Produção de programas: critérios de alinhamento de programas de entretenimento, em direto, num canal de televisão generalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Inês de Passos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/82930
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Audiovisual e Multimédia)
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spelling Produção de programas: critérios de alinhamento de programas de entretenimento, em direto, num canal de televisão generalistaPrograms production: alignment criteria in entertainment live programs in a generalist television channelAudiênciasCritérios de alinhamentoProdução televisivaProgramas de entretenimentoServiço públicoAlignment criteriaAudiencesEntertainment programsPublic serviceTelevision productionCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Audiovisual e Multimédia)Cada vez mais se torna importante produzir conteúdos suscetíveis de prender o espetador, fidelizando-o. O desenvolvimento tecnológico aliado ao facto de grande parte da população mundial estar presente no canal digital resulta numa crescente preocupação pelas televisões nacionais em criar conteúdo interessante viável de ser partilhado pelos quatro cantos do mundo. Atualmente testemunhamos uma crescente guerra pelas audiências entre os principais canais generalistas talvez por serem estas que determinam o sucesso de um determinado programa e consequentemente de um canal televisivo. Aqui ganha destaque o papel do produtor por ser o responsável pela criação dos conteúdos a inserir no alinhamento do programa, desde a procura e respetivo contacto com os convidados até a questões direcionadas à sua logística. O produtor deve atender aos princípios e preocupações levadas a cabo pelo setor televisivo em que atua, o público ou o privado. Com isto surge a necessidade em tentar perceber as principais diferenças levadas a cabo em ambos os setores relativamente à criação do alinhamento de programas. Nesse sentido, este relatório procede não só à descrição detalhada da experiência de estágio realizada na RTP (Rádio e Televisão de Portugal) como também visa dar resposta a algumas questões que foram surgindo no seu decorrer, nomeadamente em conhecer os principais critérios pelos quais a estação de serviço público se rege na criação do alinhamento dos programas de entretenimento: Aqui Portugal e Praça da Alegria. Através da exploração teórica e metodologia de investigação levada a cabo pela autora foi possível não só conhecer as premissas inerentes à produção de programas, como alguns dos principais critérios a serem tidos em consideração pela produção na criação dos seus alinhamentos, nomeadamente os da qualidade e audiências. Apesar da RTP ter uma crescente preocupação na criação de programas alinhados com os valores e princípios enunciados pelo serviço público de televisão, as audiências continuam a ser um fator determinante no sucesso de um programa. Desta forma, importa aqui existir uma conjugação entre este e outros critérios como o da qualidade dos conteúdos e da mensagem transmitida que é a razão pela qual a produção de programas trabalha diariamente.It is really important to produce content that will capture people’s attention, and keep them coming back for more. The technological development added to the fact that most of worldwide population joined the ranks of digital channels result in a growing concern in creating relevant, interesting and appealing content by the national television, content that can be shared around the world. Currently, we have witnessed a growing war for audience among the main generalist channels maybe due to the fact that they’re the ones that determine the success of a certain television program and channel. In this case, the producer’s role becomes very important because he’s responsible for creating the content for the program alignment, since the search and contact with program guests to the questions regarding logistics. Besides the producer’s role being crucial and determinant, he needs to adress his attention to the principles and concernings of the television sector in which he works, whether it is public or private. With this comes the need to try to understand the main differences between both sectors in what concerns the creation of program alignments. Bearing this in mind, this report describes the internship experience carried out at RTP (Radio and Television of Portugal) and aims to answer to some of the questions that emerged during its development, especially in what regards the awareness of the main criteria by which the public service station is ruled when concerning the creation of the alignment of entertainment programs: Aqui Portugal and Praça da Alegria. Through the theoretical exploration and investigation metodology it was possible not only to get to know the premises inherent to the production of programs, but also some of the main criteria to be considered by the production in the creation of the programs alignment, mainly the quality and audiences criteria. Even though RTP has a growing concern in the creation of programs aligned to the values and principles of public service television, the audiences are still a decisive factor in the success of a program. Therefore, it’s important to establish a connection between that criteria and other facts like the quality of content and the message intended to be conveyed that ultimately is the reason why the programs production works daily.Portela, PedroUniversidade do MinhoLima, Maria Inês de Passos2022-12-212022-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82930por203189531info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:50.194635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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