl.handle.net/10174/13257TID:201046563porDepartamento de Pedagogia e Educaçãodiodethtomas@hotmail.com229Tomás, Diodeth Mara Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:40.389394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda
title Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda
spellingShingle Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda
Tomás, Diodeth Mara Francisco
Características organizacionais
Profissional de saúde
Formação de técnicos médios de saúde
Organizational characteristics
Health professional
Training of medium technicians in health
title_short Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda
title_full Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda
title_fullStr Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda
title_full_unstemmed Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda
title_sort Caracterização organizacional das escolas técnicas profissionais de saúde em Angola: caso do estudo à ETPS de Luanda
author Tomás, Diodeth Mara Francisco
author_facet Tomás, Diodeth Mara Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Diodeth Mara Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Características organizacionais
Profissional de saúde
Formação de técnicos médios de saúde
Organizational characteristics
Health professional
Training of medium technicians in health
topic Características organizacionais
Profissional de saúde
Formação de técnicos médios de saúde
Organizational characteristics
Health professional
Training of medium technicians in health
description Esta investigação tem como propósito analisar as características organizacionais da Escola Técnica Profissional de Saúde de Luanda no que respeita à sua missão e à formação de técnicos médios de saúde. Com o objetivo de conhecer o funcionamento da escola, pretendemos produzir conhecimento que nos permita saber se os Diretor da escola, promove a formação dos técnicos profissionais de saúde de modo que estes possam fortalecer, os conceitos base, as habilidades e a destreza necessária para atuar com qualidade, nos hospitais e nos centros de saúde. Dada a importância atribuída ao que pensa o diretor e os professores da escola, sobre a problemática em apreço, optámos por realizar um estudo de natureza quantitativa e qualitativa para a qual foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário aos professores e a entrevista semiestruturada ao Diretor. As dimensões consideradas pertinentes para este estudo são seis: (i) Experiência profissional dos professores (ii) Identificação dos Currículos existentes, (iii) Cursos Lecionados, (iv) Formação de Professores, (v) Perfil de saída dos estudantes; (vi) Funcionamento da escola: Organograma, Controlo e Fiscalização; ABSTRAT: ORGANIZATIONAL CHARACTERISTICS OF TECHNICAL SCHOOLS HEALTH PROFESSIONALS IN ANGOLA: THE CASE STUDY OF LUANDA ETPS This research aims to examine the organizational characteristics of Vocational Technical School of Health in Luanda, with focus on mission and training of middle caregivers. In order to meet the school run, the Directors intend to encourage schools to promote the training of professional health workers so that they can strengthen basic concepts, skills and dexterity required to act with more independence and dexterity, in hospitals and health centers. Assigned due to what the Director and the teachers thinks about the problem at hand, we chose mixed study for which it was used as instruments of data collection questionnaires to the teachers and semi-structured interview to the Director of the institution. The dimensions considered relevant for this study are six: (i) professional experience of teachers (ii) Identification of existing curricula, (iii) Courses taught, (iv) Training of Teachers, (v) Output Profile of students; (vi) School Run: Organization, Control and Surveillance.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-11T18:10:24Z
2015-03-11
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13257
http://hdl.handle.net/10174/13257
TID:201046563
url http://hdl.handle.net/10174/13257
identifier_str_mv TID:201046563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
diodethtomas@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136551788085248